Análises

Ouvimos o mais recente disco de Amanda Rodrigues - Sobre Ele. Confira nossa crítica

Rafael Ramos em 10/02/16 7944 visualizações
Amanda Rodrigues canta sobre Ele em álbum autoral que foge dos clichês gospel

Em meio aos vários clichês que pontuam a atual música evangélica brasileira, onde letras se repetem e assuntos são explorados à exaustão, a carioca Amanda Rodrigues surge como um oásis em meio ao deserto árido do cenário gospel com o CD Sobre Ele, produzido em Dallas (EUA) por Will Hunt, que já trabalhou com artistas como Evanescence, Chris August, David Crowder, Jimmy Needham, Shane and Shane e Shawn McDonald.

Em seu álbum de estreia, a cantora traz dez faixas autorais com influências da MPB, soul e folk que dão esse frescor ao disco, que ainda conta com as participações especiais de Samuel Mizrahy e Jimmy Needham, um dos nomes do soul pop na música cristã dos Estados Unidos. Logo na primeira faixa, conhecemos bem o estilo de Amanda e o que encontraremos ao longo do disco: canções que falam de Deus e de nosso relacionamento com Ele de forma simples com letras poéticas. O encarte desenvolvido pela Agência Excellence, com fotos de Gabriel Telles, acompanha essa autenticidade de Amanda: uma cantora de pés no chão, de bloquinho, caneta e violão na mão e com a mente no céu.

Falando das músicas, Seu Amor encanta de início pela sonoridade reggae onde Amanda traça uma conversa amistosa com Deus falando sobre querer mais dEle para ficar parecida com o Dono de sua vida. A voz da cantora, que evoca a grandes nomes da nossa MPB, promete identificação com os amantes do gênero. Essa originalidade em se falar sobre Deus também pode ser ouvida em Mais, com estilo mais acústico tanto no som quanto na letra onde Amanda Rodrigues brinca sobre o quanto somos clichês quando o assunto é o amor – “Mas é clichê te dar só o que o dinheiro vai comprar / É tão clichê te dar alguma coisa pra daqui um tempo você se esquecer”. (NR: A canção é uma homenagem de Amanda Rodrigues para o seu marido)

Os convidados especiais – talvez pouco conhecidos para a grande massa consumidora de discos gospel – trazem a brisa refrescante ao oásis que é o CD Sobre Ele. Jimmy Needham faz um dueto “in English” na canção Refúgio (Shelter) e as vozes soam harmoniosas, sem que uma queria se sobressair à outra e, além de intérprete, Needham é coautor da música. Faz a Tua paz reinar, com participação de Samuel Mizrahy, é mais calma e foi escrita em parceria com Vitor Barreto. Na faixa, Amanda e Samuel cantam sobre a confiança em Deus diante das intempéries da vida onde os tons graves se encaixam perfeitamente.

Sobre Ele é uma das faixas mais lindas e de extrema poesia no disco. Escolhida para dar nome ao CD, pode ser definida como uma canção de adoração, mas, como já falamos, esse não é um disco clichê. Com o violão soando mais pesado, Amanda discorre sobre a vida de Cristo na Terra, enaltecendo sua simplicidade e falando sobre fazer morrer nossas próprias vontades – “A simplicidade Ele trazia no olhar / Tudo o que Ele fez foi só pensando em nos amar / E ao ler sobre Ele, cantar sobre Ele / Eu me pergunto onde a essência foi parar”.

Ao final dos pouco mais de 40 minutos de todo o disco, a vontade de dar replay é quase inevitável. Afinal de contas, Amanda Rodrigues vem trazer um pouco de novidade ao nosso cancioneiro gospel e mostra que o gênero pode sim se reinventar e falar de Deus sem precisar ser tão evangeliquês. Além do disco físico, você pode acompanhar o trabalho da carioca nas plataformas digitais através do selo digital da Universal Music Christian Group. Vale a pena conhecer esse som e ainda acompanhar o documentário especial sobre as canções do disco no canal oficial da cantora no YouTube.
Sobre Ele

(CD) 01/15


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Amanda Rodrigues

Veja também no Super Gospel:

Rafael Ramos

Rafael Ramos é membro da Igreja União Evangélica Pentecostal em Parada de Lucas (RJ). É um jornalista apaixonado não só pela música, mas também pela história do gospel mundial. Criador do site Gospel no Divã no ar desde 2008, é usuário quase compulsivo de redes sociais e amante de uma boa leitura.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook