Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Espelho nos Olhos
(Azul)

Thiago Junio em 31/05/2018
Para o Super Gospel
Espelho nos Olhos

Compre este CD agora

Faixas:
1. Canção das Estrelas
2. Espelho nos Olhos
3. Foi por Você
4. Amigo, Amiga
5. Veleiro
6. Baião Eletrônico
7. Amigo Poeta
8. Meninos de Rua
9. Coração Azul
10. Trem da Amizade
No dia 31 deste mês, Espelho nos Olhos da Banda Azul marca trinta anos de lançamento. A obra representa uma grande importância para a história do rock cristão no Brasil, sendo considerada também um dos clássicos da música cristã brasileira; é o único álbum da banda tendo a participação do músico e fundador Janires. Por isso, já se situa como uma produção de alto cunho histórico e valor, já que antes do lançamento, o vocalista viria a morrer em um acidente automobilístico. Ele se dirigia de Rio de Janeiro a Belo Horizonte, para um culto, onde um público em torno de menos de mil pessoas, o aguardavam na Mocidade para Cristo (MPC). Aos 34 anos, o músico falece, deixando um grande legado de criatividade artística e poética, por suas letras que uniam o Evangelho e contextualização cultural e a vida devotada a missão cristã; de certa forma, pela história de vida marcada por uma grande conversão e tal dedicação pós-conversão, Janires pode ser considerado o Keith Green brasileiro.

De lá pra cá, Carlinhos Felix, vocalista do Rebanhão, cantou Baião Eletrônico, o Baixo & Voz se apropriou muito bem de Veleiro e o álbum ao vivo Tributo a Janires fez algumas performances da maior parte das canções do disco. Mas o projeto original mantém seu valor e não perdeu a consistência, mesmo numa década em que o new wave deixou tudo datado. Espelho nos Olhos é mais rico: Passa por referências ao rock progressivo, baião, música popular brasileira, pop rock e reggae. A junção dessa nascente de influências deságua em Canção das Estrelas. Esta canção introduz a obra com um solo psicodélico de guitarra e teclado, em timbre de órgão, cantada por Janires, Guilherme Praxedes e Moisés di Souza.

A qualidade instrumental não deixa a desejar e a banda é bastante entrosada. O álbum contou com produção musical de Janires, algo que o músico nunca tinha feito individualmente nos seus discos com o Rebanhão. Isso reflete na sua participação majoritária no registro – apenas Amigo Poeta, uma bela homenagem de Praxedes ao legado do ex-companheiro de banda – em nove das dez canções. Algumas dessas músicas carregam fortemente o seu estilo de composição de diálogo, como Amigo, Amiga, uma mistura de pop rock e new wave com uma agradável e evidente linha de baixo, com versos caracteristicamente evangelísticos, enquanto Meninos da Rua explora o lado mais poético do compositor.

A faixa-título, Espelho nos Olhos, é pop rock com predominância dos teclados, e sua peculiaridade se faz pela letra, poética e autobiográfica. Com o passar dos anos, foi interpretada quase que como uma confissão antes de sua morte. Na verdade, é uma coincidência com suas declarações acerca de sua primeira viagem aos Estados Unidos. Nessa letra, Janires faz uma antropologia a partir de si mesmo, do ser humano, este o qual sempre ansioso para buscar algo além, como já defendia o teólogo e filósofo Agostinho de Hipona que o homem só encontra descanso quando seu coração repousa-se em Deus.

Foi por Você apresenta uma introdução psicodélica e um reggae com muitas referências culturais e de entretenimento, como Dom Quixote, Popeye e o Peter Pan. Desenvolve, assim, vários tipos de personalidade para o qual Cristo morreu, desde ao intelectual ao homem simples e desempregado. Veleiro segue por uma balada de pop rock, cuja letra expressa a já citada assertiva de Agostinho, “Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti.”. Aqui, o compositor compara o coração humano a um veleiro em busca de um porto para ancorar.

Janires, ao longo de sua trajetória com o Rebanhão, mostrou ser popular mesmo em composições de temáticas mais profundas e críticas. Isso é reforçado com a letra de Coração Azul, cujos versos trazem abordagens de crítica à ditadura militar, principalmente com relação aos métodos de censura e tortura, mas de forma tão suave e, assim, não soa tão dura o quanto se supõe. Liricamente, o autor constrói uma interação simbólica entre o exílio dos poetas devido ao regime que voltavam ao país com a condição existencial de exílio do ser humano e a única esperança em Cristo. Além disso, o arranjo do refrão se mostra proeminente sobre a música.

A última canção do registro e que encerra as gravações existentes de Janires, não poderia ser outro tema como o céu. Trem da Amizade segue num ligeiro boogie woogie, enquanto o cantor faz muitas referências a vários artistas e músicos cristãos da época, assim como personalidades históricas da fé cristã, como Lutero, os quais vão entrando no trem da amizade em direção à eternidade. Caio Fábio, Quarteto Vida, Rebanhão, Milad, Jovens da Verdade, João Alexandre, Sérgio Pimenta, Vencedores por Cristo, Asaph Borba, Banda & Voz, Comunidade S8 e Sinal de Alerta são alguns dos citados.

A riqueza de gêneros explorados pelos músicos e a variedade de temas explorados não fazem Espelho nos Olhos um registro pesado e carregado, muito pelo contrário. É, ao mesmo tempo, uma produção contextualizada, de sua época, e ao mesmo tempo, à frente de seu tempo, tanto pela criatividade de Janires como por se orientar pela fé em Cristo para a qual ele se devotou até o fim. A despeito da morte do vocalista, o que torna a obra uma realização póstuma, a banda continuou, embora o talento de seu fundador não estivesse presente, ausência de peso na irregularidade dos álbuns posteriores da Banda Azul.

Avaliação: 5/5

Colaboração e revisão: Tiago Abreu


Compre o CD Espelho nos Olhos na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.