Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Final do Túnel
(Azul)

Tiago Abreu em 18/06/2019
Para o Super Gospel
Final do Túnel

Compre este CD agora

Faixas:
1. Flores pelos Campos
2. Água da Vida
3. Estrela da Manhã
4. Perseverar
5. Sonhos
6. Fonte de Luz
7. Mundo em Implosão
8. Braços Cruzados
9. Tardes de Outono
10. Final do Túnel
Em 11 de janeiro de 1988, Janires morreu num acidente automobilístico. Seu então grupo, a Banda Azul, nem tinha sequer liberado ainda o primeiro álbum. O seu lançamento ficou marcado não só pela estreia, mas também pela necessidade de adaptação — algo semelhante que o Rebanhão passou, de forma menos radical, em Semeador (1986). Ou seja, Final do Túnel é o típico álbum sucessor de uma grande tragédia. Registros do gênero historicamente acabam por ser um material catártico ou catastrófico. No caso do mesmo quarteto que gerou o excepcional Espelho nos Olhos (1988), o efeito foi se reinventar no seu segundo melhor projeto em carreira.

As mesmas influências de bandas como o 14 Bis são vistas aqui também, mas as letras são o ponto mais diferencial em relação ao projeto de estreia. A ausência de Janires é compensada com um trabalho coletivo. O vocalista Guilherme Praxedes e o baixista Moisés di Souza assinam quase todas as músicas, parte delas apresentadas pela banda ainda com o ex-vocalista nos primeiros shows. Flores pelos Campos (assinada coletivamente pelo grupo) e Estrela da Manhã carregam a mesma paixão evangelística de seu fundador, mas com uma visão menos poética. Da mesma forma, há um certo humor e positividade típica da época, como Perseverar, apesar do histórico recente do conjunto. Musicalmente, as composições de Praxedes são mais alicerçadas com os elementos eletrônicos, como a intro new wave Mundo em Implosão, enquanto Moisés di Souza e Ruben di Souza puxam Tardes de Outono para os grooves.

O segundo registro da Banda Azul seria originalmente um álbum sobre família, cujas composições de Janires estavam em andamento, algo revelado no futuro Tributo a Janires (2004). Apesar da proposta original não estar presente, Final do Túnel mostrou esperança para o grupo mineiro por meio de canções esforçadas e robustas, o que garantiu longevidade para o conjunto por mais alguns anos.

Avaliação: 4/5


Compre o CD Final do Túnel na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.