Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD A Volta do Filho Pródigo - O Musical
(Gerson Borges)

Tiago Abreu em 25/02/2016
Para o Super Gospel
A Volta do Filho Pródigo - O Musical

Compre este CD agora

Faixas:
1. Voltar pra Deus
2. O Coração de Deus
3. Bilhete
4. Um Lugar Vago na Mesa
5. Sobretudo Quando Chove - parte 1
6. Sobretudo Quando Chove - parte 2
7. A Terra Distante
8. Janelas
9. Longe de Casa
10. Quantos Empregados
11. Sem Lenço, sem Documento, Sem Pastor
12. Blues do Mais Velho
13. Todo Mundo é Pródigo
14. Dia de Festa
15. Na Tua Casa
Baseado no livro A Volta do Filho Pródigo, do teólogo Henri Nouwen e com produção musical de João Alexandre e Alann Marino, A Volta do Filho Pródigo - O Musical é um dos melhores discos cristãos dos anos 2000 e certamente a obra prima de Gerson Borges. O projeto consegue reproduzir, com riqueza de detalhes e muita poesia, uma das parábolas de Jesus. Diferentemente do que poderia se presumir, o disco não imprime e reafirma, em letras garrafais e desnecessariamente, a história. O repertório é cheio de nuances e a trajetória do filho pródigo é contada de forma suave e fluida.

A fluidez se vê nas faixas introdutórias. Nos vocais de Gerson em dueto com João Alexandre em Voltar pra Deus e O Coração de Deus, ele faz reflexões, como narrador, acerca da inconsistência humana durante a vida cristã. As intervenções melódicas são bem trabalhadas. Há um quê de música popular brasileira, jazz e bossa-nova em faixas como as refinadas Bilhete e Quantos Empregados na Fazenda. Um Lugar Vago na Mesa é forte em todos os aspectos: Arranjos elaborados, poesia e interpretação na medida. O disco, como um todo é bem equilibrado e consegue passar pelos vários personagens da história com bastante naturalidade.

Essa transição também é coberta com faixas instrumentais, como a agradável Sobretudo Quando Chove - parte 2, uma jam espontânea. A fusão de música nordestina e pop de A Terra Distante, uma mistura que caracterizaria Gerson Borges no sucessor Nordestinamente (2009) funciona, assim como elementos de samba em Sem Lenço, Sem Documento, Sem Pastor e, como há de se presumir, blues em Blues do Mais Velho. As participações, como a de Jorge Camargo em Janelas, não chamam tanto a atenção. Muito pelo contrário, a presença ou falta de participações no projeto não faria qualquer diferença na qualidade final. A Volta do Filho Pródigo tem vários pontos positivos e impressiona pela proposta completamente diferenciada (e bem executada). Com este trabalho, Gerson Borges elevou sua carreira a outro nível.

Nota: ★★★★★


Compre o CD A Volta do Filho Pródigo - O Musical na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.