Análises

Group One Crew lança seu terceiro álbum de inéditas - Outta Space Love. Veja nossa opinião

Dhaii M. (Adailton Moura) em 30/05/11 8024 visualizações
Há alguns anos atrás quando o group1crew surgiu na música cristã todos o comparavam com o grupo secular Black Eyed Peas - essa comparação foi utilizada em todos os materiais de divulgação do primeiro álbum do grupo no Brasil.

O G1C pode até ter uma certa semelhança, mas cada um tem o seu diferencial e também atuam em seguimentos diferentes. Foi uma errada comparação feita no Brasil, até mesmo pela própria distribuidora dos discos do grupo no Brasil

Em 2010 o trio lançou seu terceiro álbum de inéditas [sem contar 2 EPs], Outta Space Love, e a comparação com o BEP voltou. O motivo foi a mudança quase que simultânea dos grupos do r&b para o pop-eletrônico. Realmente a sonoridade dos grupos ficaram parecidos, mas não creio que a mudança do G1C foi intencional.

Depois de mais de seis meses do lançamento nos Estados Unidos o disco está sendo laçado oficialmente no Brasil. O atraso dos lançamentos internacionais no Brasil é um dos maiores problemas de algumas distribuidoras cristãs daqui, espero que algum dia esse tempo seja menor [a Sony começou essa mudança, lançando discos no Brasil apenas 1 mês depois de ser lançado oficialmente lá fora].

Outta Space Love nos apresenta a sonoridade "espacial" do Group 1 Crew. O disco esta completamente eletrônico, dançante....

Em abril o Grupo recebeu o prêmio de melhor álbum de rap/hip hop e de canção de hip hop. Essa premiação foi muito criticada pela crítica especializada por entenderem que esse disco não se enquadra na categoria de rap. Na minha opinião o G1C mereceu levar o prêmio, apesar de Lecrae [concorrente direto na categoria] ter feito um ótimo trabalho no álbum "Rehab". Depois de analisar esse disco minuciosamente cheguei a conclusão que ele se enquadra nessa categoria. O rap se fundiu com o eletrônico e essa fusão não poderia dar um resultado melhor que este.

A "festeira" LIVE IT UP (Aproveite a vida) abre o disco repleta de sintetizadores e efeitos - até as vozes também são auto-tunadas [além de ser utilizado para disfarçar imprecisões e erros na voz, o Auto-Tune pode ser usado, com alguns ajustes, como um efeito deliberadamente preparado para distorcer a voz humana, semelhantes às produzidas pelo aparelho Voxbox]. As batidas ficam potentes na última estrofe, quando o compasso muda, ficando mais envolvente e dançante - destaco também a presença das guitarras [também com muitos efeitos] nos refrões.

O dance de I NEED YOUR LOVE (Preciso do seu amor) é muito envolvente. A produção ficou ótima e digo com toda certeza que não deve nada a produções feitas pelos melhores produtores seculares como David Guetta, White Shadow, will.i.am, entre outros. A letra fala sobre nossa dependência de Deus, que precisamos dele a todo momento.

WALKING ON THE STARS (Andando nas estrelas) começa com acordes de piano acompanhando Emanwell que diz: “Eu vejo a minha vida, por vezes, e eu pergunto porque meu coração se transformou em uma pedra de gelo / Mas você veio na hora certa como uma estrela cadente no meu universo e me tirou da escuridão” - a melodia é simples, porém a simplicidade é compensada com os [nada modestos] sintetizadores que dão “corpo” a música - maravilhoso. Os refrões são interpretados pela doce voz de Blanca Reyes [que na minha opinião canta mais que a Fergie do BEP]. Essa música foi premiada no Dove Awards na categoria de melhor música de Rap/Hip Hop. Essa canção é um reconhecimento da nossa fragilidade e que se não fosse Deus não seriamos nada.

A "identidade" [musical] de Toby Mac esta presente em LET s GO (Vamos) que tem a participação do mesmo. A fusão de pop rock com hip hop caiu muito bem para o trio [no álbum anterior o grupo também fez algumas fusões "HipRocksticas"]; seja solo ou fazendo participações, Toby Mac sempre surpreende e encanta o ouvinte, e nessa canção não é diferente.

LEAN ON ME (Confie em mim) é uma música que fala de confiança. Deus conversa com uma pessoa que está passando por momentos difíceis e os amigos abandonaram. Um servo que saiu do caminho certo e está em apuros. “ Quando todo mundo desaparece / Basta lembrar que eu estou aqui para ficar com você / Quando você acorda de manhã sabe que estou aqui e que pode sempre confiar em mim”, diz a última parte do refrão.

O titulo da sexta faixa revela o que ela é: BEAUTIFUL (Linda). O r&b tem um belo groove e a letra da canção também não fica pra traz. Ela é o agradecimento do filho que foi consolado pelo Pai, depois de se machucar, e entrar em apuros porque não deu ouvido aos conselhos do mesmo. Também é um louvor a Deus pela sua obra de arte mais preciosa, o Homem [Seres Humanos]. “Eu amo o jeito que você fez o meu sorriso, porque combina com o meu rosto, é tão maravilhoso, inacreditável”. Essa canção é lindíssima.

TRANSCEND (Transceder) começa tranqüila com um beat (batida) simples [porém dançante] acompanhado por acordes de um sintetizador e fica mais potente [e mais dançante] a partir da segunda estrofe, nas rimas de Pablo. Essa música tem algumas variações e diversos efeitos [e muitas guitarras] durante seus 04:04 minutos de duração.

OUTTA SPACE LOVE (Espaço para o amor) é uma das mais dançantes do disco - em vez de batidas eletrônicas [provavelmente criadas no MPC] foi utilizado uma bateria acústica e samplers. Os efeitos utilizados no baixo e também nos acordes dos teclados deixou o som mais "espacial".

PLEASE DON T LET ME GO (Por favor não me deixe ir) tem um beat e rimas mais agressivas, mas não tão dançante quanto as outras. Pablo e Manwell fazem as rimas e Blanca fica responsável de deixar a música mais suave nos refrões. “Por favor, não me deixe ir / Se meu coração não tiver o seu amor não terei pra onde ir / Só você pode me salvar / Por favor, não me deixe ir / Eu estarei perdida tentando encontrar meu lar, em um mundo agonizante / Eu pertenço a você”, diz o refrão.

Apesar do disco ser quase todo eletrônico, na romântica WAIT (Espere), eles fazem um jazz contemporâneo com uma sonoridade espetacular - essa é uma das canções que eu mais curto nesse disco.“Deixe-me ouvir o pássaro cantar uma música/ Gostaria de saber qual a música que ela vai cantar/ Seria um sucesso de Frank Sinatra ou talvez seja uma música de Nat King Cole?”. Essa é uma bela balada romântica – letra e música se completam como um casal apaixonado.

BREAkDOWN (Ruínas) é a música ideal para as pistas. Os djs de música eletrônica [e também o seu público] vão curtir muito esse som. Quando Breakdown foi lançada, no início do ano passado, alguns fãs conservadores fizeram grandes criticas ao grupo pela "mudança" de estilo. Mas essa critica não foi a principal, também ouve críticas a um certo “plágio” contido nos “ganchos” do coro que diz: “Ain t nobody stoppin the music until we fill up the floor”, que é bem parecido com um “gancho” da musica "Lace and Leather" de Britney Spears. Realmente a interpretação ficou parecidíssima, mas além de ser questão de segundos, a frase e o beat do Group 1 Crew não é o mesmo.

MANIPULATION (Manipulação) quer dizer que através desse som eles vão te manipular, para que você não pare de dançar, pular e curtir o som. Eles fecham o álbum em clima de “zoação”, com uma batida que não deixa ninguém parado – outro som ideal para as pistas. “Estamos trazendo de volta aquela batida som muitos graves / Estamos trazendo de volta a batida que faz seu corpo mexer”.

O único ponto fraco do disco foi a capa. Eles poderiam ter feito uma capa melhor, como a do EP SpaceBound [lançado antes do álbum] – simples mas bem mais condizente ao conteúdo do disco do que esta.

Gostei muito desse novo estilo do G1C e tenho absoluta certeza de que quando ouvir Outta Space Love, você não vai conseguir ficar parado.
Outta Space Love

(CD) 05/11


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Group 1 Crew

Veja também no Super Gospel:

Dhaii M. (Adailton Moura)

Locutor [radialista], escritor/blogger, músico & etc.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook