Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD/DVD Viver e Cantar
(Leonardo Gonçalves)

Análise feita pelo colaborador:
Paulo Higor Nunes e Eduardo de Menezes (paulohigor@gmail.com)
Viver e Cantar

Compre este CD/DVD agora

Faixas:
1. É preciso apenas crer (prólogo)
2. Moriá
3. Ele vive
4. Ele virá (acústico)
5. Um dia
6. A verdade vos libertará (interlúdio)
7. Viver e cantar
8. Livre sou
9. Livre, enfim
10. Se tiveres paz
11. Serviço (interlúdio)
12. Minha Fortaleza
13. Salmo
14. Obrigado
15. Somente a Ti
16. Amen (epílogo)
17. Nachamu, nachamu (bônus)
18. Ele virá (bônus)
Depois de longos cinco anos após o lançamento de seu primeiro CD solo, chamado “Poemas e Canções”, onde Leonardo Gonçalves se destacou com lindas músicas, como "Getsêmani" e "Muro", agora ele volta com o seu álbum "Viver e cantar", com suas 18 faixas que estão surpreendedoras. Toda essa espera por este novo trabalho verdadeiramente valeu a pena, pois está explorando, mais do que nunca, outras nuances na música cristã, tendo desde a balada pop até melodias que remetem a cantos gregorianos, assemelhando-se até, quem sabe, a algum tipo de trilha sonora.

O álbum é dividido em três blocos: o primeiro é História da Redenção (morte, ressurreição, segunda vinda, nova terra). O prólogo do CD é a música “É preciso apenas crer” – composição de Mário Jorge Lima, que já compôs para os Arautos do Rei –, que é bastante diferenciada para ser a canção de abertura. É a menor faixa do álbum e a temática é sobre o sacrifício de Cristo Jesus por nós. Num estilo Acapella, com tendências para o canto gregoriano, sem dúvida é uma música muito interessante. A primeira estrofe é igual à canção interpretada pelo quarteto – Arautos do Rei – em 1979, segunda estrofe com arranjo de André Gonçalves.

Em seguida, começa “Moriá”, composta por Daniel Salles. Esta canção tem um jogo de palavras interessante, pois faz um paralelo entre a história de Abraão, quando foi oferecer o próprio filho em sacrifício, com a de Jesus, que fez o sacrifício de justiça por pecados que eram nossos. Com um estilo mais pop, com um vocal bastante expressivo e uma progressão musical indescritível, dá-nos margem à imaginação da situação narrada pelo Leonardo com bastante emoção.

Com a participação especial do Grupo Communion fazendo o backing vocal, a terceira música é a “Ele vive” – escrita por Leonardo Gonçalves e Rafael Brito – começa com um belo toque de violão. Com uma letra mais íntima e pessoal, esta balada tem também como tema o Sacrifício de Cristo, dando ênfase à liberdade que temos através desse sacrifício de amor por nós, e é incrível a forma como nesse CD em três faixas consecutivas, se trata de um mesmo tema, com estilos, melodias e letras completamente diferenciadas.

Com um misto de música espanhola, clássica e oriental, a maior música do álbum, é a quarta faixa, “Ele virá” – composta pelo próprio Leonardo Gonçalves –, começa com uma citação inicial do texto de Apocalipse 14:7. Sem dúvidas, é uma das músicas mais expressivas do CD. O tema é a volta de Jesus, citações dos últimos sinais que antecederão à volta de Cristo. Há também um momento em que o Leonardo pára de cantar e começa a compartilhar como que pensamentos e dúvidas dos que esperam a vinda de Jesus. O ponto alto da canção é a oração (um poema de Ivan Reis) feita pelo cantor afirmando não querer temer a vinda de Jesus.

Com um ar mais exótico, toques de harpa e um vocal bastante suave e vibrante, “Um dia”, que é uma parceria de Léo Gonçalves, Aloan Oliveira e Heber Schünemann, também autor das músicas “Muro” e “Volta” -, a quinta canção, te faz relaxar e é uma música absolutamente poética: viagens de sol a outro sol, o desejo de chegar às estrelas e um sonho em que a terra de novo ficará bela, como outrora foi, serão reais como o amor de Deus por nós.

A sexta canção é um interlúdio que dá início ao segundo bloco: Relacionamento com Deus (vida cristã autêntica, liberdade de si mesmo na fé cristã, paz inigualável). “A verdade vos libertará” – composta pelo próprio cantor –, nada mais é que o versículo de João 8:32 cantado, acrescido de algumas frases, como “livre de mim mesmo / de toda culpa / dos meus preconceitos / do pecado”. Semelhantemente a primeira faixa do álbum, também se destaca pelas vozes, desta vez, explorando os graves.

Gravada anteriormente e escrita por João Alexandre, a música-tema, “Viver e Cantar”, também é um tanto poética, tem uma orquestração linda feita por Williams Costa Jr., e deixa a música com uma “grandeza” sem igual. Destaque para o refrão “Que meu canto seja a voz de Deus onde for” com um instrumental forte e agressivo como que simbolizando que devemos seguir firmes no propósito.

A oitava música se chama “Livre sou”. Uma baladinha composta por Leonardo Gonçalves e Denison da Luz muito boa de ouvir e que tem uma progressão muito legal, onde o Leonardo aproveita para explorar os seus lindos agudos. A música ressalta a Liberdade que temos no Senhor.

A nona música, “Livre, enfim” – composição de Felipe Valente, que é cantor dos Arautos do Rei e com CD solo –, novamente nos retrata sobre a condição de liberdade que temos em aceitar o senhorio de Deus em nossa vida, a letra nos mostra claramente isso, que é a melhor escolha a fazer, apesar de não ter muito tempo pra pensar. Mesmo parecendo que possa ser uma decisão ruim, mas sempre será boa. Destaque para o início da canção, que junto à voz principal do cantor, há também um sussurro por trás, como que uma oração quase em silêncio.

A música “Se tiveres paz” – de Cleverson Pedro, nordestino -, é a décima do álbum, e é uma música condicional. Expõe-nos sobre a condição de paz que temos quando estamos em comunhão com Deus e a condição adversa que temos ao deixarmos de ter essa comunhão. Numa bela e simples canção, com uma melodia belíssima, com uma orquestração sensacional nos retrata uma condição realmente de paz ao ouvir a música. E fechando a música a belíssima frase: “Vida nova viverás, se tiveres paz”.

A décima primeira faixa é outro interlúdio que dá início ao terceiro e último bloco do CD: Louvor e Adoração. Com uma introdução obscura, lembrando o canto dos monges, “Serviço” – composta e arranjada por André Gonçalves -, é uma petição ao Senhor, para que Ele venha guiar a nossa vida e fazer com que a Sua luz brilhe em nós. O backing vocal desta música é todo feito pelo próprio Leonardo, explorando seus graves, médios e agudos, num show de harmonia, nos remetendo a músicas dos Arautos do Rei.

Também num estilo baladinha pop a décima segunda música, “Minha Fortaleza” – de Leonardo Gonçalves e Rafael Brito, traz uma mensagem muito forte sobre a fortaleza que encontramos em Deus. Com um arranjo que nos faz sentir muita paz, destaque para o refrão, que é um tanto viciante, com uma melodia que te faz querer ouvir muitas vezes, onde o Leonardo não canta propriamente dito, só fica antecipando as frases e o backing vocal se encarrega de dar o toque especial. Com um sotaque carioca se destaca a voz de Rafael Brito, que deu mais brilho a uma das melhores canções do álbum.

A décima terceira canção também é 100% poética. “Salmo” – composição de Gerson Salcedo - com um início bem calmo e tranqüilo, Leonardo canta a música suavemente, como se fosse uma oração, havendo também uma impostação que nos traz uma sensação de oração fervorosa, usando técnicas líricas, Leonardo mais uma vez surpreende e deixa a música totalmente emocionante.

Depois de canções que falam sobre a liberdade que temos no Senhor, sobre o seu amor e sua vinda, nada melhor do que uma canção de agradecimento pelo carinho e pelo cuidado que Deus tem por nossas vidas. E é isso que a décima - quarta canção, que se chama “Obrigado” – Composição de Samuel Silva -, nos traz, com uma melodia suave e toques de piano e guitarra no estilo jazz.

Como em outras músicas deste mesmo álbum, a décima – quinta música “Somente a Ti” – Composição, Letra, Música e Arranjo de Orquestra de Wendel Mattos - está poética e muito bem interpretada. Mais simples, em questão de arranjo, que as outras músicas, porém, com um belíssimo arranjo da orquestra e na melodia. A letra fala sobre o desejo louva-lo e o desejo de viver uma vida de gratidão e como o Leonardo mesmo canta: “Que haja poder nesta oração” / “Pra transformar o meu viver” / “Amém” . Emendada na canção anterior, “Amém” é o epílogo do álbum, com um arranjo lindo de coral, num estilo New Age.

As duas últimas canções são bônus: “Nachamu, nachamu” é uma canção cantada em hebraico. O título da música significa “Consolai, consolai”. E novamente a canção “Ele virá” com uma nova roupagem, um pouco mais potente, tão impressionante como a primeira versão. Ainda há uma música escondida depois da última faixa do CD. Ela se chama “Por mim”, que tem um som de piano que nos remete a pensar em dor e logo depois uma orquestra expressiva nos dá imaginação a uma situação de dor. A música fala sobre a vida e a morte de Jesus. Nesta canção, há um diferencial, entre ecos e sussurros, na música inteira a voz do Leonardo tem um efeito diferenciado.

Com certeza é um CD que impressiona a qualquer pessoa. Impressiona pelos arranjos e a produção em si e certamente supera o primeiro CD do Leonardo Gonçalves.

Com uma temática sobre A Morte de Jesus tão explorada por outros cantores, Leonardo Gonçalves só vem reforçar a convicção que temos de que um coração poético e inspirado por Deus pode inspirar a canções que jamais imaginamos ouvir através de alguém. Esta é nossa impressão deste novo e belíssimo trabalho do Leonardo Gonçalves.

Se no primeiro álbum solo – “Poemas e Canções” – Leonardo Gonçalves se destacou pela boa qualidade musical e excelentes arranjos, belíssimas canções e interpretações que nos deixam boquiabertos, neste segundo CD solo, Leonardo Gonçalves mais uma vez supera os limites, fazendo com que as canções se tornem um tanto complexas e difíceis de serem interpretadas por outros cantores e até mesmo de serem cantadas nas igrejas.


Compre o CD/DVD Viver e Cantar na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.