Análises

Nádia Santolli relança a álbum Por Toda Parte pela Sony Music. Leia nossos comentários.

Dhaii M. (Adailton Moura) em 13/05/11 7512 visualizações
Que Nádia Santolli tem uma das mais belas vozes da música crista brasileira, não há duvidas. Conheci o seu trabalho através de seu terceiro disco – “Antes do Sol Nascer” - e fiquei impressionado com seu belo timbre de voz.

Após dois anos Nádia está relançando o álbum "Por Toda Parte" [lançado originalmente em 2008], com uma música inédita, "Tudo Pra Mim". Nas 13 faixas que compõe o disco a cantora declara explicitamente seu amor a Deus utilizando ritmos variados como folk, pop-rock e soul. Fiquei fascinado pelas variações rítmicas do repertório. A produção musical é assinada pela própria cantora ao lado dos "feras" do Quatro por Um (Duda Andrade, Marcos Salles, Bruno e Valmir Bessa).

Na primeira faixa, Graça, a cantora "Vive esta a graça de Deus", ao som de uma bela levada folk. Na maioria das músicas desse disco o violão e a guitarra estão sempre presentes, mas “Graça” é abrilhantada pelo solo de lap steel, mais conhecida como guitarra havaiana [muito utilizada pelas bandas folks/country]. Na ficha técnica não há descrição de que utilizaram uma lap steel ou se foi utilizado algum efeito da mesma.

Eu pra Ti subirei baseia-se no texto do livro de Efésios 2:6, que diz: “Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar em lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus”. O pop-rock dessa canção recebe alguns incrementos da gaita de Rodrigo Eberienos, sem contar os diversos riffs de guitarras durante toda a música.

És tudo pra mim e Grandioso amor são duas lindas canções de amor ao grande Deus. A primeira é a única faixa inédita do álbum e foi escolhida [acertadamente] pelo público como o primeiro single. O conjunto [letra’s/música’s] das obras ficou maravilhoso e os arranjos ficaram belos – os mais lindos do disco.

Deus é mais um lindo hino de devoção e agradecimento pelo sacrifício feito por nós. "Agora eu venço o mundo pela fé, agora eu sou do jeito que ele é", diz a primeira estrofe da música, acompanhada por uma melodia mansa e suave.

Fazer a vontade de Deus acima de todas as coisas, segundo a Tua palavra e ser totalmente dependente do Pai é a mensagem transmitida pela cantora na sexta faixa do álbum. O arranjo dessa canção também ficou “bárbaro”. O piano e a guitarra solo abrilhantaram a melodia.

Em Eu sou livre, Nádia mostra a "potência" de sua voz, embalada por um pop-rock, declarando sua liberdade pelo sacrifício de Jesus. "Eu tenho salvação, eu tenho redenção, não há mais condenação, eu creio em Ti".

A musicalidade desse disco é muito interessante, podemos até considerá-lo eletro-acústico, pois os instrumentos acústicos foram priorizados, mas os elétricos estão sempre presentes como em Quem Tu És. A letra descreve as características de Jesus – ela é uma pergunta e ao mesmo tempo a resposta. A melodia folk-rock tem um arranjo de cordas incrível. "Quem é aquele que amou sem limites?"

Altíssimo é uma canção de reconhecimento que somos totalmente dependentes de Deus e sem ele não somos e nem podemos nada, mas mesmo sabendo disso, muitas vezes teimamos e não aceitamos a Sua maneira de "trabalhar". "Eu preciso aprender a confiar e descansar em teus braços Senhor".

A décima faixa, Estou aqui, é praticamente a resposta de Deus para o servo que é totalmente dependente [na faixa anterior], mas que não aceita as maneiras que Deus age em sua vida - "Eu ouvi sua voz chamando meu nome, vi no deu olhar o olhos de quem espera um milagre; seu socorro certo em dia mal"... Simplesmente lindas.

Em É feliz (Abençoado) Nádia mostra seu lado rock and roll. O rock é “simples” em seu inicio, sendo incrementado por riffs de guitarra. A música fica mais "pesada" nos refrões com a presença mais intensa das guitarras. Destaque para o solo da bateria [acompanhada por alguns riffs] depois do penúltimo refrão. "É feliz quem não anda segundo conselhos errados, vivendo longe de Deus".... Aaabeençoaadoo!

O álbum está repleto de canções que falam de amor, confiança e dedicação a Deus e é claro que não poderia faltar uma romântica. Tudo me lembra você é uma das mais belas canções de amor que eu já ouvi. Sem contar que a melodia ficou fantástica. O violão marca presença constante acompanhado por uma bateria contida [tranqüila/suave] e alguns acordes de piano elétrico. Nessa música o som da lap steel também se faz presente. "Minha casa, minha vida, minha canção, meus amigos, minha família, meu violão; tudo me lembra você, tudo me pede você", diz o refrão. Essa é uma linda canção para os casais apaixonados e também pra quem ainda aguarda o seu amor. Lindíssima!

Meu louvor fecha o disco com um swingado e contagiante soul – é difícil ficar parado ouvindo esse som. O swing começa com bateria , violão e efeitos semelhantes ao de sintetizadores moogs [também não está descrito na ficha técnica do álbum se foram utilizados]. Essa música ficou fantástica. “Eu não temo o mal, não me abalarei, Tu estás comigo em todo tempo venha o que vier”...

O disco todo ficou muito bom e quem ouvir vai se apaixonar, como eu me apaixonei. Por toda parte é um álbum “completo” tanto nas letras quanto nas músicas – não falta nem sobra. A Sony acertou em inserir Nádia ao seu cast, ela é uma cantora diferenciada no seu estilo musical e também na forma de cantar. A arte gráfica de Carlos André, as fotos de Junia Lane e figurino da minha amiga [do twitter] Salisa Barbosa complementam a obra de arte.
Por toda parte

(CD) 03/11

(3,0/5)
Total de votos: 1

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Nádia Santolli

Veja também no Super Gospel:

Dhaii M. (Adailton Moura)

Locutor [radialista], escritor/blogger, músico & etc.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook