Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Por toda parte
(Nádia Santolli)

Dhaii M. (Adailton Moura) em 13/05/2011
Para o Super Gospel
Por toda parte

Compre este CD agora

Faixas:
1. Graça
2. Eu pra ti subirei
3. És tudo pra mim
4. Grandioso amor
5. Deus
6. Tua Palavra
7. Eu sou livre
8. Quem tu és?
9. Altíssimo
10. Seu Milagre (Estou aqui)
11. É Feliz (Abençoado)
12. Tudo me lembra você
13. Meu Louvor
Que Nádia Santolli tem uma das mais belas vozes da música crista brasileira, não há duvidas. Conheci o seu trabalho através de seu terceiro disco – “Antes do Sol Nascer” - e fiquei impressionado com seu belo timbre de voz.

Após dois anos Nádia está relançando o álbum "Por Toda Parte" [lançado originalmente em 2008], com uma música inédita, "Tudo Pra Mim". Nas 13 faixas que compõe o disco a cantora declara explicitamente seu amor a Deus utilizando ritmos variados como folk, pop-rock e soul. Fiquei fascinado pelas variações rítmicas do repertório. A produção musical é assinada pela própria cantora ao lado dos "feras" do Quatro por Um (Duda Andrade, Marcos Salles, Bruno e Valmir Bessa).

Na primeira faixa, Graça, a cantora "Vive esta a graça de Deus", ao som de uma bela levada folk. Na maioria das músicas desse disco o violão e a guitarra estão sempre presentes, mas “Graça” é abrilhantada pelo solo de lap steel, mais conhecida como guitarra havaiana [muito utilizada pelas bandas folks/country]. Na ficha técnica não há descrição de que utilizaram uma lap steel ou se foi utilizado algum efeito da mesma.

Eu pra Ti subirei baseia-se no texto do livro de Efésios 2:6, que diz: “Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar em lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus”. O pop-rock dessa canção recebe alguns incrementos da gaita de Rodrigo Eberienos, sem contar os diversos riffs de guitarras durante toda a música.

És tudo pra mim e Grandioso amor são duas lindas canções de amor ao grande Deus. A primeira é a única faixa inédita do álbum e foi escolhida [acertadamente] pelo público como o primeiro single. O conjunto [letra’s/música’s] das obras ficou maravilhoso e os arranjos ficaram belos – os mais lindos do disco.

Deus é mais um lindo hino de devoção e agradecimento pelo sacrifício feito por nós. "Agora eu venço o mundo pela fé, agora eu sou do jeito que ele é", diz a primeira estrofe da música, acompanhada por uma melodia mansa e suave.

Fazer a vontade de Deus acima de todas as coisas, segundo a Tua palavra e ser totalmente dependente do Pai é a mensagem transmitida pela cantora na sexta faixa do álbum. O arranjo dessa canção também ficou “bárbaro”. O piano e a guitarra solo abrilhantaram a melodia.

Em Eu sou livre, Nádia mostra a "potência" de sua voz, embalada por um pop-rock, declarando sua liberdade pelo sacrifício de Jesus. "Eu tenho salvação, eu tenho redenção, não há mais condenação, eu creio em Ti".

A musicalidade desse disco é muito interessante, podemos até considerá-lo eletro-acústico, pois os instrumentos acústicos foram priorizados, mas os elétricos estão sempre presentes como em Quem Tu És. A letra descreve as características de Jesus – ela é uma pergunta e ao mesmo tempo a resposta. A melodia folk-rock tem um arranjo de cordas incrível. "Quem é aquele que amou sem limites?"

Altíssimo é uma canção de reconhecimento que somos totalmente dependentes de Deus e sem ele não somos e nem podemos nada, mas mesmo sabendo disso, muitas vezes teimamos e não aceitamos a Sua maneira de "trabalhar". "Eu preciso aprender a confiar e descansar em teus braços Senhor".

A décima faixa, Estou aqui, é praticamente a resposta de Deus para o servo que é totalmente dependente [na faixa anterior], mas que não aceita as maneiras que Deus age em sua vida - "Eu ouvi sua voz chamando meu nome, vi no deu olhar o olhos de quem espera um milagre; seu socorro certo em dia mal"... Simplesmente lindas.

Em É feliz (Abençoado) Nádia mostra seu lado rock and roll. O rock é “simples” em seu inicio, sendo incrementado por riffs de guitarra. A música fica mais "pesada" nos refrões com a presença mais intensa das guitarras. Destaque para o solo da bateria [acompanhada por alguns riffs] depois do penúltimo refrão. "É feliz quem não anda segundo conselhos errados, vivendo longe de Deus".... Aaabeençoaadoo!

O álbum está repleto de canções que falam de amor, confiança e dedicação a Deus e é claro que não poderia faltar uma romântica. Tudo me lembra você é uma das mais belas canções de amor que eu já ouvi. Sem contar que a melodia ficou fantástica. O violão marca presença constante acompanhado por uma bateria contida [tranqüila/suave] e alguns acordes de piano elétrico. Nessa música o som da lap steel também se faz presente. "Minha casa, minha vida, minha canção, meus amigos, minha família, meu violão; tudo me lembra você, tudo me pede você", diz o refrão. Essa é uma linda canção para os casais apaixonados e também pra quem ainda aguarda o seu amor. Lindíssima!

Meu louvor fecha o disco com um swingado e contagiante soul – é difícil ficar parado ouvindo esse som. O swing começa com bateria , violão e efeitos semelhantes ao de sintetizadores moogs [também não está descrito na ficha técnica do álbum se foram utilizados]. Essa música ficou fantástica. “Eu não temo o mal, não me abalarei, Tu estás comigo em todo tempo venha o que vier”...

O disco todo ficou muito bom e quem ouvir vai se apaixonar, como eu me apaixonei. Por toda parte é um álbum “completo” tanto nas letras quanto nas músicas – não falta nem sobra. A Sony acertou em inserir Nádia ao seu cast, ela é uma cantora diferenciada no seu estilo musical e também na forma de cantar. A arte gráfica de Carlos André, as fotos de Junia Lane e figurino da minha amiga [do twitter] Salisa Barbosa complementam a obra de arte.


Compre o CD Por toda parte na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.