Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Rio
(Nívea Soares)

Roberto Azevedo em 01/08/2007
Para o Super Gospel
Rio

Compre este CD agora

Faixas:
1. Tempo de Adorar
2. Aumenta o Fogo
3. Encontra-me
4. Eu Quero Estar Onde Tú Estás
5. Rio
6. Precioso
7. Tú És
8. És o Meu Amado
9. Nenhum Deus Como Tú
10. Santo
11. Eu Nasci Pra Te Adorar
O mais novo álbum de Nívea Soares foi gravado no dia 7 de abril de 2007, no Mineirinho, em Belo Horizonte (MG), durante a oitava edição do Congresso Internacional de Louvor, idealizado e realizado pelo ministério Diante do Trono.

Rio é o segundo trabalho ao vivo de seu ministério, que possui outros três discos lançados. “Reina sobre mim” (gravado em estúdio), “Enche-me de Ti” (o primeiro trabalho ao vivo, que rendeu um registro em dvd) e “Fan the fire” (com duas canções inéditas e 10 regravações, todas em inglês).

O repertório manteve o padrão lírico e melódico dos seus lançamentos anteriores. “O som está bem legal. A gente está falando de coisas sérias em ritmo de festa, para ver se o povo absorve", diz Nívea. Ela ainda diz: "Creio que precisamos sair dos paradigmas de que adoração é música lenta, é música assim, assado... Não tem nada disso. Adoração é uma atitude do nosso coração diante de Deus" E finaliza: "Creio que o pessoal vai gostar bastante".

Desta vez o projeto gráfico ficou por conta da criatividade de Rafael Duarte. O layout, que utiliza efeitos de “brushes”, está bem elaborado e visualmente é muito interessante. O encarte traz as letras ao lado de fotos do evento. As cifras das músicas podem ser encontradas no site oficial da cantora.

Tempo de adorar é a regravação de uma das canções mais rápidas de seu primeiro cd - Reina sobre mim. Além de ser uma versão ao vivo, o registro foi feito com a roupagem usada no disco “Fan the fire”, que trouxe uma sonoridade mais pesada em relação a pegada eletrônica original, além de destacar as guitarras que desfilam na canção com timbres bem modernos, tanto na base, quanto no solo. Ao vivo ficou demais.

“Além das palavras e das canções de amor, que os meus atos honrem o Teu amor”. Aumenta o fogo é a versão em português para a música “Fan the fire”. Assim como a versão em inglês, traz uma bateria bate-estaca, com power chords e distorções discretas, além de alguns efeitos de teclado bem interessantes.

“Tu não queres sacrifícios, queres misericórdia, não queres oferenda, mas que eu conheça o Teu coração”. A terceira faixa é show. Uma pegada cheia de groove com pitadas de blues, pop rock, black e até samba dão o tom para Encontra-me que traz uma mensagem de alerta contra o estado de acomodação em que se encontram alguns que se intitulam cristãos. Com certeza uma das melhores.

Um riff de teclado conduz o hino Eu quero estar onde Tu estás. Sem perder a pegada pop rock, a canção que versa sobre compromisso e disponibilidade perante Deus, traz um refrão envolvente.

Rio, a faixa que intitula o disco, vem com um tempero eletrônico. Através de uma letra cheia de poesia clamamos pelo fluir de Deus em nós e através de nós (apesar de nós). “Rio de Deus entre pelas grades, rompa as prisões, suba pelos morros, brote dos desertos, cure os enfermos e inunde as nações trazendo justiça, paz e alegria. Flua em mim, pois Tu És bem vindo neste lugar”.

“Não posso viver nenhum dia sem a Tua presença. É melhor um só dia em Tua casa do que mil dias em outro lugar”. Precioso, que versa sobre intimidade com Deus, traz um arranjo recheado de efeitos percussivos.

Assim como a faixa anterior, Tu És traz uma letra pequena, mas que é compensada pela vigorosa interpretação de Nívea. A canção é uma oração de contrição e entrega muito bonita. “Tudo que anseio está um Ti, minha esperança esta em Ti. Só Tu És Senhor e escondido estou em Ti. E rendido estou a Ti”.

Dando seqüência a este momento contemplativo chegamos a És o meu amado. O louvor, que é conduzido por uma levada eletrônica, é uma bela declaração de amor a Jesus.

Nenhum Deus como Tu (outro hino inédito do álbum “Fan the fire”) manteve o arranjo muito bem montado utilizado no disco em inglês. A primeira parte traz um piano conduzindo a envolvente interpretação de Nívea. Depois o louvor é repetido com uma levada mais pesada. Combinação perfeita entre melodia, harmonia, letra e arranjo.

Santo é um dos pontos altos do culto. O hino de exaltação a Jesus é recheado de nuances de dinâmica muito bem executadas pela banda. Desculpem-me a comparação, mas o turn aroun final lembra a música “40” do U2.

Por falar na banda irlandesa, a última canção traz a pegada do pop rock britânico. Eu nasci pra te adorar dá fim ao repertório com a pegada festiva do início do álbum. “Todo joelho e domínio se dobrarão e o engano dos falsos deuses quebrado está”; “Eu empenho a minha vida pra te servir e ser livre, livre em Ti”.

Cada disco possui uma peculiaridade. Espiritualmente falando, Rio traz mensagens confrontantes e reflexivas para o momento que a Igreja Brasileira esta vivendo. Momento em que vemos o número de evangélicos aumentar na mesma proporção em que aumenta a violência, a corrupção e o descaso das autoridades, entre outras coisas. Se o evangelho de Cristo é transformador, porque não vemos esta transformação na sociedade? Porque não vemos o fluir de do Espírito Santo nas cidades de forma realmente significativa?

Será que o problema é Deus? Com certeza não é. Acontece que cantamos em coros, tocamos em bandas, entregamos nossas ofertas, lemos nossa bíblia, oramos (por nossos motivos egoístas), pregamos em cultos, etc... e achamos que isso é suficiente. Acomodamos-nos em nossas zonas de conforto e não agimos como cartas vivas de um Deus vivo. Esquecemos-nos (ou fingimos que esquecemos) que nosso proceder diário deve ser praticado de tal forma que permita que Deus possa curar e libertar através de nós.

Se assim não for tudo o que fazemos terá sido em vão.

Que possamos, com a ajuda do Espírito Santo, deixar o Rio de Deus fluir em nós e através de nós... apesar de nós.

Maiores informações: www.niveasoares.com


Compre o CD Rio na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.