Análises

Relembre o review do primeiro álbum do Banda Resgate pela Sony Music - Ainda Não é o Último

Gleison Gomes em 05/01/23 20342 visualizações
Relembre o review do primeiro álbum do Banda Resgate pela Sony Music - Ainda Não é o Último

Talvez poucos imaginariam que, ao ver aqueles caras cabeludos tocando guitarra em praça pública e que na época se chamavam “Contato da Igreja” chegariam tão longe.

Entre fatos inusitados, relembro aqui o dia em que tocavam e que, ao acabarem a apresentação perguntaram aos observadores, transeuntes escutantes do seu som, se eles queriam bis, e ao invés do replay musical jogaram para eles o Bis (só que o chocolate da Nestlé).

Ou ainda quando aproveitaram a “grana” da rescisão contratual de um dos integrantes para gravar o primeiro disco LP, este vendido de mão em mão.


Pois é, essa é desde 1989, a Banda Resgate, atualmente formada por Zé Bruno (guitarra e vocal), Hamilton Gomes (guitarra) Jorge Bruno (bateria) e Marcelo Bassa (baixo).

Agora em 2010 , eles ressurgem de gravadora nova, a Sony Music – selo gospel, com o disco intitulado Ainda não é o último.

O repertório é composto por 12 músicas, ou melhor, quase 39 minutos de excelentes e buenas musics.

Abrindo o desfile temos A hora do Brasil. Nesta canção, a turma do resgate critica o pessoal que antes, estava na trincheira, como coitados, mas agora estão na vez e são os criadores da “ditadura atual”. Há um desabafo quanto as pessoas que produzem a maldade, mas os caras não desanimam, gritam e profetizam “eu sei que eu vou viver, um dia eu hei de ver, o meu país aos teus pés Deus! Destaque para a excelente a idéia de usar o seminário recitando o jogral.

A seguir temos Depois de tudo, que inclusive foi liberada em vídeo. O hino nos fala de que mesmo quando estamos nas intempéries e dificuldades não há motivos para desistir, e que é possível “atravessar o deserto e depois de tudo, ainda crer na promessa!”. E viver como se estivéssemos às vésperas da volta do Senhor.

A terceira música chama-se Outra vez. Versa sobre as marés que enfrentamos nessa vida, mas com a esperança de que “amanhã vou despertar, e aqui no coração tudo em paz, vou me levantar outra vez” e “se eles querem perturbar o meu descanso, eu não vou largar o meu colchão”. É isso mesmo Deus é o nosso colchão!.

A música de número quatro, intitulada Genérica, traz a dúvida sobre as pessoas e quem realmente são. “Quem é você? Só Deus pra saber, volta pra vida e aterrissa pra gente te ver”. Possui uma temática que lembra a música Lucifeia.

Neófito (que significa novato) fala da experiência de se encontrar com Jesus, “comecei por um dia e nunca mais eu vou parar, fui do inferno ao céu e não quero mais voltar”.

Comece a ouvir a music six, chamada Jack, Joe and Nancyin the mall, não se contenha e abra aquele sorriso! (foi o que eu fiz). Eles cantam numa espécie de “portuglês” (ou seja,uma versão do que seria algum cidadão inglês falando o português com um forte sotaque) alertando dos perigos das drogas e de viver sem temor a Deus, assim “Achord hot at you, See league a man as sound, Tone town, Throw shown, Tap pass undo Mall? Tag guest undo to do Nancy pop (escute-se, mas não leia-se: acorda otário, se liga manezão, tontão, frouxão, tá passando mal? Tá gastando tudo nesse pó).

Na sequência vem Vesúvio, e quem conhece um pouco de história há de se lembrar que este é o nome daquele vulcão que entrou em erupção, por volta do ano 76, numas cidades romanas, e numa destas, chamada Pompéia, matou muitas pessoas. Assim sendo o Resgate faz a devida metáfora apocaliptica “últimos dias de pompéia sobe a temperatura, o inferno acorda os seus vulcões”, mas como está preparado diz “e eu não vou me queimar abriram os sete selos, mil anos vou reinar, depois o meu descanso vem”.

A faixa oito é a belíssima e tranquila Tudo certo. Traz uma baita dose de ânimo, um reforço para que cada vez nos acheguemos a Deus e com isso estejamos sempre consolados pois “quanto mais te sigo de perto, mais tranquilo eu vou, tudo certo!. Nessa faixa o refrão é reforçado em inglês.

Prosseguindo tem a música Transformers, mais uma carregada de comicidade. Versa sobre Deus por trás de todas as coisas, afinal “se Elias foi abduzido, qual era a nave espacial? Foi Deus!!!!.

Hablas español? No? Sí? más o menos?. Não faz diferença, você aprende na música dez, Una vuelta más. Imagine que sua vida é um planeta girando em torno do sol e que enquanto Jesus não vem te buscar você queira viver mais ainda, e peça assim “da una vuelta más, solamente una vuelta”.

Na penúltima música do disco, A terapia, Deus é o psicólogo. Isso mesmo você vai se consultar na “terapia de Deus”, e vai dizer assim “quero me entregar em tua terapia, no teu reino enlouquecer, uma amostra grátis já me bastaria, vou pra essa consulta sem meu relógio, mas conto as horas pra te encontrar”.

Fechando o disco temos Vou me lembrar, que é a faixa de maior duração. Podemos dizer que é um convite à reflexão, a manter na memória o que o Senhor fez, faz e fará em nossas vidas e “eu vou me lembrar, de não esquecer, de tudo que eu fiz e sempre acreditar, que o que me faltar, Deus já me deu e pelo que eu vivi, sempre glorificalo, eu vou me lembrar que mesmo assim eu nada sou e sempre acreditar que quando eu morrer eu vou viver, rir sem parar, pra sempre glorificar o meu Deus!

Sempre que duvidam que o Resgate vai prosseguir, eles mesmo, já “barrigudos” (como se auto intitulam na canção “A gente”) mandam a resposta e continuam de pé até envelhecerem.

E quando temos a oportunidade de ouvir esse som genial se reinventando, só pedimos mesmo: Que não seja o último!

Ainda não é o último

(CD) 01/10


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Resgate

Veja também no Super Gospel:

Gleison Gomes

Historiador, apreciador de música, filmes e bolo de abacaxi.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook