Análises

Deus de Milagres é o 3º (e mais recente) DualDisc do Santa Geração

Roberto Azevedo em 12/11/07 13438 visualizações
O Ministério Santa Geração, liderado pelo missionário Antonio Cirilo, tem sido referencia quando se fala em louvor e adoração no Brasil. Com 15 álbuns lançados (incluindo aqui os 12 SG, mais os discos Anseio Ardente, Jesus Adorado e Onipotente Dio), o ministério também sai na frente quando ao assunto é tecnologia.

Ano passado lançaram o primeiro dual disc gospel no Brasil. Dual-disc é uma tecnologia que une em um único disco, as duas mídias mais utilizadas pelo mercado hoje, cd de um lado e dvd de outro. Com certeza mais uma ferramenta para adoração e evangelização.

Os dois primeiros “duais” foram gravados no III Congresso Internacional de Louvor e Adoração em 2002 no Templo da Igreja Batista da Lagoinha. Traziam os temas “Adoração como arma de ataque” e “Adoração como arma de defesa”, ao lado de ministrações com as canções “Herói da minha vida”, “Poderoso Deus”, “Intimidade” e “Não há outro”.

“Deus de milagres” foi gravado em setembro de 2006 em São Paulo. Um dos dias foi filmado a fim de abençoar os que lá estiveram com uma pequena lembrança dos momentos eternos que passaram na presença do Senhor e também abençoar os que lá não estiveram propiciando uma oportunidade de participar assistindo ao vídeo de pelo menos um dos dias do congresso, pois “a unção de Deus não tem prazo de validade”.

O encarte traz uma mensagem muito boa, mas infelizmente não traz a letra das canções. Sua diagramação é simples, mas bastante criativa.

O álbum abre com Enche este lugar, um dos clássicos do Santa Geração, fez parte do repertório de “Presença da glória”, terceiro disco do grupo. O louvor também foi gravado por Nívea Soares no álbum “Ao vivo em Curitiba” de David Quinlan. Neste registro temos uma pegada mais pop rock, que tem sido uma sonoridade muito usada pela banda em seus lançamentos mais recentes.

Eu quero, eu preciso te ver é interpretada sob uma base instrumental bem melódica enquanto o missionário ministra sobre o tema da pregação que está no dvd, “Os três pilares do evangelho”. A canção cria uma atmosfera de contrição e entrega em seu único verso: “Eu quero, eu preciso Te ver, Jesus”.

A faixa título traz um groove de piano na introdução que se estende até o meio da canção onde o hino ganha uma pegada mais progressiva. Deus de milagres termina com Cirilão ministrando de forma espontânea.

Isaías 6:3 nos leva a outro momento de adoração contemplativa. Mais uma vez o instrumental cativa e envolve com bastante overdrive e distorção nas guitarras.

Vem dançar comigo fecha a parte musical do disco. É o hino mais arranjado da gravação. As nuances de dinâmica entre as estrofes e o refrão lembram as pegadas das músicas no estouro do “grunge” na década de 90.

A gravação termina com a pregação da mensagem Uma nova estação de frutos.

No registro áudio-visual temos momentos que ficaram de fora do cd. Um desses momentos é a introdução que abre o culto e traz na ministração um clamor por um “upgrade” em nosso ministério. O dirigente conclama os presentes a adorarem buscando a presença do Senhor e orando a Deus em linguagem de anjos. As palavras de Salomão em Cantares 4:16 são usadas por ele em um animado louvor espontâneo.

Após a Introdução e da canção Enche este lugar louvamos a Deus com Eu sou do meu amado que é uma balada pop que põe a galera pra bater palmas e pular com muita alegria na presença do Senhor. As acentuações do quarto tempo usado pela bateria nas estrofes criam um boa dinâmica em relação ao refrão que traz uma batida bem marcada. “Com pulos de alegria e brados de vitória eu vou seguir a Jesus”. E você?

Vem dançar comigo e Eu quero eu preciso te ver antecedem Tu És adorado, que assim como Eu sou do meu amado não faz parte do registro em cd. O louvor, que exalta o Senhor Jesus, segue uma linha lírica muito usada na década de 80, onde uma estrofe mantém a mesma linha mudando apenas uma frase ou palavra dando base para um refrão melodicamente muito bem montado.

A dinâmica vai crescendo a medida que vão sendo trocados os adjetivos usados para glorificar a Deus até chegar ao vigoroso solo de guitarra e voltar a dinâmica inicial onde ocorre uma ministração. Termina “lá em cima” com uma pegada roqueira.

Deus de milagres e Isaías 3:6 antecedem um envolvente momento espontâneo baseado em Jeremias 31:13.

No dvd temos ainda um registro áudio-visual dos Sinais e maravilhas realizados pelo Espírito Santo e logo após uma confrontante palavra sob o tema Os três pilares do evangelho baseada em I Coríntios 15.

Segundo Cirilo, todos os que se dizem cristão crêem que Cristo morreu pelos nossos pecados (1º pilar), que Cristo ressuscitou dos mortos (2º pilar) e que Cristo apareceu para Pedro, para os 12 e para mais de 500 de uma só vez (3º pilar). Ainda segundo ele, o sobrenatural de Deus tem sido a “parte perdida” do evangelho, onde realmente cremos nos dois primeiros pontos, mas não vivemos o terceiro. Sua dissertação sobre o tema é bem edificante

Ainda nos Extras temos os cds, dvds, duals e livros lançados pelo do ministério, incluindo os dvds “Rasga os céus e desce” e “Encontro de avivamento”. Nas configurações temos as opções português, inglês e espanhol.

Maiores informações podem ser encontradas no site: www.santageracao.com.br.
Deus de Milagres

(CD) 06/07


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Santa Geração

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook