Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Eleva-me
(Santa Geração)

Análise feita pelo colaborador:
Leandro Silva (leviartisa@hotmail.com)
Eleva-me

Compre este CD agora

Faixas:
1. Uma Nova Chama de Amor
2. Eleva-me, Senhor
3. Invocação
4. Triunfo de Cristo
5. Eu Te Adoro Jesus
6. Perfume Derramado
7. Pelo Espírito de Deus
8. Mil Canções
O Missionário Antonio Cirilo é uma máquina de lançar cds. Em 1 ano ele chega a lançar mais de um cd, fora as gravações ao vivo que vai lançando em forma de Dvd. O 9º cd dessa série Santa Geração, do ministério que leva o mesmo nome, é o “Eleva-me Senhor”. Diferente de “Inocente pelo Sangue de Jesus” onde se pautava mais pelo rock, aqui Cirilo volta às baladas.

O diferencial deste cd se vê logo de cara. A capa é uma pintura feita pelo seu filho Asafe, quando tinha 10 anos de idade. Uma bonita e vistosa águia, colorida e bem imponente. No encarte vemos também fotos de sua família e seus filhos, para nos lembrar que, como ele mesmo disse: “...embora muitos de nós estejamos crescidos, olhando para o alto, para a grandeza do nosso Deus, nos sentimos como criancinhas e então nosso coração clama: Eleva-me, Senhor! Toma-me em teus braços de amor!”

Ficando ainda em suas palavras, a descrição de Cirilo sobre seus cds é a seguinte: “Utensílios da casa de Deus - Talvez seja a melhor expressão que eu já tenha escutado a respeito dos nossos CD's. O Cd para mim é um instrumento de Deus para transformação da minha vida e da vida das milhares de pessoas que tem contato com eles. Pois, antes de Deus ministrar na vida das pessoas, ele ministrava na minha vida, pelo que a minha vida tem sido mudada a cada CD, pois cada um deles traz em si uma manifestação da glória do nosso Deus. Eu me lembro de que quando Deus, usando um “vaso” me disse: “Eu te usarei para gravar CD's..” E a partir daí tudo começou a fluir como um rio de água viva. Um rio, além do seu papel principal que é o de matar a sede dos sedentos e irrigar a terra para que produza, ele tem um outro papel que é o de limpar o leito por onde ele desliza. Quanto mais fortes são as águas mais limpo é o leito... Bendito seja o nome do Senhor pelo Seu Rio!”

O cd contém 8 músicas, o que tem se tornado uma característica dos cds de autores da chamada “Adoração Extravagante” ou “Espontânea”, ou seja, poucas músicas, mas muita adoração. Não por isso o cd leva 74 minutos da bolacha de adoração, em sua maioria baladas levadas por violão. Um aspecto que cansa os ávidos por celebração e músicas de júbilo, pois das 8 músicas, 7 são lentas.

Cirilo inicia com uma ministração exortando o povo de Deus a levantar a cabeça, levantar-se do chão, buscar as coisas do alto, a não se curvar diante da glória dos homens, dos prêmios dos homens, incitando-nos a curvarmos apenas diante do Senhor. Uma exortação bem-vinda e necessária em nosso meio hoje, onde o mercado evangélico tem sido muito mais mercado do que evangélico.

A primeira música é “Uma chama de amor” que é a exortação anterior cantada. Deus está levantando uma nova chama de amor no coração daqueles que buscam por ele e em suas mãos ele tem a recompensa. As guitarras levam o riff, transformando a música numa levada dançante e agitada.

A segunda música empresta o nome para o cd. “Eleva-me Senhor”. Uma balada com violões e aquela guitarra distorcida ao fundo é outra característica forte de Cirilo. Num estilo bem pop alternativo, Cirilo vai cantando uma oração ao Senhor, para que Ele levante-o e o faça andar sobre as águas. Levante-o do chão e ensine-o a voar, como uma águia.

Em seguida vem “Invocação” na voz de Patrícia Costa. É também uma balada com uma bateria em marcha, invocando o Senhor a manifestar sua glória. Enquanto isso Cirilo vai ministrando e pedindo a Deus a se manifestar e derramar do seu tremendo amor sobre nós. Vai declarando que tudo o que precisamos está em Deus, por isso devemos invocá-lo.

“Triunfo de Cristo – Um hino de batalha espiritual”, é a quarta e mais longa música do cd. São 12 minutos e 38 segundos de pura exaltação ao Rei Jesus. O refrão “Eu te adoro” se repete continuamente levando o ouvinte à adoração espontânea facilmente. Destaque para os teclados, sempre bem colocados e com strings que dão aquela cama especial para as vozes do backing e do próprio Cirilo. “Triunfaste nos céus” é o grito que gruda rapidamente em nossas mentes. O que não posso deixar de notar é que Cirilo semitona sua voz neste refrão. Dá a nítida impressão que o tom é alto demais para seu timbre de voz.

“Eu te adoro, Jesus” é a quinta música e a segunda maior música com 11 minutos e 51 segundos. Outra balada com violões e guitarras fazendo frases melódicas ao fundo. A muita repetição de frases em uma música sempre tem dois lados: Em uma adoração espontânea é muito boa e flui o louvor para quem gosta deste estilo. Mas para aqueles que querem mais letra e poesia, a repetição passa a ser desagradável. Infelizmente não se pode agradar a todos. Nem Jesus fez isso. E a intenção de Cirilo não é essa e sim unicamente adorar ao Rei Jesus.

A sexta música é “Perfume Derramado”. Um bonito teclado leva a melodia dessa letra que canta as grandezas de Deus, declarando que Jesus é o perfume derramado por Deus para a humanidade. Letra muito bonita e profunda. É a música mais suave do cd e talvez ficasse melhor na voz de outra pessoa que não Cirilo, que tem uma voz mais forte. Destaque para um solo de guitarra bem feito e na hora certa da canção.

A penúltima música é “Pelo Espírito de Deus” que utiliza como pano de fundo o texto de Romanos 8:11: “E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” E também o de Efésios 4:8: “Por isso foi dito: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens” e outros textos.

Encerrando o cd, temos “Mil canções”, a última balada que inicia com uma paráfrase de I Coríntios 13, proclamando que “ainda que eu cantasse mil canções, e elucidasse mil razões...”. Cirilo emenda uma letra complicada em uma bonita melodia. Algo que ele conseguiu imprimir em seu trabalho, que na maioria são de músicas não necessariamente congregacionais.

Em geral neste cd, como em seus outros títulos, Cirilo se preocupa mais em adorar a Deus e menos na métrica e no tempo das canções. É um dos precursores desse estilo no Brasil, vindo de Minas Gerais, estado que se tornou um reduto de adoradores nesse estilo, desde Lagoinha, passando por Cirilo, Quinlan e Asas da Adoração. Cds do Santa Geração são itens indispensáveis na Coleção de qualquer adorador, de qualquer estilo, seja pela unção ou pela história que está por trás das músicas. Afinal, o que vem de minas sô, é trem bão uai!

Texto revisado por Leone Lacerda.


Compre o CD Eleva-me na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.