Análises

Relembramos um dos maiores sucessos do Sinal de Alerta - Manhãs de Outono. Confira nosso review retrospectivo

Thiago Junio em 16/09/17 2689 visualizações
Lançado em 1987, Manhãs de Outono, terceiro álbum da banda Sinal de Alerta, surpreende com uma obra que, comparada aos lançamentos da época, representa um avanço do rock dentro da música produzida por cristãos. Arranjos bem trabalhados e solos de guitarra que misturam o pop rock com rock progressivo são as principais características do disco, cujo repertório evoca versos simples e objetivas.

O trabalho no arranjo das faixas é uma peculiaridade do disco para o período em que fora lançado. Ao fugir do convencional, utiliza-se de algumas modulações musicais, características do rock progressivo, o que o embeleza. Assim, o trabalho se sustenta em uma qualidade constante na concepção das faixas, o que lhe faz superior a diversas obras da época. Sem contar que o projeto é considerado um dos fundamentos para outras bandas de rock cristão atuais, haja visto que o Sinal de Alerta fez parte da primeira grande geração do gênero.

Alguns trabalhos de guitarra, executados por Samuel Ribeiro e Milton Jorge, chamam a atenção, entre eles os riffs e o solo de Vibração, a harmonização da faixa Manhãs de Outono e o refrão hard rock de Adolescência. Juntamente com Tempos Modernos, as duas canções são o ponto alto do registro por seus desenvolvimentos líricos e instrumentalização. A primeira é expressiva em sua parte lírica, com uma crítica a postura autônoma e racionalista característica dos jovens desde aquela era. A segunda, como uma verdadeira canção progressiva, evoca o vazio da humanidade e a resposta cristã a isso.

Outra peculiaridade do disco é o uso de duas guitarras, o que ajuda melhor na estruturação harmônica. É perceptível uma guitarra base e outra solo, acompanhadas dos outros instrumentos musicais, sendo eles o baixo, o teclado e a bateria. Manhãs de Outono denota crescimento no som do Sinal de Alerta que, naquele momento, desenvolvia suas ideias com base no cristianismo de forma mais experiente em comparação aos seus dois primeiros álbuns.

Nota: ★★★
Manhãs de Outono

(CD) 01/87


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Sinal de Alerta

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook