Análises

Confira o review de Som da chuva, o sétimo álbum de Soraya Moraes

Jonatha Cardoso em 15/09/10 14322 visualizações
Com produção de Marco Moraes, Som da chuva é o sétimo disco solo da carreira de Soraya Moraes. São 14 lindas canções que vão, sem dúvida, tocar o seu coração e preparar seus ouvidos para que ouçam a chuva que Deus derramará em nossas vidas.

Esse álbum foi, sem dúvida, outro marco na carreira de Soraya. Foi por ele que Soraya concorreu ao Grammy Latino, em 2008, onde ganhou na categoria de melhor álbum de música brasileira, além da canção Som da chuva, que ganhou como melhor canção brasileira. Soraya tem se tornado uma figura rotineira na lista de premiados.

Começamos com a música-tema: Som da chuva é, com certeza, uma das melhores canções de toda a carreira de Soraya Moraes. Não é a toa que a canção foi escolhida como a melhor canção brasileira, no Grammy 2008: além de carregar uma mensagem espiritual linda, os arranjos são espetaculares – além da belíssima voz de Soraya. A canção fala do nosso anseio ininterrupto pela chuva de Deus sobre nós, pois sabemos que, com ela, Deus nos dará de suas bênçãos. Uma chuva de poder, de unção, de cura, de glória e de vitória. Ansiamos pelo som da chuva!

Outra linda canção é Leão e cordeiro. Jesus é o leão e o cordeiro, o sol da justiça, a estrela da manhã. Ele é o Rei que voltará. Por isso, toda a Terra canta que ele é digno de honra, de glória e louvor. Mais uma vez nota-se a linda participação do violino, que dá um grande toque na canção.

Santificado seja o teu nome é uma versão de “Hallowed be your name”, de Ron Kenoly (CD Lift him up). Nessa canção ela faz um belíssimo dueto com André Valadão. Um destaque dela são os belos e novos arranjos criados. Ela versa nosso desejo de louvar ao Senhor, bendizê-lo e exaltar seu nome, pois ele criou tudo o que há na terra e no mar. Ele é grande, é o nosso Senhor e Pai, e a nossa vida deve ser para louvar ao Senhor.

Outra bela canção é Cada promessa. Muitas vezes as circunstâncias e situações nos fazem desistir. Entretanto, as promessas de Deus não morrem, e nos mostram que iremos vivê-las, independente do tempo que levar. Sabemos que nossa hora vai chegar, porque Deus vai se mover em nosso favor. Mas temos que ter entendimento que as palavras que falamos podem liberar nossa fé, e fortalecer nossas vidas.

A canção Minha casa versa sobre a bênção do Senhor, não só sobre as nossas vidas, mas também sobre a vida de nossos familiares. Com ela, nenhuma maldição chegará em nossas casas, e nunca nos faltará o alimento. Nossas casas serão casas de oração, onde todos servirão e adorarão a Deus. Como diz o salmista, “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”.

Uma coisa que eu gostei, ao longo da carreira de Soraya, é a qualidade de suas canções de júbilo. Uma delas é Abre os céus, versão de “Open up the heavens”, do Hillsong United (CD More than life). A canção versa nosso anseio de que Deus abra os céus para que sua glória desça. Que ele abra nossos corações pra que possamos vê-lo.

Oração, versão da canção “The prayer”, cantada por Celine Dion e Andrea Boccelli, é cantada por Soraya em um dueto com o tenor Márcio José. Disparada a canção que mais emociona, não só nas vozes espetaculares como no arranjo, que arrepia. A letra é linda: “Sonho com um mundo sem a violência, um mundo de justiça e esperança, onde se estenda a mão ao seu vizinho, símbolo de paz e fraternidade. A força que me dá e faz cessar a dor, a sua paz e amor invada cada lar. Nossa oração, na escuridão, faz-nos confiar, podemos mudar, ver o mundo bem melhor”.

Outra bela canção é Naquela cruz. Versa a história linda de Cristo, que se fez como maldito para nos abençoar, ele foi preso para nos libertar. Ele morreu por nós naquela cruz para que pudéssemos viver. Ele foi ferido para nos dar cura, mas ressuscitou no terceiro dia. Hoje estamos livres, mas não pudemos esquecer que ele aquela coroa de espinhos que usou foi para que pudéssemos receber dele uma coroa de glória.

Seguimos com Hoje vai acontecer, composta por Regis e Kelly Danese. Quando nós começamos a olhar com os olhos da fé, nós começamos a olhar as coisas do sobrenatural. A nossa fé tem capacidade de fazer milagres, como mover montanhas ou fazer com que o cego veja. Quem tiver fé em Deus, verá o impossível acontecer. Basta que você creia.

Um belo coral acompanha Soraya na canção Derrama a tua unção. A música tem bons toques da música gospel americana. A letra anseia pelo derramar da unção e pelo mover do Senhor sobre o seu povo. Já podemos sentir a presença real dele em nosso meio. Por isso, só podemos pedir ao Espírito Santo, Derrama a tua unção!

Continuamos com Sopra Espírito. Quando o vento de Deus sopra sobre o vale de ossos secos, temos a certeza que a glória enche esse vale e um forte exército se levanta. Mas ele só faz isso, se nós profetizarmos, usarmos nossa voz como filhos do homem. Pois, quando fazemos nossa parte, o Emanuel, poderoso, onisciente e onipresente vem pra encher, fortalecer, curar e soprar com seu vento.

Não buscar só as bênçãos versa sobre a importância de não buscar só as bênçãos, só as dádivas, só o nosso pão, mas buscar a face do Senhor. Nosso anseio deve ser o de buscá-lo, encontrá-lo e abraçá-lo. Sem dúvida, quando deixamos de buscar só nossos interesses, mas ele especificamente, veremos uma grande diferença em nossas vidas.

Uma das melhores músicas de júbilo é com certeza Apaixonado. Podemos sorrir, pois ele é nossa razão de viver. Não estamos sozinhos. Estamos com o Emanuel, o Deus conosco, que vai conosco por onde irmos. Vamos gritar para todos que estamos apaixonados pelo Senhor Jesus!

Encerramos o cd com Sara nossa terra. Somos o povo de Deus, chamados por nome. Por isso, devemos vir ante a presença de Deus para orar pelo povo da nossa terra, clamando pela cura da nossa nação. Ele vai ouvir e vai perdoar nossos pecados, nossos caminhos errados, findando com a guerra e fazendo reinar a paz! Por isso, Senhor, venha e sara a nossa terra!

Pessoal, sem dúvida um dos melhores trabalhos que já fiz análise aqui...
Além disso, um dos melhores cds lançados em 2008 na música gospel brasileira. Vale a pena ouvir!
Som da Chuva

(CD) 03/08


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Soraya Moraes

Veja também no Super Gospel:

Jonatha Cardoso

Gaúcho, é membro do Ministério Encontros de Fé, de Novo Hamburgo (RS). É músico, toca teclado e bateria. Mas sua paixão mesmo é ouvir... Adora Hillsong, Ron Kenoly, Don Moen, Marcos Witt e outros cantores tradicionais. Nas horas vagas inclusive gosta de compor canções. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e, por isso, está sempre conectado nas Redes Sociais e em seu blog.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook