Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

DVD Show ao vivo - Gravado em São Paulo
(Apocalipse 16)

Roberto Azevedo em 31/01/2007
Para o Super Gospel
Show ao vivo - Gravado em São Paulo

Compre este DVD agora

Faixas:
1. Intro - Prenúncio
2. 2ª vinda - A Cura
3. A Chave da Vida
4. Não Perca Vida na Noite
5. Tributo a Jeovah (Versão APC 16)
6. Paz Nas Quebradas
7. Muita Treta
8. Nunca Vou Morrer
9. Caia com a Babilônia ou brilhe na luz de Jesus
10. Só Bam Bam Bam
11. Último Dia
12. Bons Tempos
13. Deus Esperava Mais
14. Melancolia
O show ao vivo, gravado em São Paulo, foi uma noite de comunhão com os amigos, com os fãs e sobre tudo com Deus. O registro foi lançado em cd e dvd e trás as participações especiais de Rappin' Hood, Thaíde, Pr. Adhemar de Campos, Robson Nascimento, Xis, Silvera e DBS, entre outros.

O disco áudio visual é super bem editado e autorado. Todos os menus são animados e de fácil acesso. Auxiliando o trabalho das câmeras, um grande palco em “T” foi montado na Igreja Bíblica da Paz, fato que possibilitou melhor distribuição para captação da interatividade entre os rappers e a platéia.

Nos extras acompanhamos Luo nos bastidores da gravação. O making of, que dura 13 minutos, é bem dinâmico e não cansa.

A seguir temos a oportunidade de assistir trechos que foram excluídos do filme principal. Entre eles Luciano Claw com Prus mano um salve, pras mina um “smack” , mais um trecho da apresentação de break dance, uma apresentação de artes marciais com depoimentos do rapper sobre o porquê de ter inserido essas apresentações no show e a ótima Ho ho ho – Tô na paz do Senhor, que podemos conferir na integra no cd.

Um momento marcante fica por conta de Ton Carfi interpretando Segura na mão de Deus, momento em que Luciano dos Santos Souza mostra porque se autodenomina Pregador.

Temos ainda uma galeria de fotos e um HQ “Contos da Sul”. Mas apenas uma das três estórias foi registrada.

A introdução do show traz uma gravação com as palavras finais da canção Contos da Sul ao lado de uma série de cenas em um telão “tamanho família”. O groove prepara o clima para a performance musical de Luo, Robert MC, Dj Negrito e banda 7 taças.

2ª vinda – a cura dá início a mais uma página da história da música no Brasil. O evento celebra os 10 anos de existência do Apocalipse 16 e os 17 anos de carreira de seu fundador, Pregador Luo.

A chave da vida dá seqüência ao repertório que visa contar um pouco da história da banda. Assim como a canção anterior, seus versos tratam sobre a volta de Cristo e sobre salvação e condenação eterna de uma forma que só o hip hop tem condições de fazer. Basta prestar atenção na letra pra entender o quero dizer.

O instrumental formado por Rogério Sarralheiro (guitarra), Luciano Claw e Waxendo (teclados), Fábio e Alexandre Aposan (baixo e batera respectivamente), Valentino e Alberes (percussão) “brincam” de tocar, mesclando groove com jazz. Excelente!

Sem parar pra respirar a banda emenda direto em Não perca sua vida na noite. O titulo do hino já resume o assunto a ser tratado. Os rappers buscam conscientizar a juventude lembrando que muitas vezes o “barato sai muito caro”.

A faixa que também traz momento jazzísticos no instrumental, conta com a primeira participação especial da noite. Thaíde (o Marcelo Diamante do seriado e filme “Antonia” de Tata Amaral que conta também com Sandra de Sá, Negra Li, Leilah Moreno, entre outros, no elenco). A canção termina em ritmo de reggaeton.

A segunda participação é muito bem vinda por tudo que ele representa na música evangélica nacional. Com Tributo a Iehovah pastor Adhemar de Campos, Luo e Robert MC dirigem um entusiasmado coral de vozes na platéia da Igreja. Fenomenal!

Paz nas quebradas trata de circunstancias do nosso dia a dia e de situações que ocorrem nas regiões mais marginalizadas de uma forma fria e inteligente. Também é uma critica social, abordando o descaso do governo em relação às condições precárias em que muitos vivem hoje em dia. Sem acesso a escola, emprego e lazer. O convidado da vez é o rapper Xis (aquele que da “Casa dos Artistas” lembram?). O hino termina em ritmo de new metal.

Apc 16 é a primeira das canções do dvd que não estão presentes no disco. Na verdade a canção funciona como um “comercial” da banda, onde eles versam sobre a visão de seu ministério de forma festiva.

Pela primeira vez no show o rapper ministra a platéia (e também a todos que estão assistindo o dvd, seja original ou pirata ) enquanto a gig faz um turn around em ritmo latino, lembrando uma harmonia de flamenco.

Muita treta trata de corrupção, tanto nos guetos e favelas, tanto no governo. A letra é fantástica. Apesar de ser antiga, é super atual. Às vezes me pergunto como os caras conseguem decorar essas letras. Maior doidera. No final ministram sobre o Brasil.

Outra canção que não faz parte do repertório do cd é Eu nunca vou morrer. A música traz a participação de Silvera representando o FLG (Quarteto Feeling) e versa sobre eternidade de uma forma singular. As vezes também me pergunto como eles conseguem versar tão rápido e manter uma pronuncia e dicção legíveis.

A seguir temos uma apresentação de break dance com o grupo B. Boys Style Crew.

Caia com a babilônia ou brilhe na luz de Jesus traz uma roupagem reggaeton. É um clamor contra a idolatria, o espírito babilônico que existe na nossa sociedade, mas que também é uma tendência natural do ser humano.

No final uma surpresinha regional. A banda “Apocalypso”  e o back vocal de primeira formado por André Mota, os irmãos Ton e Karina Carfi (Raiz Coral) e Júlio de Castro (que acompanha Luo desde seu álbum duplo solo RevoLuoção) interpretam um forró pra descontrair a galera.

Só bam bam bam traz a participação de DBS e Rappin ´Hood. Mais uma vez os rappers agitam a galera com rimas inteligentes. Entre os grooves de vez em quando a banda encaixa um reaggae. Muito bom.

No inicio do ano foi lançado um cd em parceria do Templo Soul com o APC 16. O álbum trouxe como proposta a soma de forças, com influências particulares de cada grupo e com elementos que nenhum deles havia usado até então, mas com o toque particular de cada um.

Pra representar o excelente repertório do disco foi escolhida Último dia que versa sobre o acúmulo de riquezas aqui na terra. Rogério Sarralheiro, representando o TS, divide os vocais com Luo. Um dos pontos altos da gravação.

Assim como no álbum D´alma, o excelente e afinado Julio de Castro, acompanhado por Claw no piano, dá o tom para Bons tempos, um hino de gratidão e reconhecimento à provisão de Deus. A letra é uma poesia. Com certeza uma das melhores canções do Apc 16.

Dei sorte. A canção que eu mais gosto fez parte do repertório do cd e do dvd. Deus esperava mais traz a participação mais que especial de Robson Nascimento, companheiro de Luo desde o início. O hino versa sobre perdão, mas de uma forma que só o hip hop poderia fazer.

“A vida é simples, mas é dura”. Melancolia versa sobre esperança, saudade e eternidade, nossa bendita esperança.

Fechando a noite temos Tema dos guerreiros com sua pegada funkeada. A gig da umas pitadas de samba no arranjo. A galera marca presença nas estrofes e principalmente no refrão. Valeu!

Quem puder adquirir também o cd não vai se decepcionar. Vai sentir a ausência de Eu nunca vou morrer, Último dia (do álbum TS APC) e Melancolia, mas vai poder ouvir Ho, ho, ho – Tô na paz do Senhor na integra ao lado da versão remix de Tema dos guerreiros e da inédita Nova África celestial.

Neste mais novo lançamento da black music nacional conferimos a desempenho espetacular do Apocalipse 16, em uma produção nunca vista antes na história do hip-hop brasileiro.

O Apc 16 (como é conhecido pelos fãs) fez uma verdadeira revolução no rap gospel e secular em todo o Brasil. Tudo teve início com Arrependa-se e estourou com Segunda vinda - A cura. Nessa época a formação era Luo, Charles MC e Dj Beitico, ausências sentidas entre os convidados do evento.

Na produção Luo contou com a colaboração de dois dos melhores produtores de black music nacional. Rogério Sarralheiro (do Templo Soul) e Luciano Claw (que já havia se destacado com as bases que criou em D´alma e no seu disco solo Sentimentos). Verdadeiramente este lançamento vem fechar com chave de ouro mais um ano de qualidade e profissionalismo deste segmento da música evangélica.

Maiores informações podem ser obtidas no site: www.7tacas.com.br.


Compre o DVD Show ao vivo - Gravado em São Paulo na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.