Análises

Muita novidade e inovação no dvd Cura-me de Fernanda Brum

Roberto Azevedo em 12/02/10 18229 visualizações
A MK Music lançou seu primeiro dvd em High Definition (HD), alta definição: Cura-me de Fernanda Brum.

Fernanda Brum, que sempre traz novidades em seus trabalhos musicais, inovou mais uma vez unindo música, teatro e dança. Para acomodar o projeto – inédito na música gospel, o local escolhido foi a Igreja Batista Central da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ), onde Fernanda é pastora, ao lado do marido e produtor musical, Pr. Emerson Pinheiro.

O templo foi transformado em uma grande sala, lembrando lounges, com puffs, sofás, abajoures, muitos tecidos em diversas texturas e tons. Tudo bem aconchegante, com público mais reduzido (diferente dos dvds anteriores "Apenas Um Toque" e "Profetizando às Nações") formado por membros da igreja, familiares, amigos e convidados. Toda a beleza do cenário está bem visível nas imagens, cristalinas e vibrantes. Estilizadas na pós-produção, acentuando cada momento com uma textura diferenciada.

O dvd Cura-me tem 16 faixas – algumas releituras com novos arranjos, executados pela banda que toca há anos com Fernanda – que contou com a participação especial do músico Duda Andrade (4/1) – e do vocal, formado pelos irmãos Anderson e Adelso Freire e pelo cantor Sinclair.

Para colocar esse projeto em prática, a gravadora MK Music investiu muito, e valeu a pena. Para a montagem do cenário idealizado por Marina de Oliveira, várias empresas foram mobilizadas. O palco foi ampliado e rampas foram construídas. A iluminação foi assinada por Naldo Bueno, da Oficina de Luz – responsável pelos dvds "Aline Barros - Caminho de Milagres" e "Fernanda Brum - Profetizando às Nações" – que utilizou equipamentos exclusivos e de última geração. Dayane Andrade assina direção de vídeo e corte; Alomara Andrade, a produção artística; Felipe Arcanjo, a edição.

A parte de extras traz os tradicionais menus de Making of, Galeria de fotos, discografia, créditos e Outros títulos em dvd da Mk Music.

O repertório tem início com Marcas, uma bela canção que fez parte do repertório do disco “Quebrantado coração”.

Alguém vem com uma mensagem de confiança na proteção, provisão e direção divinas.

Adorai Adonai que é uma oração de contrição e entrega com melodia e harmonia muito belas.

Na faixa seguinte temos uma versão para uma canção de Cristal Lewis (que fez um dueto com Kirk Franklin na música “Lean on me” no cd “Nu Nation Project - Revolution”). Por um momento assim versa sobre gratidão pelo que temos vivido, mas relembra que Deus tem sempre mais para nós. Basta assumirmos, verdadeiramente, nossa parte neste compromisso.

Canal do perdão foi faixa do álbum lançado em 1999, “O que diz meu coração”.

No registro áudio-visual, além de música, muita arte, com a participação do ministério de teatro Cristão Jeová Nissi, de São Paulo. Eles fizeram uma encenação da passagem bíblica que relata a violência de Amnom contra Tamar, filhos do Rei Davi, que foi seguida por uma ministração de Fernanda e pela canção Como se Cura a Ferida.

O louvor é uma versão de um hino de Rudy Peres e Jorge Luis Piloto (ministros de louvor da Vastago - gravadora mexicana) e versa sobre perdão e reconciliação. Um tema sério e confrontante que infelizmente tem ficado em segundo plano nas nossas igrejas. Foi momento de cura para as mulheres.

Na época do lançamento do cd, Coração que Sangra foi a escolhida para divulgação nas rádios. Escrita numa parceria entre os pianistas Emerson Pinheiro e Tadeu Chuff traz uma letra forte que fala de dor e de desafios vivenciados pelos servos de Deus.

Outro convidado especial foi o conceituado músico Sérgio Knust. No violão, dedilhou com muita emoção e sentimento a canção Aborto, Não. Essa música também tem a participação do Jeová Nissi. Em uma mistura de interpretação com dança flamenca, o grupo emocionou o público e arrancou aplausos pela forma tão forte e clara que representaram o tema.

Em meio ao furacão foi gravada originalmente pelo Voices no cd "Sobreviverei". Fernanda quase sempre tem apresentado esta canção em suas apresentações e, como tinha a ver com a temática do trabalho, decidiu incluir ela no repertório.

Hoje, Fernanda tem um filho, Isaac, de cinco anos, cujo nascimento é considerado um milagre devido aos outros abortos espontâneos sofridos por ela. Este milagre que é cantado na faixa Não é Tarde.

Fui ungido foi gravado no disco "Uma fonte a jorrar", da Igreja Batista Ebenézer, em que Fernanda e Emerson eram membros, em Vicente de Carvalho - Rj.

Agora uma pequena curiosidade. Alta madrugada chama-se na verdade "Ouço Deus me chamar". É um louvor de Ludmila Ferber que Fernanda gosta muito e tem cantatdo nos últimos anos. Ela e sua banda sempre chamaram a canção de "Alta madrugada" e acabou entrando assim no dvd. Segundo a Mk Music o nome do hino será corrigido na próxima tiragem.

Sobrenatural é uma música de autoria de Anderson Freire (Banda Gion) e trata sobre gratidão e compromisso.

A faixa título fecha o repertório. Cura-me possui um arranjo denso e vigoroso, cheio de nuances de dinâmica. O hino é um clamor pela operação de Jesus em nossas vidas através do Espírito Santo. Refrigério que devemos buscar todos os dias.

Maiores informações podem ser encontradas em: www.fernandabrum.com.br ou www.profetizandoasnacoes.com.br
Cura-me

(DVD) 12/09


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Fernanda Brum

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook