Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

DVD Piano e Voz ... Amigos e Pertences
(Paulo César Baruk)

Roberto Azevedo em 01/04/2011
Para o Super Gospel
Piano e Voz ... Amigos e Pertences

Compre este DVD agora

Faixas:
1. Grandioso És Tu (Intro)
2. Há Momentos
3. Quero Louvar-Te
4. Galhos Secos
5. Tu És Soberano
6. Seja Engrandecido
7. Rei das Nações
8. Olhos no Espelho
9. Tudo Entregarei (Interlúdio)
10. Autor da Minha Fé
11. Primeiro Amor
12. Espera em Deus
13. Em Todo Tempo
14. Declaramos
15. Tu És Fiel
O CD/DVD Piano e Voz - Amigos e Pertences é uma parceria entre Paulo César Baruk e Leandro Rodrigues. O repertório é composto de músicas consagradas que sempre fizeram parte dos períodos de louvor e adoração ministrados por Baruk e que agora foram interpretadas por ele e por Leandro, com algumas participações especiais de “amigos e pertences”.

O cd agradou a todos pela qualidade e bom gosto das canções que contou com hits como: “Há momentos”, “Seja engrandecido” e “Autor da minha Fé”. A química entre Baruk e Leandro nos brinda com interpretações cativantes do vocalista e do virtuoso pianista.

O filme foi gravado no estúdio canal 52 e o responsável por encaixar esse repertório em um registro áudio-visual intimista e envolvente foi o produtor Bruno Fioravanti. Ele e sua equipe alcançaram como resultado um trabalho suave, de fácil assimilação visual e com uma qualidade de imagens impecável.

As cenas usam e abusam de recursos como diagramação, alternância de nuances coloridas com monocromáticas e cortes precisos, resultado de três câmeras estrategicamente distribuídas dentro do estúdio. Destaque também para o Making of muito bem editado por Michelli Marques.

Além dos bastidores da gravação, o menu de Extras possui ainda alguns depoimentos e o clipe da canção “Flores em vida” com seu respectivo making of.

A gravação inicia com um hino que não esta no set list do cd. Há momentos, de autoria de Silas Furtado.

Quero louvar-te versão do Maranatha Music e regravada por vários grupos brasileiros, inclusive católicos, vem em ritmo de balada pop com uma levada bem dançante. A letra é um belo momento de adoração a Deus. Na “cozinha” temos os irmãos Aposan e destaque para o violão solo de Eduardo Victorino.

Nos galho secos que também foi gravado originalmente pela banda Exôdos mas ficou mais conhecida na gravação do Som Maior, é uma das surpresas do set list com uma roupagem bem moderna. Destaque para a condução percussiva feita por James Curaçá e Cláudio Baeta, além do violão preenchendo os espaços do piano com escalas frigias e também para as linhas de baixo fretless (baixo sem traste). O hino também já foi gravado pela banda Catedral.

Uma canção que não poderia ficar de fora é Tu És soberano que já foi gravada por dois ícones do gospel nacional – Asaph Borba e Adhemar de Campos. A interpretação piano e voz se encaixou perfeitamente neste belíssimo hino de contrição e entrega.

Dando seqüência a este momento introspectivo entoamos Seja engrandecido do pastor Genésio de Souza, que inclusive divide os vocais com Baruk. O cântico, que já possui uma linha melódica muito bonita, ganhou um realce a mais com a bela condução de vozes do piano.

O Vencedores por Cristo e compositor Jorge Rehder são representados no repertório pela balada Rei das nações, alusiva a Jeremias 10:7, que vem conduzida por um violão folk (violão com cordas de aço). Destaque para o back vocal de Luciano Claw.

Por falar em compositor, o poeta João Alexandre é representado por Olhos no espelho, canção gravada na época pelo Milad. A música que versa sobre confissão e arrependimento têm como destaque as intervenções melódicas do back vocal formado por Luciano Claw, Rodrigo Mozart, Queila Martins, Milena Dias, Jisa Lima e Denise Valsani. O arranjo de cordas executado pela equipe de Glauco Imasato e escrito por Alexandre Malaquias também é um caso a parte. Empolgante.

Um detalhe a ser observado é que as vozes e as cordas não aparecem no dvd e devem ter sido inseridas depois no momento da mixagem.

Sozinho ao piano, Leandro Rodrigues interpreta o hino tradicional Tudo entregarei que é outra bela oração de contrição e entrega.

O que falar sobre Autor da minha fé? Momento de extrema comunhão, adoração e exaltação a Deus? Uma das mais belas melodias da música cristã moderna? Uma letra edificante e vigorosa? O repertório é muito bom, mas essa realmente dispensa comentários. Destacamos aqui a participação do autor da música, o pastor Paulo César da Silva (presente na captação do áudio) e para a dinâmica do Coral Resgate (inserido depois durante a mixagem). Originalmente gravada pelos grupos Elo e Logos.

A seguir temos um hino introspectivo que fez muito sucesso com a banda Rebanhão nos anos 80. Primeiro amor possui uma letra reflexiva e confrontante que disserta sobre compromisso.

Do seu repertório pessoal, Baruk escolheu Espera em Deus, que faz alusão ao salmo 42. Destaque para o guitarrista Alexandre Mariano e para o Coral Resgate. No final o arranjo tem uma pressão fantástica. Nota 10!

Em todo o tempo ou Salmo 34, já gravado por Vencedores por Cristo, possui uma levada cadenciada bacana, com pitadas de blues e é muito bem conduzida. O vídeo só registra Paulo e Leandro, mas destacamos o play back com os arranjos do vocal que faz a condução harmônica das vozes.

O produtor e ministro de louvor, Daniel Souza, é representado pelo louvor Declaramos. Este outro momento de exaltação a Cristo que conta ainda com a participação de Tiago Grulha. Somzeira.

Se um hino sobre confiança foi escolhido para abrir o repertório, para fechar temos um de gratidão e reconhecimento da fidelidade de Deus aqueles que são fiéis a Sua palavra. Tu És fiel é outro louvor que dispensa comentários por tudo que ele representa na história dos cristãos, não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Em 2010 P. C. Baruk foi indicado ao Grammy com o álbum Multiforme. Além disso, rompeu as barreiras da ponte aérea Rio-São Paulo e assinou a produção dos novos cds da Comunidade Evangélica da Zona Sul, Liz Lanne e Cristina Mel, todos da MK Music.

Valeu galera.

Ósculos e Amplexos.

(NE: As informações sobre as gravações originais foram uma colaboração do irmão Ruben Mukama - @RubenMukama )


Compre o DVD Piano e Voz ... Amigos e Pertences na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.