Análises

Assistimos o primeiro DVD de Rachel Novaes - Ao Rei. Confira nossos comentários

Redação em 15/02/12 6075 visualizações
O CD/DVD “Ao Rei” é o segundo trabalho solo de Rachel Novaes e seu primeiro registro em vídeo.

O projeto foi gravado em 29 de setembro de 2010, na Comunidade da Graça, em Ermelino Matarazo/SP, mas o DVD só foi lançado praticamente um ano depois, na EXPOCRISTÃ, em setembro de 2011.

É seu segundo trabalho solo e o primeiro em parceria com uma gravadora, a IVC Comunicação.

O DVD Ao Rei é composto por 12 canções inéditas (3 versões, 2 músicas de Marcelo Novaes e 7 composições da própria Rachel Novaes) e a regravação da música “Tua é a glória”, em comemoração aos 10 anos da primeira gravação desta canção no CD “Rocha Eterna” que fez sucesso em todo país, levando a Comunidade da Graça de Ubatuba a ser reconhecida nacionalmente, estando em primeiro lugar durante várias semanas na principal rádio gospel de São Paulo na ocasião.

O repertório conta com a participação especial do Pr. Adhemar de Campos, Nívea Soares, Paulo César Baruk e Vinícius Fernandes.

A direção artística do projeto ficou sob a responsabilidade de Aurélio Gonzáles (Lito) e a produção musical e arranjos por Sérgio Piacenti.

A música que abre o projeto, Me transformar, é uma versão de Fabiano Alves (Vineyard Piratininga) para a música “I am changed” de Sherri Carr (Vineyard Music). Não poderia começar de forma melhor! Uma canção de entrega e dependência de Deus.

Após uma breve ministração, ao som do piano, tem início a segunda música Confiar. Os versos do coro dão início a essa belíssima canção que nos leva a confiar e a descansar no Deus que cumpre suas promessas e Seus planos jamais serão frustrados.

Oleiro (versão do Pr. Adhemar de Campos para a música “The Potter is hand” – Hillsong) é a próxima canção. A participação de Adhemar em dueto com Rachel Novaes torna o hino ainda mais interessante. Destaque para a versão que é muito fiel a letra original de Darlene Zschech.

Te amo é uma daquelas músicas que é impossível não se emocionar ao ouvir. A letra nos leva a exaltar ao Senhor Jesus simplesmente por quem Ele é, o Cristo, Mestre, Cordeiro, Emanuel, Messias ... Destaque para o arranjo composto apenas pelas cordas, piano e violão.

Tu és tão lindo é a última versão do projeto. A música “You are so beautiful” (Vineyard Music) tem todos os ingredientes de um excelente louvor congregacional: melodia fácil, letra pequena, mas sincera ao se dizer: “Tu és tão lindo e Tua face eu vim buscar, Tu és tão lindo e aos Teus pés desejo te adorar.”

A próxima é Tua graça me basta, uma composição de Marcelo Novaes, esposo e companheiro de ministério de Rachel. Sem dúvida alguma é uma das mais lindas do projeto e seu vídeo já está disponibilizado na internet. Conta com a participação de Paulo César Baruk. O piano até agora sempre em destaque dá lugar ao violão, o que traz um frescor a canção e um novo som ao CD. As vozes de Rachel e P.C. Baruk, umas das mais bonitas do gospel nacional, casaram-se perfeitamente. Destaque para a ministração espontânea unindo-se ao backing vocal muito bem arranjado.

Em seguida temos a música tema, Ao Rei. Um louvor que nos leva a olhar para o Rei Jesus, o Grande Rei, digno de toda honra, glória e louvor. Mais uma vez o destaque fica por conta do lindo arranjo vocal, especialmente no interlúdio.

De volta ao piano, Rachel dá início à oitava canção, Primeiro Amor. Uma verdadeira obra prima: letra, arranjos, participação do público e a ministração estão em perfeita harmonia. Destaque para a palavra no final da canção que, com algumas citações bíblicas até então não utilizadas em músicas que falam sobre a volta ao primeiro amor além da carta a Igreja em Éfeso em Apocalipse 2, nos leva verdadeiramente a sondar nosso coração e clamar ao Senhor que venha renovar nosso primeiro amor. Os versos “ajuda-me, Senhor, pois tão frágil e imperfeito é o meu amor” demonstram a nossa total dependência do Senhor para conseguirmos amá-lo mais do que a nós mesmos e levar esse amor aos outros.

Ainda sob a atmosfera de adoração da faixa anterior, tem início a regravação de Tua é a glória. “Não deixarei de te louvar, não deixarei de Te buscar és a razão da minha vida, vivo pra te exaltar.”, cantam todos a uma só voz. A música gravada pela primeira vez em 2000 ficou interessante por ter sido conduzida espontaneamente só ao piano. Ficou com um gostinho de “quero-mais”, poderia ter sido cantada pelo menos mais uma vez!

Eis-me aqui é mais uma canção com letra bíblica que convida o Senhor para vir fazer habitação em nossos corações, pois somos sua casa, sua habitação. Um convite ao Pai para receber nossa adoração.

Eu cantarei traz a participação em estúdio de Nívea Soares, que dispensa qualquer apresentação. Mais um dueto muito agradável, desta vez numa canção de gratidão ao Senhor por sua obra na cruz do Calvário.

A décima segunda canção, Em tua presença é uma canção de entrega e rendição ao Senhor. “Venho render-me aos Teus pés, venho entregar tudo o que sou e o pouco que tenho tudo é Teu, Senhor.”

Para encerrar o projeto, temos a participação de Vinícius Fernandes, ministro de louvor da Comunidade da Graça em Ermelino Matarazzo, na canção Feliz, mais uma composição de Marcelo Novaes, fechando a celebração que foi dedicada a Jesus naquele dia.

Sem dúvida o CD/DVD Ao Rei é um projeto que merece destaque entre os últimos lançamentos da música cristã. Todos que apreciam música de qualidade, com conteúdo bíblico (o que podemos destacar no encarte do CD, pois todas as letras têm as referências que bíblicas que serviram de inspiração para sua composição) além da bela voz de Rachel Novaes e o registro da unção do Espírito Santo presente na gravação ao vivo não poderão deixar de tê-lo em sua coleção.

Extras do DVD:
No menu de extras encontramos:
- Discografia
- Making of
- Palavra da Pra. Ester Rodrigues (IVC Comunicação)
- Trailer do DVD Adoração e Louvor (IVC Comunicação)

No making of temos a palavra dos produtores do projeto, encontramos detalhes da produção, montagem do palco, som e iluminação. Os ministros de louvor que tiveram participação especial Pr. Adhemar de Campos, Paulo César Baruk, Nívea Soares e Vinicius Fernandes falam de sua participação no projeto, além de uma palavra de Rachel e Marcelo Novaes em um momento descontraído em família em sua casa.

A surpresa fica por conta da divulgação do DVD – Adoração e Louvor – também lançado pela IVC Comunicação, que é uma coletânea com participação da própria Rachel Novaes (Digno é o Senhor), Soraya Moraes (Mais perto quero estar), Marquinhos Gomes (Tudo entregarei), entre outros, além do clipe da música “Vim para adorar-te” com a participação de Mariana e Felippe Valadão.
Ao Rei

(DVD) 01/12


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Rachel Novaes

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook