Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD O que na verdade somos
(Fruto Sagrado)

Éber Freitas Dias em 16/08/2004
Para o Super Gospel
"O Que Na Verdade Somos" é o sexto trabalho desta que pode ser chamada a melhor banda de hard rock nacional! Fruto Sagrado está na estrada desde 1988 e foi uma das bandas que deu início à "reforma musical da igreja" no Brasil, também conhecida como Movimento da Música Gospel juntamente com Oficina G3 e Katsbarnea.

Para quem não conhece, o nome "Fruto Sagrado" foi inspirado pelo texto de João 15:16 que diz "Não fostes vós que escolhestes a mim. Pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e dê frutos, e o vosso fruto permaneça". A banda é formada por Marcão [vocal], Bênlio [teclado], Bene [guitarra] e Sylas Jr. [bateria]. Ultimamente também tem contado com a participação de Francisco Falcon no contra-baixo.

Este trabalho é marcado por ótimas músicas, super bem arranjadas, que se aproximam muitas vezes do rapcore e newmetal, mas sempre mantendo o som característico do "Fruto Sagrado" que conhecemos.

Ouvir este cd foi [e esta sendo] muito interessante para mim, pois quando comecei a ouvi-lo estava terminando de ler um livro chamado "A Bíblia Que Jesus Lia" escrito por Philip Yancey [Ed. Vida]. O livro trata sobre alguns textos do antigo testamento que muitas vezes não lemos por nos causar desconforto e não se encaixar na mensagem que Jesus Cristo nos trouxe, mas que no fundo, são tão importantes quanto os textos do Novo Testamento, trazendo lições muito profundas para as nossas vidas como cristãos hoje. Mas... por que eu estou falando disso? Aliás, isso é uma resenha de um cd, não de um livro! [risos]. O fato é que "O Que Na Verdade Somos" está em muito baseado em diversos textos do antigo testamento, o que me fez pensar no quanto este trabalho esta voltado para o cristão e o seu caráter nos dias atuais [exatamente o principal assunto do antigo testamento: a conduta do judeu enquanto "Povo de Deus"]. Como a própria banda declara, este cd é um repeteco da frase "o que a gente faz fala muito mais do que só falar". Embora apresente algumas músicas de cunho evangelístico, o principal foco deste cd está sobre o próprio cristão, sua vida, seu caráter e sua conduta, ou seja, aquilo que ele faz. A diferença esta no desfecho... a apresentação de Cristo como a única solução pra este mundo e a ênfase de Jesus como nosso único líder, a quem devemos seguir fielmente!

A primeira faixa do cd é "Desesperado", um hard pauleira que fala sobre o Diabo e a sua já declarada derrota! Logo depois vem "A Sanguessuga" que na minha opinião é uma das melhores faixas do cd. Baseada no texto de Provérbios 30:15 que diz "A sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá, Dá..." exatamente o refrão desta música cheia de energia!

"Não Quero Mais Acordar Assim" marca a primeira balada do cd. Com uma linda melodia trata do sofrimento do cristão fazendo uma citação à vida de Jó. Logo depois desta temos a maravilhosa "De Deus Não Se Zomba", com uma ótima linha melódica e arranjos arrasadores.

A música tema do cd "O Que Na Verdade Somos" é como um soco na cara dos cristãos. A balada parece querer trazer certo equilíbrio ao peso da mensagem desta música que fala diretamente ao comportamento [muitas vezes ineficiente] dos cristãos neste mundo.

O cd é recheado de críticas à sociedade e à igreja encarando muitas vezes a função dos profetas do antigo testamento e de grandes apóstolos como Paulo, reforçando as verdades por eles proclamadas.

A nona faixa do cd é uma versão da música "Involução" gravada pela banda em 1993 no cd "Na Contra Mão do Sistema".

Não posso deixar de destacar a penúltima faixa chamada "O Sangue de Abel". Uma balada simplesmente linda que canta uma oração pedindo perdão por tudo de ruim que a humanidade tem feito, desde o derramamento do sangue de Abel.

A última faixa do cd é um Heavy Mix da música "A Sanguessuga" feito por Amaury Fontenele. Não se trata de um Remix simples da musica, mas sim uma re-leitura da música original onde são adicionadas duas novas estrofes interpretadas pelo próprio Amaury.

Depois de tudo isso, acho que não me resta dizer mais nada! Simplesmente um ótimo cd, com ótimas músicas e letras de fato excelentes! Certamente este cd não pode faltar na sua coleção!


Compre o CD O que na verdade somos na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.