Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Enche-me de Ti
(Nívea Soares)

Análise feita pelo colaborador:
Ricardo Régener (ricardo.regener@gmail.com)
Surpreendente. Acredito que esse é o adjetivo que melhor descreve o 2º CD solo da Nívea Soares, já reconhecida pelas suas ministrações cheias da presença de Deus. Talvez por ser um álbum distribuído pelo Ministério Diante do Trono, muitos imaginem ser esse mais um trabalho dentro do reconhecido padrão do ministério: canções agudas, melodias simples e arranjos repletos de metais. No entanto, muitos irão se surpreender ao descobrir que de Diante do Trono, o CD "Enche-me de Ti" tem só o selo.

Em 10 canções, vamos da celebração ao contemplativo, do Rock in Roll ao Hip-Hop, da flauta aos pesados solos de guitarra. No entanto, as canções têm um mover comum: todas elas levam o adorador a sair de um estado de apatia espiritual para responder ao chamado de Deus, ser cheio e dessa forma conquistar uma geração perdida. Cada segundo do CD cumpre esse objetivo com excelência e unção inconfundíveis.

Esbanjando técnica, Nívea ministra sem a tradicional orquestra; o backvocal, composto de apenas quatro vozes (Ana Paula Valadão, Maximiliano Moraes, Mariana Valadão e Carol Soares), apresenta-se de forma bastante tenuê, dando mais destaque a voz principal. Com exceção da rápida participação de um rapper na canção "Cada dia mais e mais", o CD não possue solos, duetos ou algum outro tipo de participação especial cantada.

Eu particularmente, tive o privilégio de estar presente nessa gravação, e foi "tremendo"! A atmosfera espiritual da igreja estava limpa, a unção de Deus derramada sobre a vida da Nívea e de todos os presentes foram o quadro perfeito pra que a presença manifesta de Deus enchesse a igreja naquela noite de forma incrível, e isso ficou bastante perceptível em cada segundo desse CD.

O CD começa com "Aquele que é", esbanjando alegria, unção e loops de guitarra. A canção é baseada primordialmente na visão do vale de ossos secos (Ez. 37) e profetiza o poder restaurador de Deus para uma geração que, apesar de viver um deserto não é rebelde, mas ama a presença de Deus e aguarda pela chuva, rock de primeira qualidade.

Na seqüencia, a canção "Cada dia mais e mais" é uma oração do adorador que não deseja viver uma vida de religião e acomodação, mas que anseia diariamente ter um relacionamento íntimo com Deus. A grande surpresa da canção fica por conta da participação de um rapper, que faz uma breve participação numa linguagem bastante informal, exortando essa geração sobre o retorno de Cristo e o perigo da acomodação. Uma canção que contagia pelo arranjo e principalmente pela mensagem.

A terceira canção mais uma vez surpreende pelo estilo: "Apaixonado por Ti" é um reggae dançante e bem arranjado; a poesia passada não só pela letra, mas por cada batida dessa canção, leva o adorador a estar em um diálogo apaixonado com o noivo e tomar consciência do preço de santidade necessário a um relacionamento íntimo com Jesus.

Logo em seguida chegamos ao ápice da mensagem do CD. "Enche-me de Ti" é uma canção de batidas bastante pesadas, que já surpreende de cara pelo loop de guitarra que dá inicio à canção. É o clamor de uma geração sedenta por um superabundar do Espírito Santo não para um simples crescimento de espiritualidade, mas para ganhar uma geração que se encontra perdida no pecado. A pequena ministração após a música é um dos momentos altos do CD. Uma canção que sem dúvida se tornará como uma "canção-tema" de uma geração cheia do Espírito.

A partir desse momento, o Cd entra num momento mais leve e reflexivo. A mensagem de "Visitação", em complemento à canção anterior é a "resposta positiva" ao chamado do Senhor, um clamor para que o grande manifestar do Senhor não passe dessa geração. Uma canção bem arranjada, apesar de ser bem mais leve que as anteriores.

A canção seguinte, "Me Esvaziar" leva o adorador a perceber que para sermos cheios do Espírito, precisamos antes nos esvaziar do pecado, orgulho, títulos, religiosidade e qualquer outra coisa que nos afaste de Deus. Na mensagem impressa no encarte do CD, Nívea dá bastante ênfase a mensagem dessa canção, e não seria pra menos, já que o enche-se de Deus, é conseqüência do esvaziar-se.

Logo após, "Te amar", baseada em I Coríntios 13, fala justamente da supremacia do amor, e da necessidade de nós, como geração cheia do Espírito, amarmos e atrairmos para Cristo todos os que estão cegos e perdidos no pecado. Destaque para os efeitos de teclado e para o solo de guitarra no final da canção.

"Centro da tua vontade" é a legítima canção no estilo "Lugar Secreto", o instrumental da canção possue apenas violão e violinos (gravados em estúdio), a música impacta pela profundidade da mensagem, que fala do centro da vontade de Deus como o melhor lugar pra se estar, do anseio do adorador por estar neste lugar mesmo que fazer a vontade de Deus pareça loucura.

A penúltima canção, "Te amo Jesus", possui uma letra bastante simples, e como "Centro da tua vontade" prossegue nesse linha "lugar secreto". aliás, esse é exatamente o tema da canção: a intimidade e a adoração sincera que o adorador dá ao Senhor em secreto. "Quero tocar tua face, te beijar, te abraçar e te dizer te amo", é o que diz o refrão que literalmente faz-nos suspirar de amor por Jesus.

O Cd termina com chave de ouro. "Som que vem dos céus" é uma das canções mais belas que eu já ouvi. Como já disse anteriormente, estive presente no dia da gravação, e a ministração dessa canção me marcou muito, fiquei feliz ao ver que esse momento da gravação foi na íntegra para o CD. A canção profetiza uma nova criatividade que Deus está para derramar sobre a igreja, são muitos os fatores que fazem dessa uma canção marcante: o instrumental esbanja espontaniedade e harmonia, a letra contagia, a participação ativa do público que deu um toque especial e muitos outras fatores. No meio da canção, há um momento intenso e espontâneo: como profetizado, todos começam a dançar novas dançar e cantar novos cânticos, e a Nívea com uma unção quase palpável, ministra libertação a todos os povos que no Brasil sofreram com o preconceito. Particularmente, considero esse o momento mais marcante do CD.

"Enche-me de Ti" é sem dúvida uma obra-prima que sem dúvida vai agradar e despertar muita gente. Álbum obrigatório pra quem gosta de ouvir boa música Gospel (aquela que consegue aliar muita unção à muita técnica e criatidade). Já deixo de antemão recomendado o DVD "Enche-me de Ti" que estará disponível dentro de pouco tempo.


Compre o CD Enche-me de Ti na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.