Notícias

Aprendendo hebraico bíblico e moderno de forma leve e descontraída

Miriam Treistman criou o método online que ensina hebraico com aulas em estúdio e in loco, direto de Israel, para iniciantes e amantes da língua

Redação em 16/12/19 29 visualizações

Professora, mestra em Sociologia da Educação e apaixonada pela língua hebraica, Miriam mora há treze anos em Israel. Mãe de dois filhos, ela fala português, hebraico, inglês e espanhol. Quando decidiu morar em Israel, ela imediatamente iniciou o mestrado em Sociologia da Educação em hebraico. “Estudei pedagogia no Brasil, fui professora de turma e também de hebraico e de cultura judaica. Meus sonhos sempre foram ser professora e morar em Israel. Quando decidi que isso era o que eu queria fazer da vida, cheguei aqui e fui logo estudar, porque entendi que só estudando bastante eu me adaptaria e realmente conseguiria falar a língua no nível que desejava. Eu já sabia a língua cotidiana, mas queria aprendê-la profundamente, queria estudar poesia, literatura em hebraico”, conta entusiasmada.

Já em Israel, trabalhou com pesquisa em educação durante alguns anos e depois como professora particular de português e hebraico. Posteriormente, trabalhou criando conteúdo didático em uma Startup que desenvolve aplicativos para ensino de línguas. Foi daí que ela teve o insight do curso online com o hebraico. Em janeiro de 2020, Miriam completa treze anos em Israel. Ela gestou o curso durante todo o ano de 2017 e fez o seu lançamento oficial em janeiro de 2018.

O curso de hebraico bíblico do Hebraico Simples – www.hebraicosimples.com – é um curso que introduz o aluno à leitura bíblica em hebraico. Miriam explica que o curso é 100% online, com aulas objetivas, interativas, dinâmicas e muito criativas. Ela diz que o seu objetivo é levar o aluno a aprender o hebraico para chegar aos significados originais do texto bíblico, porque os já traduzidos trazem invariavelmente a característica do tradutor. “Depois, o aluno vai encontrar um módulo inteiro de alfabetização que funciona; as pessoas realmente saem alfabetizadas na língua hebraica,” ela completa.

A escola Hebraica Simples oferece os cursos de hebraico moderno e de hebraico bíblico. No curso de hebraico moderno, Miriam ensina a pessoa a se comunicar no mercado, durante uma consulta médica, no primeiro dia de trabalho, quando encontra um amigo na rua, ao tomar um café, às coisas relacionadas ao dia a dia em Israel. No hebraico bíblico, os alunos se familiarizam com o alfabeto através dos nomes bíblicos, aprendem os principais conceitos linguísticos do hebraico e leem as passagens bíblicas em seu idioma original.

Ela esclarece que o bíblico e o moderno são a mesma língua, “mas uma é arcaica, com a qual a Bíblia foi escrita e a outra é a língua moderna, a que se fala hoje em dia nas ruas de Israel”.

Novo formato

A grande novidade do curso em relação ao formato anterior é o fato de muitas aulas serem realizadas in loco, que significa ir aos lugares onde as histórias aconteceram, estudar sobre elas e ler as passagens da Bíblia ali. O curso alterna aulas internas e externas. Algumas lições são dadas em estúdio, como se fossem a sala de aula, onde Miriam explica os fundamentos da língua, sempre ilustrando com passagens bíblicas para exemplificar os assuntos abordados naquele momento. Outras são apresentadas com passeios pelo país, para que a pessoa tenha também um pouquinho do prazer de estudar em Israel mesmo sem estar lá.

“Falamos sobre Jonas e a baleia em Yafo (Jaffa), porque foi de lá que Jonas fugiu; sobre a mulher de Ló, no mar Morto, porque as estátuas de sal estão lá até hoje. Fomos para o rio Jordão, para o deserto, viajamos Israel inteiro. Obviamente, também fomos a Jerusalém, falamos sobre os templos e o museu do livro, que guarda até hoje o pergaminho mais antigo da Bíblia encontrado”, explica Miriam emocionada.

Ponto de vista definido

A professora ensina todas as bases da língua hebraica, passando pelos verbos, substantivos, adjetivos, dando ao aluno as ferramentas para que ele possa, por exemplo, reconhecer um verbo e, depois, se não conhecer o significado dele, ser capaz de procurá-lo no dicionário.

“Eu não me estendo em interpretações ou em teologia. Isso eu prefiro deixar para os rabinos, pastores e para os mais entendidos sobre o assunto. Enxergo as coisas e as explico muito do ponto de vista linguístico. A minha preocupação é realmente dar as ferramentas para que as pessoas possam fazer sua própria leitura e, obviamente, a partir dela, realizar suas próprias interpretações. Essa é a real necessidade de se criar esse curso, seu grande objetivo”, conta Treistman.

Para Miriam, é difícil prever a real evolução do ensino online, entretanto, ela prossegue dizendo que este é um campo enorme, com opções infinitas e muito espaço para a criatividade dos pedagogos, de todas as pessoas que lidam com produção de conteúdo. “Eu não acho que isso é o futuro do ponto de vista absoluto, que vai tomar o lugar do ensino presencial, porque ele também tem a sua importância, mas entendo que eles vão caminhar juntos, se complementando”, conclui.

“Acredito muito no que faço e trabalho com muito carinho. Sou mesmo apaixonada pela língua hebraica e considero um grande privilégio que eu tenha a oportunidade e a capacidade para ensiná-la. Então, eu realmente me emociono com os feedbacks que recebo de alunos dizendo que estão conseguindo aprender e se desenvolver. Muitos e muitos me contam que estão realizando um sonho, o que para mim é absolutamente incrível, porque tudo isso também faz parte de um sonho meu, pessoal e profissional. E convido a todos que querem dialogar e aprender mais, dividindo também o conhecimento comigo, a caminharem juntos na trilha do aprendizado do hebraico bíblico e moderno, para fazerem turismo ou mesmo morarem em Israel. Enfim, o caminho está aberto, a luz, acesa e os horizontes são infinitos. Meu coração e meu conhecimento estão disponíveis para todos que querem entrar neste caminho e percorrer a fantástica trilha do aprendizado de hebraico.” (Miriam Treistman.)
 

 

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook