Análises

Assistimos o dvd de Paulo Cesar Baruk e Leandro Rodrigues - Amigos e Pertences - Confira nossa opinião

Roberto Azevedo em 01/04/11 10213 visualizações
O CD/DVD Piano e Voz - Amigos e Pertences é uma parceria entre Paulo César Baruk e Leandro Rodrigues. O repertório é composto de músicas consagradas que sempre fizeram parte dos períodos de louvor e adoração ministrados por Baruk e que agora foram interpretadas por ele e por Leandro, com algumas participações especiais de “amigos e pertences”.

O cd agradou a todos pela qualidade e bom gosto das canções que contou com hits como: “Há momentos”, “Seja engrandecido” e “Autor da minha Fé”. A química entre Baruk e Leandro nos brinda com interpretações cativantes do vocalista e do virtuoso pianista.

O filme foi gravado no estúdio canal 52 e o responsável por encaixar esse repertório em um registro áudio-visual intimista e envolvente foi o produtor Bruno Fioravanti. Ele e sua equipe alcançaram como resultado um trabalho suave, de fácil assimilação visual e com uma qualidade de imagens impecável.

As cenas usam e abusam de recursos como diagramação, alternância de nuances coloridas com monocromáticas e cortes precisos, resultado de três câmeras estrategicamente distribuídas dentro do estúdio. Destaque também para o Making of muito bem editado por Michelli Marques.

Além dos bastidores da gravação, o menu de Extras possui ainda alguns depoimentos e o clipe da canção “Flores em vida” com seu respectivo making of.

A gravação inicia com um hino que não esta no set list do cd. Há momentos, de autoria de Silas Furtado.

Quero louvar-te versão do Maranatha Music e regravada por vários grupos brasileiros, inclusive católicos, vem em ritmo de balada pop com uma levada bem dançante. A letra é um belo momento de adoração a Deus. Na “cozinha” temos os irmãos Aposan e destaque para o violão solo de Eduardo Victorino.

Nos galho secos que também foi gravado originalmente pela banda Exôdos mas ficou mais conhecida na gravação do Som Maior, é uma das surpresas do set list com uma roupagem bem moderna. Destaque para a condução percussiva feita por James Curaçá e Cláudio Baeta, além do violão preenchendo os espaços do piano com escalas frigias e também para as linhas de baixo fretless (baixo sem traste). O hino também já foi gravado pela banda Catedral.

Uma canção que não poderia ficar de fora é Tu És soberano que já foi gravada por dois ícones do gospel nacional – Asaph Borba e Adhemar de Campos. A interpretação piano e voz se encaixou perfeitamente neste belíssimo hino de contrição e entrega.

Dando seqüência a este momento introspectivo entoamos Seja engrandecido do pastor Genésio de Souza, que inclusive divide os vocais com Baruk. O cântico, que já possui uma linha melódica muito bonita, ganhou um realce a mais com a bela condução de vozes do piano.

O Vencedores por Cristo e compositor Jorge Rehder são representados no repertório pela balada Rei das nações, alusiva a Jeremias 10:7, que vem conduzida por um violão folk (violão com cordas de aço). Destaque para o back vocal de Luciano Claw.

Por falar em compositor, o poeta João Alexandre é representado por Olhos no espelho, canção gravada na época pelo Milad. A música que versa sobre confissão e arrependimento têm como destaque as intervenções melódicas do back vocal formado por Luciano Claw, Rodrigo Mozart, Queila Martins, Milena Dias, Jisa Lima e Denise Valsani. O arranjo de cordas executado pela equipe de Glauco Imasato e escrito por Alexandre Malaquias também é um caso a parte. Empolgante.

Um detalhe a ser observado é que as vozes e as cordas não aparecem no dvd e devem ter sido inseridas depois no momento da mixagem.

Sozinho ao piano, Leandro Rodrigues interpreta o hino tradicional Tudo entregarei que é outra bela oração de contrição e entrega.

O que falar sobre Autor da minha fé? Momento de extrema comunhão, adoração e exaltação a Deus? Uma das mais belas melodias da música cristã moderna? Uma letra edificante e vigorosa? O repertório é muito bom, mas essa realmente dispensa comentários. Destacamos aqui a participação do autor da música, o pastor Paulo César da Silva (presente na captação do áudio) e para a dinâmica do Coral Resgate (inserido depois durante a mixagem). Originalmente gravada pelos grupos Elo e Logos.

A seguir temos um hino introspectivo que fez muito sucesso com a banda Rebanhão nos anos 80. Primeiro amor possui uma letra reflexiva e confrontante que disserta sobre compromisso.

Do seu repertório pessoal, Baruk escolheu Espera em Deus, que faz alusão ao salmo 42. Destaque para o guitarrista Alexandre Mariano e para o Coral Resgate. No final o arranjo tem uma pressão fantástica. Nota 10!

Em todo o tempo ou Salmo 34, já gravado por Vencedores por Cristo, possui uma levada cadenciada bacana, com pitadas de blues e é muito bem conduzida. O vídeo só registra Paulo e Leandro, mas destacamos o play back com os arranjos do vocal que faz a condução harmônica das vozes.

O produtor e ministro de louvor, Daniel Souza, é representado pelo louvor Declaramos. Este outro momento de exaltação a Cristo que conta ainda com a participação de Tiago Grulha. Somzeira.

Se um hino sobre confiança foi escolhido para abrir o repertório, para fechar temos um de gratidão e reconhecimento da fidelidade de Deus aqueles que são fiéis a Sua palavra. Tu És fiel é outro louvor que dispensa comentários por tudo que ele representa na história dos cristãos, não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Em 2010 P. C. Baruk foi indicado ao Grammy com o álbum Multiforme. Além disso, rompeu as barreiras da ponte aérea Rio-São Paulo e assinou a produção dos novos cds da Comunidade Evangélica da Zona Sul, Liz Lanne e Cristina Mel, todos da MK Music.

Valeu galera.

Ósculos e Amplexos.

(NE: As informações sobre as gravações originais foram uma colaboração do irmão Ruben Mukama - @RubenMukama )
Piano e Voz ... Amigos e Pertences

(DVD) 12/10


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Paulo César Baruk

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook