Análises
Assistimos o dvd Na Sala do Pai de Thalles Roberto - Confira nossa opinião

Com uma bela voz, mistura de ritmos e um estilo musical único, o cantor promete ser um dos revolucionários da nova fase que a música gospel passa.
Indicado na época por André Valadão, entre outras pessoas, Thalles conheceu Mauricio Soares (hoje diretor executivo da Sony Music), que lançou ele na música gospel nacional, com o cd Na sala do Pai, lançado em dezembro de 2009 pela Graça Music, que fez um belo trabalho de divulgação.
Em 2010 foi lançado o DVD Na Sala do Pai que é um misto de documentário com musical.
O registro áudio visual foi gravado em Belo Horizonte (MG), no estúdio do Jota Quest, nos dias 10 e 11 de março de 2009, pela equipe de Alex Passos, do Balaio Produções, o mesmo do DVD Fé, do cantor André Valadão, e traz 2 canções inéditas.
Teve participações especiais de David Quilan, Roger Franco, Anderssen (Jammil), Camila, Marcos Kinder (Ed Mota) e diversos músicos convidados, como Alexandre Aposan (Oficina G3) - bateria, Fabinho Aposan (APC16) - Baixo, Ale Mariano (Baruk) - guitarra e Márcio Mello (Mariana Valadão) - Teclado.
Ficaram de fora “Deus da minha vida”, “Quero aprender com Jesus” e “Tudo que sonhei”.
Nos Extras temos um clip da canção “Deus da minha vida”. O vídeo foi dirigido por PC Junior, com imagens de Renan do Carmo e produção de Rebeca Kessler. Encontramos também o testemunho do cantor conduzido pelo Alex Balaio, e ainda um vídeo de Thalles interpretando um hino em ritmo sertanejo junto com Marcelo Aguiar.
A gravação começa com Thalles fazendo um rápido comentário sobre o projeto. A empolgante Pela graça contagia desde os primeiro acordes executados. Destaque para o virtuosismo de Roger Franco e para o groove executado pela banda no turn around final, com Alexandre Aposan quebrando tudo na bateria.
Na seqüência temos a primeira surpresa realizada durante as gravações. Após compartilhar um momento de recordações e alegria ao lado de seu pai e sua mãe, sentado no sofá, o cantor inicia, na base do violão e voz, o hino Deus do impossível. A banda a partir do meio da canção e no final é registrado um momento de quebrantamento entre os músicos.
Após outro comentário do cantor, temos o swing e o groove de Amor maravilhoso. Destaque para a harmonia conduzida por preparações sem resolução, recurso muito usado pelo soul e funk da década de 60 e 70.
Flertando com a MPB, Arde outra vez começa com um clima denso, com sua melodia explorando a nona dos acordes, que envolvem o ouvinte até entrar no refrão com sua levada funkeada e intensa. Somzeira!
A segunda surpresa realizada durante as gravações é a presença de Nívea e Gustavo Soares que rende alguns momentos de descontração e oração. Eu tenho um Deus é executado piano e voz. Destaque para o acompanhamento e encadeamento harmônico realizado por Márcio Mello.
Ao lado do percussionista Anderssen eles revelam como nasceu a melodia da música Quero as águas. Levadinha em tom menor, intimista, percussiva e muito criativa.
A seguir Thalles conta como conheceu o guitarrista Roger Franco e emendam no riff de Deus da força. Conduzido basicamente por três acordes, é impossível ficar parado com a pegada cativante desse louvor. Destaque para a pegada instrumental executado pela banda durante a ministração do cantor, que logo vira uma jam session recheada de solos de guitarra e teclado. Black music na veia!
A terceira surpresa realizada durante as gravações é a presença de David Quinlan, que aproveita o momento e deixa uma palavra de fé e esperança pro ministério do amigo. Quando digo o seu nome mantém o repertório em um clima dançante. Esta é a primeira das duas músicas que não constam no registro do cd homônimo.
Thalles e Márcio Mello interpretam na base do violão, teclado e voz o hino Águas que saram. Destaque para o back vocal formado por Jaqueline Dias, Anderson Negrão e Camila Pereira.
Marcos Kinder marca presença cantando e tocando bateria em Ele é contigo, que flerta com a pegada da black music. Destaque ainda para as intervenções melódicas do naipe de metais formado por Du e Lima.
A faixa título é uma bela oração de contrição e entrega que faz alusão a parábola do filho pródigo. Destaque para os dois dedilhados que ele executa cobrindo os espaços do arranjo.
Mais um vencedor traz de volta o repertório para um clima alegre, dançante e festivo. Esta é a segunda das duas músicas que não constam no registro do cd homônimo. Destaque para os efeitos de teclado e para o groove dos irmãos Aposan, Fábio e Alexandre.
O registro áudio visual chega ao final com a execução de Na pare, não que conta com a participação de Camila Pereira nos vocais.
Parafraseando meu amigo Tarcísio Wallace, que fez o review do cd: “Em uma época de músicas tão saturadas, já exploradas, ou até mesmo, com temas bastante batidos e usados, Na sala do Pai, chega como uma renovação e revolução, e mostra para todos, que podemos explorar bem mais a poesia e os estilos musicais.
Para quem busca novidade, limpe os seus ouvidos de tudo o que você já ouviu na música gospel, e experimente ouvir, e até mesmo divulgar este DVD, que revela-se o melhor lançamento dos últimos anos.
Até o próximo review!
Ouças as músicas e saiba mais sobre: Thalles
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Roberto Azevedo
Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.
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