Análises

Cassiane lança novo trabalho pela Sony Music - Ao som dos louvores. Confira nossos comentários

Redação em 19/10/11 17498 visualizações
Para que copiar velhas fórmulas se pode ser feito tudo novo e ainda melhor. Assim é o novo CD da cantora Cassiane, o segundo pela gravadora multinacional, Sony Music, intitulado Ao Som dos Louvores.

A cada novo álbum, sendo este o 22º da carreira, Cassiane continua a mesma: espontânea, divertida, sorridente, conquistando muitos admiradores e levitas e o principal cheia de unção, porém cada novo álbum vem com uma característica diferente e inovadora, algumas vezes agradando, outras nem tanto, foi assim com “A Cura”; “Faça Diferença”, “Viva” e agora “Ao Som dos Louvores”.

Como sempre Cassiane aparece na capa com um belo e imenso sorriso, bem colorida, mas para alguns fãs a capa deveria ter sido melhor trabalhada, visto que o título do CD é bem sugestivo para a elaboração de um layout bem criativo.

O encarte não traz nenhuma grande novidade, mas as fotos de Cristiana Mendonça estão bem trabalhadas, com uma Cassiane hora jovial, hora clássica, num figurino vermelho, branco e floral que a deixou muito bonita e nem dá para dizer que ela é mãe de 3 filhos e casada há quase 20 anos.

Como não sou músico, não posso falar tecnicamente sobre o assunto, mas vou falar o que senti e percebi ao ouvir o disco, com a opinião de quem acompanha o ministério há 15 anos, e de antemão já posso falar que Ao Som dos Louvores, sem dúvida, está no TOP 5 da discografia da cantora.

Mais um trabalho produzido por Jairinho Manhães, masterizado em Londres, dessa vez com uma sonoridade diferente do que o casal vinha apresentando em trabalhos anteriores, com um instrumental mais pesado, tons graves e consistentes, perceptível principalmente nos metais e na bateria.

As famosas paradinhas, popularizadas por Jairinho, agora estão repaginadas e diferentemente do CD “Viva”, as guitarras não se sobressaíram nesse novo álbum. Um ponto negativo ao ouvir o álbum, é que a voz de Cassiane fica muito mais alta que o instrumental em certos momentos, o que tira um pouco do brilho dos arranjos que estão belíssimos.

O back-vocal como sempre dando um show, bem melhor que do trabalho anterior, também está um pouco diferente, uma separação de vozes fenomenal e também com um timbrado espetacular.

O repertório é outro grande diferencial e destaque, são 14 faixas de compositores como Tony Ricardo, que assina a maioria das músicas, Vânia Santos, Elaine Araújo, Cassiane e os estreantes nos álbuns da cantora, Jean e Júnior, Gislaine e Mylena, Júnior Maciel, Josias Teixeira e Ezequias Lima.

Paralelamente ao lançamento do CD, saiu também o play-back, onde, infelizmente, a Sony Music não mantém um padrão gráfico de capa, procurando fidelizar o público, visto que a capa do play-back desagradou a maioria dos fãs. Simples detalhes.

Abrindo a gravação temos o hino GRITAI, primeira composição de Jean e Júnior para Cassiane. Antes mesmo de ser divulgada causou impacto pelo nome um tanto incomum, gerando uma pouco de curiosidade. Um hino bem pentecostal, com várias paradinhas, forte presença dos metais e guitarras em algumas partes, interpretação vigorosa de Cassiane que fala de Josué e a batalha em Jericó.

Esse hino foi apelidado pelos fãs como a “introdução de 007”, pois segundo os mesmos, a introdução desse louvor relembra a trilha sonora do filme do famoso espião inglês. Bela canção que foi escolhida como primeira música de trabalho.

Canção-título do álbum, AO SOM DOS LOUVORES, composição de Tony Ricardo, é uma das mais belas desse trabalho. Conta com um back-vocal super afinado e potente que fez toda diferença e uma Cassiane cantando muito. Com um estilo pop-pentecostal esse hino fala sobre o poder do louvor e que Deus entra na batalha para defender aqueles que O louvam. “... Ao Som dos Louvores Deus vai entrar na peleja e defender sua causa...”.

DESCANSO, de Gislaine e Mylena, é uma das faixas mais gostosas de ouvir e fáceis de aprender, é um hino bem pop, em que Cassiane é acompanhada em sua maior parte apenas pela bateria, violão, metais e back, ganhando mais volume e consistência na segunda parte. Como na maioria das faixas apresenta uma ponte, que é uma espécie de segundo refrão.

Composição de Tony Ricardo, A GLÓRIA DO SENHOR, tem uma ótima pegada de bateria, uma das melhores do CD. O hino começa com um ar de mistério e depois prossegue com uma letra poderosa que versa sobre o poder da glória de Deus. “Se você nunca contemplou a glória de Deus descer, se prepare porque hoje você vai ver, o sobrenatural acontecer...”.

SÓ O SENHOR É DEUS é um flamenco que tem um ritmo envolvente com violões flamencos e percussão na medida certa, que aborda sobre a passagem bíblica em que Moisés atravessa o mar vermelho. Um ponto negativo é que o hino é muito longo e a letra não tem um ponto forte e um refrão fixo que prenda a atenção, o que torna a música um pouco cansativa.

Aqui uma parceria de Vânia Santos e Cassiane em CRISTO OU BARRABÁS. Esta é uma daquelas canções que não causam nenhum impacto no início, mas a dinâmica tem uma evolução fantástica tornando-se imponente. Canção que conta a passagem sobre a crucificação e ressurreição de Cristo. “Ressuscitou... nem mesmo a morte o segurou, ressuscitou... o véu do templo se rasgou, ... Ele ressuscitou... sou livre, livre, livre...”.

Uma das melhores composições de Tony Ricardo, AMIGO ESPÍRITO SANTO, foi a canção mais comentada na época da audição do disco, antes do lançamento oficial. Louvor que faz uma exaltação surpreendente ao Espírito Santo, impossível não ser tocado por essa declaração de amor. A interpretação de Cassiane também é destaque. A canção segue o estilo acústico, voz e piano, sempre presente nos trabalhos da cantora. “Tu és Santo... Tu és Santo... que outra palavra se faz necessária pra te descrever, procuro palavras pra te descrever Espírito Santo... amigo, abrigo, renovo, consolo...”.

A canção 24 HORAS também é uma das preferidas do set list pelos fãs e é cogitada para ser a próxima música de trabalho. Começa com uma interpretação bem suave, tem uma pegada mais lenta e apresenta uma ponte bem pentecostal, a mais bonita de todas, com um show do backing e de interpretação de Cassiane. “Pode deixar essa lágrima rolar... é normal... você é um ser humano... que contém imperfeições... e em suas limitações carece 24 horas de Deus”.

LIBERA O MILAGRE lembra vagamente um dos grandes sucessos da cantora, o louvor “Minha Benção”, do CD Recompensa. Outra canção bem fácil de aprender, com uma letra bem simples e muito bonita, que fala de alguns personagens bíblicos que foram contemplados com milagres de Jesus como Lázaro, Bartimeu e o jovem de Naim. “Senhor... eu não vou desistir... eu quero meu milagre... eu não abro mão! Escuta o meu clamor... Filho de Davi... libera o milagre sobre mim...”.

Na maioria dos seus projetos Cassiane apresenta uma canção sobre arrebatamento, e neste não podia ser diferente. VEM OH MESTRE é de Elaine Araújo, mas no encarte dá crédito a Tony Ricardo. É aquela canção grandiosa, digna de coral da igreja. Também apresenta um lindo refrão que arrebata qualquer um. “É a hora de se arrepender e se humilhar, para o pecado combater curado deve estar, aquecido pelo Espírito de Deus os mornos devem ser... de nada servem se assim permanecer... Vem oh mestre, vem buscar a noiva, que adornada está para encontrá-lo”.

Aqui um daqueles hinos chamados reteté, que não faltam no repertório dela há anos. RECEBA DE DEUS, composição de Cassiane e Ezequias Lima, possui uma mistura de ritmos. É forró, axé, flamenco, enfim é aquele hino para não ficar parado.

Os compositores Júnior Maciel e Josias Teixeira, que foram os destaques de “O Amor Está no Ar”, de Cassiane e Jairinho, repetiram a dose agora para este disco. NÃO VOS CONFORMEIS pode ser considerada a canção com letra e mensagem mais forte desse álbum. Versa sobre os personagens bíblicos que não se conformaram com a situação em que se encontravam e deram a volta por cima, e que essa é a ordem de Jesus, não se conformar com as coisas desse mundo, e buscar algo a mais, o reino dos céus. O hino começa com o back-vocal cantando e a cantora respondendo e ao final Cassiane faz uma liberação profética, muito lindo mesmo. “Não vos conformeis... seja sal, seja luz, não vos conformeis... é a ordem de Jesus... contra o vício do teu filho, contra toda maldição, contra a enfermidade... contra tua escravidão, contra o pessimismo, contra a depressão... não vos conformeis é a hora de mudar...”.

RIO DE DEUS, de Gislaine e Mylena, é uma canção do jeito que Cassiane gosta, visto que desde “A Cura” ela nunca mais deixou de mergulhar nas águas do rio de Deus em seus CDs. Esse é um dos poucos louvores que tem uma introdução instrumental mais elaborada, porém ficou só o gostinho, porque é bem curtinha. Começa com um solo de violão, a entrada da bateria e dos metais. É uma das mais bonitas interpretações de Cassiane nesse repertório, apesar da temática dessa canção ser bem explorada por ela, “Rio de Deus” é empolgante e merece destaque, mais uma vez, para os violões flamencos, que ficaram fantásticos.

Fechando a gravação, VOU ADORAR, de Tony Ricardo, tem uma introdução com fortes guitarras e elas ainda reaparecem no meio da canção e no encerramento alguns elementos musicais, que lembram o instrumento “órgão” comum naqueles tradicionais corais da música gospel americana. Possui uma letra que disserta sobre a adoração e sobre o profeta Daniel que foi lançado à cova dos leões por adorar a Deus, mas não negou a sua fé e Deus o libertou.

Ao Som dos Louvores foi lançado no ano em que ela comemora 30 anos de ministério e veio para reafirmar o compromisso e a importância que a cantora dá ao seu ministério com um belíssimo trabalho, com ela cantando como nunca, tanto que não é qualquer pessoa que consegue cantar seus hinos.

Apesar da promessa desse ser o trabalho o mais pentecostal de todos não ter sido cumprida à risca, deve-se dar crédito ao casal Cassiane e Jairinho por colocarem no mercado um ótimo CD e os números provam isso, pois na semana de lançamento chegaram ao mercado 65 mil cópias que não supriram a demanda.

Quem gosta do louvor de qualidade, não pode perder a oportunidade de ficar diante do trono de Deus Ao Som dos Louvores.
Ao Som dos Louvores

(CD) 01/11


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Cassiane

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook