Análises

Em nome do Senhor (Batista Nova Jerusalém)

Roberto Azevedo em 04/02/06 19980 visualizações
Em nome do senhor é título do lançamento da Igreja Batista Nova Jerusalém, o quarto trabalho deste ministério de louvor, liderado pelo casal Samuel Silva e Denise Gonçalves.

As 13 canções compostas pelo pastor Samuel em parceria com músicos da igreja, a esposa e o amigo Emerson Pinheiro foram gravadas ao vivo no templo da IBNJ.

Diferente dos outros álbuns que foram produzidos em parceria com Emerson Pinheiro (4 por 1) e Rogerinho Vieira (Som de adoradores da Aline Barros), desta vez Samuel assina a produção, primeira de sua carreira.

Neste disco conferimos o aperfeiçoamento e amadurecimento técnico, musical e espiritual do ministério que começou meio sem muitas pretensões e foi indicado ao 5º Grammy Latino com o cd anterior, Discípulos Teus, concorrendo ao prêmio "Melhor Álbum de Música Cristã (Língua Portuguesa) no ano de 2004.

A qualidade melódica das canções é uma particularidade deste ministério que já nos brindou com ótimos hinos de adoração, como “Segurança”, “Diante do Ti”, “Tua unção”, “Rocha fiel”, “Meu altar”, “Discípulos Teus”, entre outros

O encarte esta visualmente mais trabalhado em relação aos anteriores, mas a gravadora continua devendo um trabalho gráfico a altura do grupo. Traz as letras, não tem cifras e na ficha técnica temos uma novidade, no lugar de uma série de músicos participantes, desta vez a gravação foi realizada pelos próprios músicos do ministério.

As canções seguem a linha musical que a banda usa desde o primeiro trabalho. Com malodias elaboradas a Igreja adora ao senhor com hinos contemplativos de contrição, arrependimento e entrega que versam sobre compromisso, busca de intimidade e santidade perante o senhor.

A gravação abre com a faixa título que também é a musica de trabalho nas rádios. Em nome do Senhor que traz uma envolvente subida de dinâmica no final e emenda em No santos dos santos que segue no tema citada no parágrafo anterior.

Uma leitura do Salmo 24 antecede Rei da glória, a primeira canção agitada do disco. Versa sobre entrega de uma forma bem animada. “Eu abro as portas do meu coração para que entre o Rei da glória, com as mãos erguidas diante do altar eu adorarei o Rei da glória”.

Uma bela introdução do violão traz os acordes iniciais de Shekinah, que traz ainda a participação mais que especial de Nívea Soares solando e ministrando ao lado do casal. É mais um hino que fala de comunhão com o Espírito Santo. “Invade minha vida com Tua glória, me faz sentir o peso da Tua glória, quero Teu fogo, Tua luz, Tua nuvem de glória, Senhor”. Belíssima.

Manancial vem com um arranjo de cordas tocado “a vera” (presente também em outras canções) e uns detalhes de sax preenchendo os espaços que confirmam a dedicação com que o repertório foi escolhido e arranjado.

Como a águia é mais uma balada balançante, com um ritmo congregacional bem moderno. Mais uma vez destaque para o tema executado pelo sax. É uma das melhores do disco. “Além das alturas eu quero ir, Teus mistérios descobri. Acima das nuvens vou voar, quero conhecer cada dia mais, Senhor”.

Igual a Ti Jesus versa sobre estarmos no centro da vontade de Deus. “Quero fazer o que Tu fazes, desejar o que Tu desejas. Senhor quero ser segundo o Teu coração, quero sei igual a Ti Jesus”.

Mais um belo tema de sax introduz Bendito Deus, outra canção de adoração e entrega reconhecendo nossa insuficiência perante Deus. “Não sei viver sem Tua presença, Teu é o meu coração. Eu me entrego em Tuas mãos. Eu te amo mais que tudo”.

Uma ministração clamando por avivamento prepara o clima para Derrama sobre mim, que é a canção mais rápida do cd. Mantém uma das características da banda em relação aos louvores rápidos, que são envolventes sem serem muito agitados.

Neste ponto já podemos confirmar que o tema do cd é intimidade e santidade perante Deus e as canções, em sua maioria, versam sobre contrição e entrega. Também percebemos que as canções contemplativas são temperadas pelo sax de Deleon Carvalho preenchendo os espaços com frases de muito bom gosto. Meu sol faz parte deste contexto.

Sê bem vindo é uma oração. A letra de 4 frases é repetida sobre diferentes nuances de dinâmica. “Sê bem vindo aqui oh Deus. Te invocamos oh Jesus. Cumpre em nós Tua santa vontade, Senhor”.

Tu És Grande tem uma pegada pop interessante. É um hino de exaltação a Jesus. “Tu És grande, Tu És forte meu Jesus. Ergo minhas mãos pra Te adorar; Tu És santo, Tu És justo. Meu Jesus me rendo a Ti, reina em mim”. Apesar da letra ser meio batida a canção é muito boa. Muito boa mesmo.

Pra terminar temos Por Ti anseio, que é também a faixa mais contemplativa do álbum. Seguindo a temática do disco versa sobre nossa dependência de Deus. “Por Ti anseio Deus, preciso da Tua mão. De todo coração vou Te buscar. Quero Te conhecer a cada dia mais. Meu ser é Tua casa Senhor. Eu pertenço a Ti”.

Sem dúvida podemos afirmar que este é mais um trabalho de qualidade musical e espiritual que veio para somar no amadurecido cenário gospel nacional e também mais um passo de dedicação e zelo do Ministério de Louvor da Igreja Batista Nova Jerusalém se mantendo no centro da vontade do Pai.
Em nome do Senhor

(CD) 01/05


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Ministério Nova Jerusalém

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Roberto Azevedo é cristão e membro da Comunidade Evangélica Betel (RJ). É militar e curte música, filmes e games (não necessariamente nesta ordem). É o principal colaborador do SuperGospel desde 2005.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook

Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.

Entrar no grupo

Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.