Análises
Ouvimos o lançamento de Carlinhos Veiga - Aurora me Raiou. Confira nossa crítica

Aurora me Raiou é um EP, mas a duração das faixas, assim como as passagens instrumentais, dá a sensação de um álbum completo. É bem construído. Tem princípio e chega ao fim contando uma história. Os arranjos instrumentais, com colaboração da banda que o acompanha há anos, são fundamentais para a dinâmica da sonoridade. A musicalidade do álbum cria um espectro visual na mente do ouvinte. Tempo e Eternidade, com suas modulações acústicas e eletrônicas, é novidade certeira na discografia de Carlinhos. Esta música dá um tom autobiográfico, mas sem elegia e com esperança. Trem da Vida, no centro da obra, com influências da bossa e toques de piano de Felipe Viegas, se desencontra com a maioria das canções que se via em álbuns como Mata do Tumbá (2002) e Flor do Cerrado (2007).
O tom espontâneo das canções se liga diretamente a ideia que o projeto quer transmitir. O nascer do sol é uma alusão inteligente a um “renascimento” criativo de Carlinhos Veiga junto com sua banda. Outro lado do disco é mais tradicional ao estilo do músico, mas ainda utiliza os novos recursos e linguagens. Navegando o Araguaia conta com violões e acordeom que rouba a cena – juntamente com discursos ao fim em tributo a um dos maiores rios da região Centro-Oeste do país. Foco no interior que se vê também em Gente do Interior.
A única regravação é Menino e que, de certa forma, soa um pouco distante do restante, sem prejudicar, no entanto, a audição. O encerramento Canções de Vitória retrata muito bem o espírito de Aurora me Raiou: Uma sonoridade que evoca novas abordagens e letras delicadas que retratam um homem de meia-idade, confortável em seu estado, mas que projeta esperança em declarações autobiográficas e honestas.
Nota: ★★★★

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Carlinhos Veiga
Veja também no Super Gospel:
- Michelli Fortes lança a música "Recomeçar" pelo selo MM7 Music
- Andressa Cordeiro e o single autoral “Filho de Davi”, cântico de uma oração
- Willianson lança releitura de "Renova-me"
- SalvaOn lança novo single “Dono do Meu Ser” pelo Brasas Music

Tiago Abreu
Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), escreveu para o Super Gospel entre 2011 a 2019. É autor de várias resenhas críticas, artigos, notícias e entrevistas publicadas no portal, incluindo temas de atualidade e historiografia musical.
Comentários
Para comentar, é preciso estar logado.
Faça seu Login ou Cadastre-se
Se preferir você pode Entrar com Facebook