Análises

Renúncia (Chris Durán)

Georgeton Leal em 28/04/06 30526 visualizações
Após o excelente cd “Reverência”, Chris Durán apresenta mais um belo trabalho, desta vez, mais voltado ao louvor congregacional, com músicas devocionais e de exaltação a Deus, deixando um pouco o estilo romântico do primeiro cd.

Gravado ao vivo na igreja Nova Vida na Barra da Tijuca, “Renúncia” é considerado pelo cantor como o seu melhor álbum, tanto em repertório como em produção. Realmente esta afirmação não é de se estranhar, pois o cd conta com a forte participação de 2 componentes do Diante do Trono na produção musical, arranjo de cordas e regência, os quais são Gustavo Soares e Sérgio Gomes. André Valadão, Nívea Soares e Tatiana Daudt igualmente se fizeram presentes nas participações especiais, assim como Mariana Valadão e Raquel Melo nos vocais, isso sem falar no coral de 300 adoradores e também na orquestra que abrilhantou ainda mais a gravação.

As canções são em parte versões de louvores internacionais e algumas composições nacionais bem enfocadas na adoração. A parte mais interessante da capa, é que a mesma é ao contrário: a frente no verso, com o rosto do cantor, e o verso com o nome das músicas na frente junto com a foto de Chris Durán de costas, dando ênfase ao sentido da música tema.

Começando a escutar o cd, nos deparamos com a música “Único Caminho”, versão de One Way de Hillsong United feita pela Cia do Louvor e Ministério Digno. Evidentemente, pode estar um pouco mais “leve” que a original, mas a tradução ficou ótima. Apesar da voz de André ter ficado um pouco “obstruída” nesta faixa, sua participação não deixou a desejar.

Amigo do Senhor” (Friend of God) é mais uma canção que segue a linha de pop-louvor do cd. Transmite com letra simples e direta, nossa amizade com Deus como algo imerecido, porém íntimo. Tatiana Daudt arrasa com sua voz nesta canção.

Rei da Criação” (God of Wonders) acompanha um ritmo mais progressivo e mais levado no violão, bem naquele estilo que “dá para viajar na adoração”. Novamente, a participação da igreja está em peso.

Com a canção tema “Renúncia” chegamos já no apogeu do cd. Composta por Val Silvestre, “Renúncia” revela com letra forte: “Jesus, creio em ti, e se for preciso, abro mão do que for pra te fazer feliz...” O belo dueto de Chris Durán com a inconfundível voz de Nívea Soares transparece toda a mensagem cantada na melodia, nos incitando a renunciar tudo por amor a Cristo. Só achei que esta faixa teve um final muito “repentino”, onde deveria haver mais tempo para um possível espontâneo na mesma. Mesmo assim, é uma excelente interpretação, talvez a melhor do cd.

Na faixa 5 temos uma regravação muito bem feita que irá agradar bastante aos admiradores do ministério Santa Geração. “Sua Presença é Real” aparece aqui com uma nova roupagem, incluindo um lindo solo de flauta celta tocada por Jackie Massagard. No meio da canção, Chris Durán começa a cantar em francês, e assim, vai revezando entre o português e o francês até o final da faixa. Ótima adaptação.

Seguindo em frente, “Tua é a Glória” continua no mesmo ambiente deixado pela música anterior. É um daqueles cânticos onde a igreja se sente à vontade para cantar independente do ministro de louvor.

Entrando novamente na celebração, vem “Vestes de Louvor”, de composição do respeitado adorador Asaph Borba, tendo a letra baseada em Isaías 61:1-3. Esta canção possui um dos melhores arranjos de todo álbum, principalmente da guitarra, que se destaca bastante no decorrer da música.

“Equalizando” mais uma vez o repertório, temos “Renova em Mim”, que fecha com exclusividade a ordem das músicas ao vivo de uma maneira que não poderia ser diferente em relação ao resto do cd, pois também se trata de um maravilhoso canto congregacional.

A última faixa, “Um Amor para Recordar”, é uma versão da música Only Hope da banda Switchfoot. Realço o teclado que se identificou bastante com a melodia, do mesmo modo que a letra se encaixou bem nas frases, concluindo o álbum de maneira calma, porém reflexiva.

Estou certo de que Chris Durán se superou neste cd, não por ser um trabalho mais voltado para igrejas, mas pelas excelentes músicas, produção impecável e a ótima transição de uma música à outra sem perder o equilíbrio e unção entre as mesmas.

Assim, “Renúncia” está mais do que recomendado não só para os apreciadores do cantor, como também para o público evangélico em geral que prioriza por bons cânticos de celebração e adoração em suas reuniões e cultos.
Renúncia

(CD) 01/06


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Chris Durán

Veja também no Super Gospel:

Georgeton Leal

Georgeton Leal é cristão, membro da Assembleia de Deus em Barreirinhas (MA). É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão, além de atuar como músico em sua igreja local.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook

Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.

Entrar no grupo

Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.