Análises

Fan the Fire (Nívea Soares)

Roberto Azevedo em 18/07/07 9454 visualizações
Em 27 de novembro de 2004 foi gravado o segundo álbum solo de Nívea Soares, denominado Enche-me de Ti. O disco ao vivo, foi lançado em 2005 e superou todas as expectativas em relação ao excelente trabalho anterior, Reina sobre mim, que havia sido gravado totalmente em estúdio.

Dois anos depois ela ressurge com o terceiro disco de seu ministério, desta vez em inglês. O projeto foi abraçado em meados de 2006, quando os preparativos para seu novo cd/dvd ao vivo, foi adiado para a ano de 2007.

A álbum que durou 5 meses para ser finalizado é inovador e ousado. Das 12 músicas do projeto duas são inéditas: Fan the fire, que dá título ao cd e No Other God Like You. As outras canções são um mix dos seus dois primeiros trabalhos com novos arranjos assinados por seu esposo, Gustavo Soares.

Fan the fire, que significa “Aumenta o fogo” , tem o objetivo de levar a Palavra de Deus a todas as nações utilizando-se de linguagens universais: música e a unção de Deus.

Time to WORSHIP (Tempo de adorar) que era uma das canções mais rápidas de seu primeiro cd, traz uma sonoridade mais pesada em relação a pegada eletrônica original. Destaque para as guitarras que desfilam na canção com timbres bem modernos, tanto na base, quanto no solo. Vale ressaltar que não ficou de fora aquele riff “beat it” que fez parte do arranjo original logo após o solo de guitarra no meio do hino.

THE ONE who is (Aquele que é), que versa sobre Ezequiel 37, mantém a pegada pop rock da canção anterior. Este louvor não mudou muita coisa em relação a versão registrada em seu segundo álbum que é recheado de loops de guitarra.

every day MORE AND MORE (Cada dia mais) mantem os riffs originais de guitarra e teclado. No lugar do rap, temos um marcante arranjo vocal executada por Nívea, Mariana Valadão e Felipe Valadão. A inovação ficou demais.

Fall in love WITH YOU (Me apaixonar) confirma uma constante nas novas roupagens. Muita guitarra e uma pegada mais rock em relação aos discos anteriores. Principalmente nas canções do primeiro cd que tinham uma pegada mais eletrônica.

Fan the FIRE (faixa título e primeira das inéditas) traz bateria bate-estaca, muito power chord e distorções discretas, além de alguns efeitos de teclado bem interessantes.

Confiram abaixo a tradução:

“Aumenta o fogo, do teu Espírito / Aumenta a unção, quero estar mais perto de Ti

Coloca em mim temor, do teu Santo nome / Desperta o meu amor, por ti Jesus

Além das palavras, e das canções de amor / Que a tua vida, flua do meu interior

E os meus atos, honrem o teu amor / Para exaltar a Ti Senhor, Para exaltar a Ti Senhor...

Para Ti eu Danço / Para Ti eu grito / Para Ti eu vivo...Jesus / Tu és digno da minha vida

Digno de tudo o que sou Jesus”.

Pour OUT (Me esvaziar) mantém o tempero eletrônico da gravação original. É outra das que não trouxeram grandes mudanças além da mixagem com uma sonoridade mais moderna.

FILL ME UP Oh Lord (Enche-me de Ti) com seus riffs de guitarra marcantes e sua harmonia linear no refrão é uma das canções mais belas da adoração nacional. As nuances de dinâmica no turn around final são um caso a parte. Nota 10!!!

No other GOD like me (segundo hino inédito) traz um arranjo muito bem montado. A primeira parte traz um piano conduzindo a envolvente interpretação de Nívea. Depois o louvor é repetido com uma levada mais pesada. A melodia é ótima. Aguardamos seu registro em português em algum de seus próximos cds.

Confira abaixo a tradução:

“Teu nome está acima de todos os nomes / Entronizado sobre todo universo tu estás

Tu és Rei e reina para sempre / Perante tua glória / Todo joelho se dobrará

Por que as nações diriam? / Onde está o teu Deus? / Tu és soberano, tu reinas acima de tudo

Minha vida pertence a ti e vivo para proclamar entre as nações, tu és Deus”.

Reign OVER ME (Reina sobre mim) leva o álbum para um momento mais contemplativo. Esta oração pessoal de contrição e entrega vem com um belo arranjo de cordas que cria um clima de adoração maravilhoso.

I´ve found in you a PLACE (Lugar em Ti) dá continuidade ao momento contemplativo dos louvores anteriores. Desta vez, no lugar das guitarras, temos um violão completando os espaços do arranjo. O refrão ficou muito bom e é mais um convite a adoração sincera e espontânea.

LOVE you (Te amar) não podia faltar neste repertório. É uma das canções mais lindas que já ouvi. A melodia é cativante e envolvente e o refrão é de uma densidade incrível. Excelente!!!

He will COME (Ele vem) mantém o vigoroso naipe de cordas do arranjo original. Fecha o cd com chave de ouro.

Alguns temas ficaram de fora. Como será que ficaria o reaggae “Apaixonado por Ti” nesta nova proposta sonora da “worship leader”? E o pop “Som que vem dos céus”? Quem sabe não rola um segundo disco neste formato? Enquanto isso vamos acompanhando pela rede as notícias sobre o lançamento do seu novo cd e dvd ao vivo – Rio, que deve ser lançado em julho de 2007.

Maiores informações: www.niveasoares.com

Quem quiser ouvir Fan the fire em português é só acessar o link:

http://www.youtube.com/watch?v=hYksZLIgxzI
Fan the Fire

(CD) 01/06


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Nívea Soares

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Roberto Azevedo é cristão e membro da Comunidade Evangélica Betel (RJ). É militar e curte música, filmes e games (não necessariamente nesta ordem). É o principal colaborador do SuperGospel desde 2005.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook

Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.

Entrar no grupo

Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.