Análises

Em 2008, o Palavrantiga lançou seu primeiro trabalho - Vol. 1. Confira nosso review

Roberto Azevedo em 06/02/16 1427 visualizações
Palavrantiga foi a reunião de quatro músicos (2 mineiros e 2 capixabas) que caminharam juntos por quase uma década, mas que, somente no final de 2007 receberam o nome que os identifica ao grande público. Através de sua sonoridade alternativa, ela foi consagrada no meio independente como uma das revelações dos anos 2000.

Em 2008, o grupo lançou o primeiro EP, com produção do cantor SILVA e seis faixas inéditas, algumas delas mais tarde incluídas no álbum Esperar é Caminhar (2010), com distribuição da CanZion. Em 2012, quando o grupo passou a fazer parte do cast da Som Livre, o EP foi relançado.

A gravação inicia com a pegada britpop de Casa, que versa sobre sermos templo do Espírito Santo. A canção também foi gravada por Lucas Souza no álbum Todos juntos por você (2010) e pela dupla sertaneja Chrystian & Ralf.

Pensei é uma das mais conhecidas da banda. A letra fala de como inibimos o agir de Deus quando racionalizamos. No meio da música eles “encaixam” um sambinha, mesclando rock alternativo e samba-rock.

Contrastando com a canção anterior, ouvimos os falsetes de Marcos na poética Eu olhei o meu dia. Disserta frases sobre confiança em formato de salmos. Destaque para a batida sincopada da bateria e para os timbres vintage de teclado.

Em Feito de Barro as estrofes são cadenciadas por uma bateria bate-estaca e uma pegada do rock britânico, com versos reflexivos sobre pecado/queda/perdão/reconciliação. Mais uma vez a guitarra usa timbres e frases envolventes.

As duas faixas seguintes são exclusivas deste álbum. Assim como as outras, Um e Deus, Onde Estás? são de autoria do vocalista Marcos Almeida. A última possui um arranjo acústico e ganha destaque pelos instrumentos de cordas.

Isso é Palavrantiga: "Quatro amigos que entendem um propósito claro para intervenção na nossa cultura através da música e do ensino pela Palavra."
Vol. 1

(CD) 12/09


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Palavrantiga

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook