Análises

Para Chamar Tua Atenção (Unção de Deus)

Roberto Azevedo em 31/03/06 15484 visualizações

Para Chamar Tua Atenção (CD) 01/05

Avalie e dê sua nota

1 - Santo
2 - Eu Te Amo
3 - Eu Te Exalto
4 - Meu Maior Tesouro
5 - Fala Deus
6 - Adorador
7 - Jesus Maravilhoso
8 - Mais de Ti
9 - Para Chamar Tua Atenção
10 - O Teu Amor é Real
11 - Chamado à Excelência
12 - Tributai

O Ministério Unção de Deus, grupo de louvor da igreja homônima, localizada no Rio de Janeiro lançou no ano de 2005 seu primeiro CD, Para Chamar Tua Atenção, pela gravadora Zekap Gospel.

A qualidade do trabalho agradou tanto que o Ministério foi indicado a 2 categorias no Troféu Talento de 2006. Grupo revelação e música do ano com Fala Deus.

O álbum traz 12 músicas, a maioria assinada pelo produtor Ronald Fonseca, pelos irmãos Leo e Rafael Novarine (membros do grupo) e Davi Sacer (Ministério Toque no Altar) e nos convida à adoração. É composto de músicas congregacionais, daquelas que, cantadas na igreja, fazem o povo se achegar ainda mais para perto do Pai.

O Ministério de Louvor Unção de Deus surgiu em 2003, liderado por Leo Novarine mas sob a coordenação do pastor Valdeci Dias. Além dos músicos do grupo, na gravação temos a participação de nomes de peso do gospel nacional.

O pianista Ronald Fonseca além de produzir o cd, cuidou dos arranjos de base e de cordas. Bene Maldonado, do Fruto Sagrado, participa na guitarra e no violão.

Os arranjos de metais estão a cargo do saxofonista e flautista Zé Canuto, que conta com o trompetista Jessé Sadoc e o trombonista Aldivas Ayres, ambos músicos muito requisitados no mercado secular.

A guitarra steel é de Rick Ferreira, conhecido nome da Jovem Guarda e do rock nacional, enquanto a percussão é comandada por Zé Leal. Destaque ainda para o ótimo naipe de cordas, com três violinistas, dois violeiros e um violoncelista.

O disco começa em clima de pop rock, com 2 canções de celebração recheadas de sopro, guitarras e violão.

Santo traz um arranjo com frases dos metais respondendo frases de guitarra que ficou perfeito. A pegada da canção é muito boa tanto na letra, tanto na métrica e na melodia. O arranjo final é outro caso a parte. Excelente!

Eu Te Amo é conduzida pelo violão e mantém o clima pop rock da faixa anterior. O refrão versa sobre Romanos 8. Destaque também para o turn around final declarando a santidade de Deus.

A partir de Eu Te Exalto a gravação entra numa atmosfera mais contemplativa. Esta é com certeza uma das melhores canções do disco em todos os aspectos.

Nesta parte mais contemplativa, arranjos criativos de violão, de sopro e de cordas se mesclam a letras profundas e elaboradas.

Meu maior tesouro de autoria de Davi Sacer é uma envolvente canção de exaltação a Jesus, pois sem Ele nada podemos fazer (João 15:5).

Fala Deus de autoria do pianista Ronald Fonseca foi a música de trabalho nas rádios e concorre ao Troféu Talento de melhor canção de 2005. “Fala Deus, meu coração está aberto. Fala Deus, preciso muito ouvir a Tua voz, vem me ajudar. Fala Deus, basta uma só palavra pro sobrenatural acontecer e nada me será impossível”. Com certeza é uma bela oração que justifica a indicação ao prêmio.

Adorador se resume numa frase da própria canção. “Quero que a Tua procura termine em mim, quero ser um verdadeiro adorador”. Mais uma canção que envolve com a intensidade com que é interpretada.

Jesus Maravilhoso segue a linha de exaltação a Cristo que permeia os louvores anteriores e nos chama a atenção desde a introdução.

Mais de Ti é uma canção prato-cheio-pro-dirigente-de-louvor-ministrar-com-a-igreja. Canção de 4 frases centrada nas dinâmicas do instrumental e nas nuances do vocal.

Pra chamar Tua atenção é a canção que dá nome a este competente, musical e criativo trabalho. Interpretada apenas com piano e voz, a letra nos chama a reflexão. “Vou me renunciar. Não posso mais viver se não for pra Te agradar”.

O Teu amor é real e Chamado a excelência terminam esta parte contemplativa da gravação sustentando sua qualidade em todo o repertório.

Quebrando o clima introspectivo do disco, Tributai fecha a gravação com mais uma ótima canção de exaltação a Jesus, desta vez em ritmo de frevo, criando um cativante clima de festa.

Gravado ao vivo na Igreja Unção de Deus nos dias 26 e 27 de março de 2005, o Ministério consegue atingir o intuito a que se propõem com o título do CD. Com certeza chamou a atenção de Deus pela oferta de tempo e dedicação nos ensaios, como também chamou a nossa pela qualidade musical excepcional e pela inspiração das canções.
Para Chamar Tua Atenção (CD) 01/05

Avalie e dê sua nota

1 - Santo
2 - Eu Te Amo
3 - Eu Te Exalto
4 - Meu Maior Tesouro
5 - Fala Deus
6 - Adorador
7 - Jesus Maravilhoso
8 - Mais de Ti
9 - Para Chamar Tua Atenção
10 - O Teu Amor é Real
11 - Chamado à Excelência
12 - Tributai

Roberto Azevedo

Roberto Azevedo é cristão e membro da Comunidade Evangélica Betel (RJ). É militar e curte música, filmes e games (não necessariamente nesta ordem). É o principal colaborador do SuperGospel desde 2005.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook

Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.

Entrar no grupo

Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.