Notícias

Confira nossa conversa com Leandra Almeida, que falou sobre seu novo CD - Canções que marcaram

Redação em 07/07/12 3694 visualizações
Para ela, morar longe dos grandes centros urbanos do País não é empecilho. É apenas um desafio. Natural de Jaru, Rondônia, Leandra Almeida prepara-se todos os dias para realizar o seu trabalho com excelência. Ela está finalizando o álbum “Canções que Marcaram”, uma coletânea de hinos que pela beleza de suas melodias e riqueza poética atravessaram décadas e permanecem sendo cantados nas igrejas de todo o mundo. Esse é o segundo disco de Leandra.

O primeiro, “A Casa da Tua Glória”, foi lançado em 2009. Ela começou a cantar ainda criança nos cultos da igreja onde cresceu. Filha de pais cristãos, tinha no avô paterno um grande incentivador. Foi ele que lhe ensinou as canções do Cantor Cristão. Mais tarde Leandra passou a se interessar por outras atividades, como o comércio, uma tradição da família.

Casada com Júlio César, que também é filho de comerciantes, tinha como objetivo montar uma empresa. Nos planos dela não havia mais lugar para a música. Mas a chegada dos filhos, Juliany, 11 e Gabriel, 7, mudaram sua vida e a reconduziram ao antigo sonho de cantar. Conversamos com a cantora para saber mais sobre a sua carreira e o próximo lançamento, “Canções que Marcaram”.

Leandra você tem um nome diferente, Aleandra. Existe alguma história relacionada ao seu nome e porque você o reduziu para Leandra?

Minha mãe, Lúcia, estava lendo um livro na época em que estava grávida de mim e havia uma personagem com esse nome, Aleandra. Então ela disse que se fosse uma menina se chamaria Aleandra. Tirei o A para facilitar pois muitos irmãos ao me chamarem, achando que o nome está errado, me chamavam de Alessandra, Alexandra, etc... Então eu acabava ficando sem identidade..rs...

Você nos disse que começou a cantar na igreja, ainda criança, e foi incentivada por um avô. Porque você perdeu o interesse pela música e como sua família e incentivadores reagiram quando você desistiu da carreira de cantora?

Aos poucos a minha vida foi tomando outro rumo, mas me lembro de um episódio que acredito ter contribuido muito para que isso acontecesse. Eu cresci em um lar cristão e na igreja que congregávamos existiam muitos preconceitos quanto a usos e costumes. Aconteceu que, já pré-adolescente, ainda sonhando em ser cantora, um dia uma professora dominical disse a mim e à minha mãe que eu não poderia cantar pois eu estava usando uma blusa sem mangas. Minha mãe se entristeceu muito com isso e me desencorajou de continuar a cantar. Então comecei a tomar outros caminhos e um deles foi o comércio, que é o ponto forte da minha família.

Você realizou o desejo de ter seu próprio negócio. Que aconteceu para você voltar ao antigo sonho de cantar?

Casei-me com o Júlio Cesar e quando completamos quatro anos de casados nasceu nossa filha, Juliany. Ela nasceu portadora de baixa visão. O primeiro oftalmologista que a diagnosticou, disse que ela só tinha 5% da visão. Isso me tocou profundamente e me levou a fazer uma aliança com Deus. Meu segundo filho, Gabriel, também nasceu com baixa visão. Prometi a Deus que abriria mão dos seus sonhos, planos e propósitos para viver os que Ele tinha para mim. Então, com o passar do tempo, fui reconduzida ao louvor. Através do ministério da música abençoo vidas e Deus abençoa meus filhos. Deus tem sustentado cada passo deles, em todos os sentidos.

Você gasta quatro horas de carro para ir de sua casa até a cidade onde fica o estúdio de gravação e quatro para voltar. Como você encara esse tipo de dificuldade? Já pensou em desistir por causa disso?

Essa é a menor das dificuldades que enfrentei e enfrento no ministério. Um dos maiores desafios para mim é ter que abrir mão do meu comércio (sou comerciante de sangue, vendo até pedra...rs..). Abrir mão de algo em que sou boa, para me preparar para o ministério. Mas desistir não dá mais. Já fui longe demais para voltar atrás. “Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus!” Lucas 9:61

Como você se prepara para fazer seu trabalho com excelência?

Minha vida tem sido uma correria: fiz três anos de canto com a professora Alciane Estulano e depois mais oito meses com Luciano Élives. Agora, de segunda a quinta, estudo piano clássico e teoria musical com a Hellen Andrade, e violino, com o professor Enzo Crisóstomo.

Como nasceu o projeto Casa da Tua Glória que deu origem ao seu primeiro CD? Quem é o produtor musical? De quem são as músicas?

Quando comecei a estudar com a Alciane meu interesse era somente melhorar para ajudar mais no ministério de louvor da minha igreja, onde eu já estava integrada. Foi ela que identificou que Deus estava me chamando para algo além das quatro paredes da minha igreja. Ela me apresentou ao Rodrigo Gomes, um produtor musical que mora no Rio de Janeiro. Oramos e entendemos que era a hora de começar a sonhar com o projeto. As canções começaram a brotar em meu coração. Nessa busca para entender se isso era mesmo direção de Deus, algumas vezes minha família se sentava à mesa para as refeições enquanto eu, em jejum, me alimentava da Palavra. As canções nasceram nesses momentos de profunda comunhão com Ele.

Qual música sua teve maior aceitação nas igreja e nas rádios?

A música título do CD: Casa da Tua Glória. Apesar de diariamente receber testemunho de diversas músicas desse álbum. As pessoas chegam para mim e me dizem: aquela música tal fala tanto ao meu coração, parece que foi feita para mim...

Você compararia o seu tibre de voz com o que qual cantora?

Compararia com o da cantora Soraya Moraes. Canto confortavelmente as canções gravadas por ela.

Muitos cantores dessa geração gravaram hinos antigos: Thalles, André Valadão e outros. Porque você também resolveu gravar essas canções de domínio público?

Quando estávamos ministrando sempre havia alguém que chegava para mim ou para meu esposo e pedia para que gravássemos essas canções. Então começamos a perceber que esses pedidos estavam vindo com muita frequência. E de diversos lugares. Colocamos em oração esses pedidos e a cada dia o Senhor tem confirmado que foi Ele mesmo que ordenou esse trabalho.

Quais foram os hinos selecionados? Qual foi o critério usado para a escolha das canções?

Foram dez canções: Porque Ele vive; Solta o Cabo da Nau; Mais Perto Quero Estar; Glória, Glória, Aleluia; Santo, Santo; Tu és Fiel, Senhor; Rude Cruz; Firme nas Promessas; Alvo Mais que a Neve e Sou Feliz. A canções escolhidas são as que mais falam ao meu coração. E entendo também que elas fazem parte de uma mensagem geral que eu quero passar - a de resgatar vidas. Ministrar nas vidas das pessoas aquele tempo do primeiro amor. Tempo de família, de inocência, de querer Deus acima de todas as coisas, sem interesses, sem hipocrisia, tempo em que Deus era o centro, era suficiente, e que a Graça dEle nos bastava.

Qual será a música de trabalho e porque essa música foi escolhida?

Está difícil escolher a música de trabalho para esse CD. Todas são tão especiais... Ainda não definimos.

Em que fase está a produção de Canções que Marcaram? Já tem data prevista para o lançamento?

O disco está quase pronto. Já está na fábrica. Estamos orando para que daqui há uns 30 dias já tenhamos essas cópias em mãos para começar a distribuir.

Quem produziu esse álbum e quem fez a arte? Que conceito foi usado na arte?

A produção geral foi conduzida por mim. Quem fez os arranjos para as músicas foi o Klayton Galdino, já a arte foi produzida por Junior Negrão, da Boaz Creative. Pensamos em algo que ficasse moderno e ao mesmo tempo estivesse dentro do tema do CD. Que levasse a pessoa a viajar no tempo, em épocas passadas e que trouxesse um clima de paz, serenidade e da presença de Deus. Cada detalhe do CD foi pensado e planejado para que a mensagem de Deus estivesse sendo clara e presente em cada ponto.

Você fará uma turnê de divulgação de Canções que Marcaram. Já pode adiantar quais as cidades que irá?

Sim, Com certeza estamos ansiosos para ter em mão esse trabalho para iniciar a turnê de divulgação. Queremos começar por Guajará-Mirim (Rondônia), Belo Horizonte e outras cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, cidades do Espirito Santo, Fortaleza e cidades de Sergipe.

Você tem expectativa de gravar clipes com músicas deste CD e até mesmo do seu primeiro trabalho, uma vez que a divulgação alcançou mais a região norte/nordeste?

Tenho sim, sempre que penso em um clipe, a música Porque Ele Vive vem ao meu coração. Acredito que esta será a música usada para o primeiro clipe.

Qual o texto bíblico que mais combina com Leandra Almeida, que norteia sua vida?

Isaias 60 é o meu texto.

Por: Cleris Cardoso
- GN1TV e Produções (31)3023-1998
Fotos: Suzi Caldeiras (Foto Art)

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook