Notícias

Confira nossa conversa com o pastor Marcus Vinicius, líder da Comunidade Evangélica de Nilópolis

Redação em 02/03/12 5020 visualizações
A Comunidade Evangélica de Nilópolis, do Rio de Janeiro, apresentou em fevereiro de 2012, seu mais novo trabalho: Geração fiel.

O álbum tem 11 canções inéditas, sendo oito de autoria do Pastor Marcus Vinicius, líder do ministério e seu principal vocalista, e outras três em parceria com Robson Breder, Silas Fernandes, Serginho e Marcela Andrés.

O grupo é considerado um dos pioneiros do meio cristão a gravar um disco colocando o público para cantar em primeiro plano. Geração fiel é o décimo álbum do CEN que, em mais de 20 anos de carreira e por milhares de CDs vendidos, é responsável por vários singles cantados até hoje pelas igrejas de todo Brasil como, "Eu Quero é Deus", "Não há Deus Maior", "Descerá Sobre Ti", "Na Casa meu Pai" e outros inúmeros sucessos.

O projeto, produzido por Rafael Oliveira, chega para marcar um novo tempo na Comunidade de Nilópolis, com restituição de muitos sonhos, projetos e unção.

Confira abaixo nossa entrevista exclusiva.

Supergospel - Supergospel - Fale um pouco sobre o significado deste novo CD para sua carreira solo, bem como para o seu crescimento.

Geração Fiel veio para dar um novo rumo para minha carreira como cantor, como ministro de louvor e principalmente como compositor, abrindo oportunidades para novos valores e parceiros em composições.

Quero ampliar este projeto de parceiros conforme acontece no meio secular, quebrando assim barreiras entre compositores e cantores do meio gospel.

É tempo de compartilhar composições, sentimentos, amizades e alianças em um meio tão corrido como o nosso.

Supergospel - Supergospel - Como foi seu início na Comunidade Evangelica de Nilopolis?

Um início que é igual para todo mundo. Difícil, árduo, poucas oportunidades, tapinha nas costas dizendo que suas musicas são legais e etc.

Mas fomos a luta, acreditamos em nossas canções, no chamado, na unção. Sem o poder da internet, sem o poder da TV, sem o poder das rádios, com apenas uma radio evangélica no Brasil, especificamente no Rio de Janeiro.

Foi um milagre ver as nossas canções sendo tocadas em todo o mundo, vimos cumprir a Palavra que está em Genesis 1.28, que diz, “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra”.

Fecundamos a música, multiplicamos as canções e enchemos a terra com estes louvores.

Supergospel - Quais músicas da CEN marcaram o povo brasileiro em toda a sua carreira? E qual o segredo de fluir tantas canções ungidas e que viraram singles rapidamente?

As músicas que marcaram foram: “Descera sobre Ti”, “Jesus é a aliança”, “Não há Deus maior”, “Deus sara essa nação” e “Eu quero é Deus”.

Fazer músicas que caem na graça do povo, como aconteceu e tem acontecido conosco é uma tarefa para poucos no mundo.

Primeiro segredo: Ser escolhido por Deus.

Segundo segredo: Não se contaminar com o mundo, ou seja, não ouvir musicas seculares em hipótese alguma.

Este é o meu segredo que revelo hoje para vocês em primeira mão.

Terceiro segredo: Saber que é do céu que vem estas canções maravilhosas.

Supergospel - Uma das coisas que chamou a atenção nos primeiros CDs da CEN foi a igreja cantando junto e bem alto, como por exemplo, a música ''Não há Deus Maior'', onde a igreja aparecia em primeiro plano. Essa simplicidade é o que falta hoje em dia nas canções.

Esse momento foi interessante porque resolvemos deixar a igreja cantar sem o apoio de back vocal, com um pequeno apoio do ministro e com um arranjo extremamente simples.

Era somente a igreja cantando. Era a voz da noiva chamada para encantar o mundo como aconteceu. E o mundo todo cantou “Não há Deus maior”.

Supergospel - O que você acha da abertura que a mídia secular tem dado aos evangélicos?

Como eu sempre digo brincando, “é uma espada de dois legumes!”

Temos que prestar muita atenção com estas oportunidades, pois se olharmos na vida de Jesus, nosso modelo, Ele também teve oportunidade de se envolver com o secular, foi levado ainda pelo diabo em um lugar muito alto, viu todos os reinos do mundo e a glória deles e recebeu a proposta: “Tudo isso te darei se prostrado me adorares”.

O diabo quer a nossa adoração, mas Jesus respondeu numa precisão incrível em Mateus 4 .8 – “Ao Senhor adorarás e só a Ele darás culto”.

Temos que refletir mais sobre isso nesses dias.

Supergospel - Sabemos que a CEN foi um dos primeiros grupos do cenário gospel a fazer eventos em grandes casas de shows, exposições e eventos de prefeitura. Como foi isso? Vocês se sentem responsáveis por essa revolução que aconteceu na música gospel?

É verdade. Por ter alcançado um repertório muito grande, muito pra cima e que fazia o povo sair do chão, tivemos a oportunidade que poucos tiveram, subir em palcos e cantar para 50, 70 e até 160 mil pessoas.

Tivemos que aprender a ministrar para uma massa jamais vista por um grupo evangélico. Os pioneiros em fazer multidões cantar, pular e celebrar, essa é a Comunidade Evangélica de Nilópolis.

Supergospel - Você revolucionou a maneira de ministrar, com um estilo alegre e ousado, pulando e dançando até mesmo dentro da igreja. Hoje todos os ministérios fazem isso. Você se sente responsável por ter sido o pioneiro?

Foi uma coisa muita natural no nosso ministério. ’Comecei a compor músicas que faziam o povo feliz, que dançava, pulava, sorria e esquecia seus problemas, até que esse louvor de igreja explodiu e avançou, chegando até aos grandes palcos e casas de eventos.

Não tenho como negar esta afirmação dada por vocês, foi algo natural que aconteceu, fico feliz por isso.

Supergospel - Como você vê a adoração do povo brasileiro hoje em dia?

Temos nos afastado um pouco da verdadeira adoração por muito motivos. Um deles é a prostituição, a ganância pelo volume de dinheiro que trouxe aos envolvidos, gerando escândalos sexuais, separações, litígios, rachas de ministérios e fazendo com que os ministros de louvor das igrejas sonhem em ter uma carreira de sucesso, apoiados por pastores com apenas uma visão financeira.

Precisamos urgentemente mudar esta concepção para salvar a adoração genuína.

Supergospel - Geralmente, quem produz seus CD’s? E as composições, são de quem?

Hoje quem faz todas as produções da Comunidade é meu filho, o produtor Rafael Oliveira, baterista da CEN, nos seus próprios estúdios, um situado na Barra da Tijuca e outro em Nilópolis, abertos para todos os que quiserem gravar o seu CD, DVD, clipes e etc. (studios189.com.br) .

Supergospel - Quais são os projetos do Ministério para 2012?

O nosso foco maior é acreditar em um novo momento que o Brasil esta vivendo na área da música gospel, fazendo com que o mundo conheça a forca do evangelho do Senhor Jesus através da música, que foi tão discriminada ao longo dos anos.

Temos a oportunidade que outras gerações não tiveram, não podemos desperdiçá-la.

Supergospel - Como vocês se sentem, depois de duas décadas, ainda serem considerados uma das maiores referências no louvor e adoração no Brasil?

É um privilégio para nós termos atravessado duas décadas, não mal comparando e sim bem comparando com os dois mais importantes momentos que o povo de Israel viveu.

Primeiro o mar vermelho, representando a primeira década, sem saber muito o que estava acontecendo com os nossos membros, dúvidas, abandonando sonhos paternos, abandonando empregos, contrariando projetos humanos, arrastando multidões sem saber bem onde isso tudo ia parar.

Mas na segunda década então, atravessando agora o rio Jordão, um novo tempo, mais maduro, conhecendo mais profundamente o Senhor, compondo canções mais eficientes e tendo a certeza que a nossa música teve um papel importante no avanço e no crescimento do evangelho no mundo inteiro.

supergospel - Qual conselho você daria para os ministérios que estão iniciando?

Façam tudo para agradar ao Senhor, não facam nada visando sucesso, fama e dinheiro. Sonhe baixo e o Senhor te levara nos sonhos mais altos, sonhe em ser adorador, uma benção. Este é um conselho de um levita que sonha os sonhos de Deus.

Supergospel – Hoje, além de grandes eventos, shows de prefeitura e exposições, vocês ministram muito em igrejas, congressos de Jovens e encontros de adoradores?

Sim. Fazemos de tudo para atender todos os convites que temos, mas sabemos a dificuldade de atender a todas as agendas por falta de data, mas queremos este ano participar mais de eventos como Congressos e encontros de adoradores, já que somos muitos solicitados para eventos de prefeitura. Queremos esta porta aberta para 2012.

Supergospel – Qual a sua opinião em relação ao mercado de pirataria de CDs e download ilegal de músicas?

Em um projeto gastamos um ano de oração, jejum, montes, consagração e envolvemos muitas pessoas. O valor financeiro é alto, o sonho é ver o povo adquirindo, valorizando o ministério, cantando as canções na igreja, mas a realidade é outra.

Nos deparamos com a falta de carinho e caráter por parte de algumas pessoas, é deprimente, não consigo entender tal atitude, mas mesmo assim, como diz uma canção do nosso CD novo: Não pare, não pare, não pare.

Supergospel – Poderia deixar um recado para nossos leitores?

Deixo pra vocês leitores essa oração que é a primeira faixa do nosso novo álbum “Geração fiel”.

"Pai vem sobre nós. Muda, transforma e realiza em nossas vidas aquilo que a terra não pode nos dar. Nós somos teus Senhor e todo o nosso amor. Sei que é difícil a caminhada, mas tu nos faz fortes, pois fazemos parte da geração fiel".

Mais informações:
Site: www.comunidadedenilopolis.com.br
Twitter: @cenilopolis

Fonte:
Nova Agencia Gospel
Telefones: (21) 2411-3475 | (21) 7831-9202 | ID 83*59111 | (24)8125-3935 TIM
Twitter: @_agenciagospel
Facebook: www.facebook.com/novaagenciagospel

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook