Notícias

Confira nosso bate papo com Ivan Barreto, líder no Minisério Casa Nova e compositor do Regis Danese

Roberto Azevedo em 28/02/12 3774 visualizações
“Muitas vezes o compositor passa despercebido. Todos conhecem o cantor da música “tal”, mas o compositor, aquele que teve a inspiração e a direção do Espírito Santo fica, muitas vezes, no anonimato, a ponto de as pessoas acharem que a canção é do próprio cantor”. Ivan Barreto.

Baseado nesta premissa estamos abrindo este espaço para os compositores compartilharem suas experiências com nossos leitores. O contato pode ser efetuado através do email: [email protected]

Confira abaixo nossa primeira entrevista da SÉRIE COMPOSITORES.

Nascido em Cabo Frio - RJ, o cantor e compositor Ivan Barreto teve seu primeiro contato com a música na infância, quando cantava e tocava na igreja. Criado em um lar Cristão e embalado pelo Espírito Santo, já com 13 anos de idade, começava a escrever suas primeiras canções. No ano de 1997 mudou-se para Uberlândia – MG.

Depois de alguns anos, já cantando suas composições em cidades circunvizinhas, conheceu em uma de suas apresentações, na cidade de Catalão - GO, sua esposa Helysangela Barreto, com a qual casou-se e formou uma família completada pelo seu filho Arthur.

Assim que se casou, Ivan começou a direcionar suas composições para as necessidades da igreja, foi quando surgiu o ministério Casa Nova, do qual é líder, juntamente com sua esposa. Hoje segue com a família louvando e adorando a Deus por todo o Brasil com suas composições.

Supergospel – Como foi seu início como compositor?

Quando eu era criança eu era péssimo em matemática, eu não me dava bem com números e ficava muito chateado com isso, mas se me dessem um trabalho para escrever sobre a natureza, sobre a vida das pessoas ou sobre qualquer outra coisa no mundo, minha mente se abria e eu começava a enxergar as coisas com outros olhos, meu coração acelerava e meu pensamento viajava em busca das mais belas palavras que eu poderia encontrar em meu tão simples vocabulário, foi aí que descobri que Deus tinha me dado algo diferente dos alunos que muitas vezes zombavam de mim, uma habilidade que pode mudar o mundo, o poder de fazer música.

Supergospel – Quem já gravou suas canções?

Depois que gravei o meu primeiro CD com o Ministério Casa Nova, Deus abriu as portas para que eu pudesse estender meu ministério com cantores como, Régis Danese, Andrey Jr, Dayan de Alencar, Denyse Bittencourt e Ministério Road, entre outros.

No momento estou preparando canções para Soraya Moraes e Jamille, com as quais fiz contato recentemente.

Supergospel - Poderia citar para nossos leitores algumas de suas composições mais conhecidas?

Com certeza as composições mais conhecidas são "Eu e minha casa" (Régis Danese), "Betesda" (Ministério Casa Nova e Régis Danese), "Tempo de recomeçar" (Ministério Casa Nova), "Vou confiar" (Régis Danese) e "Celebrai" (Régis Danese)

Supergospel – Como nasceu a sua parceria com o cantor Regis Danese?

Conheci o Régis quando ele estava fazendo a mixagem do seu primeiro trabalho em Uberlândia, no estúdio do meu amigo e produtor Renato Borba, o qual nos apresentou.

Na época eu tocava guitarra em uma banda de rock chamada Audi7, mas também cantava algumas de minhas composições e quando cheguei para gravar tive o prazer de conhecer este homem de Deus.

Me lembro que ao me ouvir cantar ele me aconselhou dizendo, “rapaz você tem lindas composições e uma bela voz, mas acho que você deveria gravar um CD voltado para a igreja”.

Passado alguns anos, Deus começou a me dar várias canções destinadas a adorar, profetizar e a exaltar seu santo nome, fui apresentado então ao arranjador do Régis, Josué Godói, que produziu meu disco e mostrou algumas de minhas composições a ele na preparação do álbum “Família”. Pouco tempo depois fui convidado pelo Régis a ir a sua casa, e aí começou um laço de amizade e um projeto de Deus que só trouxe bênçãos para nossas vidas.

Supergospel – Fale sobre suas canções no CD “Família”?

Pro CD “Família” eu não tinha muitas canções e por se tratar de um álbum temático, ou seja, em torno de um tema, no caso Família, ficaria mais difícil compor de última hora.

Mesmo assim peguei o tema e compus três canções das quais duas são em parceria com o Régis, que são, “Eu e minha casa”, “Oração da família” e “Celebrai”.

Destas a que mais se destacou foi “Eu e minha casa”, que é uma canção de alegria convidando a família a se alegrar na presença de Deus. Esta canção é cantada hoje nas rádios, nas igrejas e nos shows do Régis em todo o Brasil.

Supergospel – E em relação ao novo álbum dele “Tudo novo”?

“Tudo Novo” foi um presente de Deus para minha vida, para a vida do Régis e para o povo de Deus. Sem dúvida podemos dizer que é o melhor projeto de sua carreira até agora. Quando ele me convidou para compor canções senti uma grande alegria e também uma grande responsabilidade, pois me preocupo em saber o que Deus quer falar ao seu povo.

O Régis é um profeta de Deus para nossa geração, então pedi ao Espírito Santo que me desse canções proféticas e ele me deu estas canções. Uma delas mexeu muito comigo e com o Régis, que foi “Vou confiar”, que fala sobre Jó. Me lembro que estudei quase o livro inteiro de Jó para compor esta canção e não falar besteira. É muito difícil falar sobre este grande homem que foi Jó, por isso me cuidei para não cometer erros irreversíveis que muitos cometem ao compor sem consultar a Bíblia. Esta canção levou mais de um ano para ficar pronta. Eu tinha apenas o refrão, mas não conseguia a estrofe, e quando veio o convite Deus me deu toda a letra e também a melodia.

“Tudo novo” contém doze faixas, das quais oito são composições minhas, ou seja, quase 80%. São elas: “Betesda”, “Vou confiar”, “Deus da família”, “Eu sou mais que vencedor”, “Bendito serei”, “Casa de Deus”, “Tudo novo” (música tema) e “Não vou desistir”, que é uma parceria com Kelly Danese, esposa do Régis.

Supergospel – Você também é líder de louvor na igreja onde ministra através do Ministério Casa Nova. Poderia nos contar um pouco sobre esse projeto?

Durante 14 anos fiz parte da liderança de louvor da igreja da qual eu e minha família somos membros, Igreja Metodista Renovada em Uberlândia. A líder é a pastora Arminda, esposa do meu Bispo Carlos Henrique Ferreira. Eles são nossa cobertura espiritual e nossos grandes amigos, com eles eu aprendi que “não adianta ter talento sem ter unção”, mas devido as viagens com o Ministério Casa Nova, não é possível estar sempre presente.

Foi em minha igreja que aprendi o que é ser um ministro, muitas de minhas composições foram feitas enquanto eu estava na igreja. Fora a casa da minha sogra, Ana, o melhor lugar para se compor é em minha igreja...rs. Minha sogra é uma mulher de oração e quando entro no quarto dela pra compor, meu Deus, é fogo puro..rsrs. A canção “Betesda” foi feita na casa dela, quem diz que sogra é ruim é porque não conheceu a benção que é a minha...rs

O Ministério Casa Nova é formado por mim e minha esposa, Helysangela Barreto. Nós estamos atualmente em São Paulo divulgando nosso primeiro CD, que se chama “Tempo de recomeçar”. A canção “Betesda”, que o Régis Danese regravou, é a canção que abre nosso disco, só que na minha voz.

Dentre as 11 faixas do disco destacamos “Tempo de recomeçar”, tema do trabalho, que é interpretada por minha esposa. Todas as músicas são de minha autoria e estão disponíveis em nosso site www.ministeriocasanova.com.br e nosso canal youtube http://www.youtube.com/user/ivannegron1?feature=mhee

Supergospel – Como estão os preparativos para o lançamento do segundo álbum e quais são seus projetos para 2012??

Estamos muito felizes por tudo o que Deus fez em nossas vidas em 2011, e ele nos prometeu muitas bênçãos para ano de 2012. Uma delas é a gravação do segundo projeto do Ministério Casa Nova que ficará pronto entre janeiro e fevereiro. Para este disco eu compus 12 lindas canções, inspiradas por Deus e que refletem minha comunhão com o Senhor.

Gosto de cantar o que vivo e de viver o que canto. Em uma das canções, meu amigo Régis Danese estará fazendo uma participação mais do que especial. Também nosso primeiro DVD está sendo projetado para este novo ano e muitas bênçãos ainda estão por vir, aguardem!

Supergospel - Poderia deixar um recado para nossos leitores e compositores?

Para os leitores eu deixo o seguinte recado: Quando ouvir uma canção tocando na rádio ou através de um CD, procure saber quem é o compositor e orem por ele, peça a Deus que o cubra com seu sangue e o proteja com sua poderosa mão, porque são eles, através do Espírito Santo, os responsáveis pela canção que está tocando, mudando e transformando a sua vida, nós compositores vivemos as mesmas dificuldades que você vive e escrevemos sobre elas, mas também escrevemos sobre as vitórias as quais você declara cantando as canções, quando estamos tristes choramos, quando estamos alegres cantamos, mas quando estamos sofrendo compomos!

Existe uma antiga canção que diz “Os mais lindos hinos e poesias foram escritos em tribulação”, e é a mais pura verdade, o compositor que escreveu a canção “Sou feliz”, Horatio Gates Spafford, perdeu tudo o que tinha em um incêndio, suas quatro filhas em um naufrágio e foi neste dia que ele compôs e cantou “Sou feliz com Jesus”.

Muitas das canções que falam de vitória foram escritas em batalhas terríveis, muitas canções que falam de milagres foram escritas em momentos de morte, muitas canções que falam de alegria forame escritas em momentos de tristeza. A música é uma ferramenta que acompanhada da fé, pode mudar a história de muitas vidas!

Aos amados compositores deixo o que me foi ensinado através dos meus líderes, Bispo Carlos Henrique e Pra. Arminda. Não adianta você ter talento sem ter unção. Talento é algo que muitos têm, mas poucos são os que são os ungidos por Deus. O ungido é aquele que é escolhido por Deus para que o Espírito Santo se apodere dele. Quando Saul foi ungido rei por Samuel, o Espírito Santo se apoderou dele para livrar Israel, o povo de Deus – I Samuel 11:6.

Sua composição tem um propósito, ela é como uma flecha que atinge os ouvidos, impulsionada pela melodia, mas se nela estiver contida a unção de Deus ela vai atingir o alvo principal, que é o coração do homem e o coração de Deus!

Contatos:
Telefone: (34) 7812-8187 - ID 114*23342 composições
Para eventos: (11) 9700-9152 | (11) 8619-2131
Site: www.ministeriocasanova.com.br
Twitter: @IVANBARRETOcomp e @minisCASANOVA
Facebook: http://www.facebook.com/MinisterioCASANOVA?ref=tn_nonslim
Email: [email protected]

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook