Notícias

Confira nosso bate papo com Natan Brito, vocalista do Banda & Voz e produtor musical

Tiago Abreu em 20/11/15 2772 visualizações

Conhecido por ser o vocalista do grupo Banda & Voz, Natan Brito fez parte da cena cristã que impulsionou o uso de gêneros como a black music e a soul music para o repertório das igrejas. Também produtor musical de vários músicos do meio evangélico, Natan lançou três discos solo nos anos 90. Em entrevista ao Super Gospel, o músico conta sobre o seu trabalho, e também acerca de Jolce Brito, sua esposa, falecida em abril por conta de um câncer.

Natan, quando e como foi o seu início na área de produção musical?
Desde os 19 anos comecei a gravar e trabalhar com música, gravando back vocal em estúdios de 4 e 2 canais. No primeiro álbum, fomos produzidos por Peninha Suzano e foi uma escola. Assim vieram outros produtores, como Silas Lima Pereira, que foi moldando nossa carreira como produtor, e os vários estúdios que passamos com mesas e equipamentos diversos, estudando aqui e ali foi afinando nosso ouvido e claro, o bom gosto. Mas o que mais me ajudou foi ouvir muito som e produções de outros vários amigos produtores.

A produção do primeiro álbum de Cristina Mel foi assinada por você e Pedro Braconnot. Na época, você tinha ideia de que ela seria uma das cantoras cristãs mais notáveis dos anos 90?
Tinha quase a certeza que Cristina Mel iria ser umas das melhores artistas no cenário cristão brasileiro, como aconteceu. Ela é, ainda hoje, uma das melhores, senão a melhor intérprete da música evangélica do Brasil.

Você assinou arranjos em outros discos de Cristina. Como é a sua relação com a cantora?
Cris é um amor de pessoa e somos amigos. Não somos tão próximos hoje porque cada um tem seu trabalho e é difícil estar junto o tempo todo.

Cite para nossos leitores com quem você já gravou.
Cristina Mel, Léa Mendonça, Yerushalém, Fernanda Brum, Bruna Karla, Kleber Lucas, Marina de Oliveira, Alex Gonzaga, Carlinhos Felix, Rebanhão, Paulo César Graça e Paz, Martin Lutero, Sérgio Lopes, Feliciano Amaral, Kades Singers, Catedral, Kim, Renato Suhett, Marcos Góes, e vários outros...

Uma de suas produções mais notáveis foi os álbuns de Marina de Oliveira, Momentos Vol.1 e Momentos Vol.2. Nestes álbuns, a cantora trouxe o Rebanhão inteiro e grande parte do Banda & Voz, além de vários outros produtores, como Jairinho, Ernani Maldonado, Pedro Braconnot, Alexandre Massena, sem falar de músicos como Tuca e Marcelo Nascimento. Como foi gravar estes trabalhos com a "nata" da música cristã contemporânea da época toda reunida?
Foi lindo e marcante. Aprendi com todos eles e guardo aqueles momentos no coração até hoje.

Em quais projetos você tem trabalhado no momento?
Tenho feito alguns cantores novos e a Banda & Voz, no momento é o que estou trabalhando.

Quais bandas e cantores você costuma ouvir? Quais te influenciaram e te influenciam até hoje?
Anderson Freire, Wilian Nascimento , Matos Nascimento, Aline Barros, Cidade Negra, Paralamas do Sucesso... Aliás, ouço todos, porque pra trabalhar com arranjos e produção temos que estar ligados.

Qual o seu setup atual em relação a equipamentos, instrumentos e softwares?
Em meu estúdio pequenino uso o Pro Tools HD 10.

Como você avalia a música cristã nacional hoje?
Em termos técnicos, excelente! Há 40 anos, sonhávamos tocar em rádios seculares e TVs. Hoje, isso é quase realidade. Mas sinto que nem todo mundo grava o que curte cantar e tocar por conta de imposições mercadológicas. Por causa disso, a música é nivelada por baixo. Agradeço a Jesus por eu, em toda minha carreira, ter gravado aquilo que gosto de cantar e está impregnado em meu sangue (risos).

Este ano, você perdeu sua esposa, a tecladista Jolce Brito. Como você tem encarado esta situação, após tantos anos juntos?
Poxa, nem fale, ela era o meu amor! Era minha amiga, produtora, ela escreveu todos os arranjos que fiz de todos os álbuns que eu produzi e arranjei até hoje, só estou firme porque sei que ela está me esperando ao lado de Papai.

Você tem algum recado/mensagem para algum leitor que tem algum parente que sofre de câncer?
Sobre a doença, não tenho muita coisa pra falar, porque não tenho conhecimento. Com Jolce foi tudo muito rápido e ela ia ao médico regularmente. Mas sabemos que a prevenção é o melhor caminho, e se você que está lendo sofre desse mal, saiba que Jesus de Nazaré está do seu lado e Ele pode te curar. Confie, Ele é o Deus do impossível.

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:

Tiago Abreu

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), escreveu para o Super Gospel entre 2011 a 2019. É autor de várias resenhas críticas, artigos, notícias e entrevistas publicadas no portal, incluindo temas de atualidade e historiografia musical.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook

Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.

Entrar no grupo

Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.