Notícias
Conversamos com a banda Mattina que contou detalhes sobre seu primeiro EP - Quando a noite se for

As cinco faixas tratam das nuances do relacionamento com Deus, mostrando a fragilidade e a oscilação humana contrapondo com a abundante graça e a misericórdia divina e o EP já está disponível no facebook da banda para download gratuito. Basta acessar http://www.facebook.com/mattinaoficial, clicar em “curtir”, ouvir e baixar à vontade.
Confira abaixo nossa entrevista exclusiva:
Supergospel – Como surgiu a Banda Mattina?
A banda já existia há bastante tempo, porém com outro nome. Com a mudança de formação há dois anos, chegamos a conclusão que precisávamos de uma nova identidade.
Supergospel – Como nasceu o nome da banda?
Mattina significa “manhã” em italiano. O nome é baseado no salmo 30:5b “Ao anoitecer pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã”.
3Supergospel - O que mais marcou vocês durante a gravação do seu primeiro EP?
Estávamos muito ansiosos com o processo de gravação desse EP, pelo fato de ser o primeiro e pela nossa pouca experiência de estúdio. Deus nos abençoou muito, desde a escolha do local das gravações, no Studio RDO, em Barra de São Francisco, até a fase final da produção do álbum. Ver as músicas tomando a forma que havíamos planejado e ouvir a master pela primeira vez realmente foi muito marcante.
Supergospel - Em que consiste o repertório de Quando a noite se for? Qual a vertente? Quais os estilos?
O repertório do EP foi feito com músicas compostas e arranjadas exclusivamente pelos integrantes da banda. O estilo é o bom e velho Pop-Rock. Não buscamos uma vertente específica, tocamos aquilo que a gente gosta de ouvir, sem nos preocupar muito com o rumo musical que estamos tomando.
Supergospel - Como foi o processo de escolha das canções?
Foi muito tranquilo. Tínhamos que escolher 5 músicas entre umas 10 mais ou menos. Fizemos uma votação e as 5 mais votadas entraram no EP. Um fato engraçado aconteceu quando faltavam 2 músicas para fechar o EP. O resultado da votação foi tão contraditório que tivemos que fazer um segundo turno, rsrsrs.
Supergospel - Vocês pretendem investir na produção de vídeo clipes? Como vocês enxergam essa ferramenta dentro do seu ministério?
Sem dúvida. Um bom videoclipe é fundamental para a divulgação do nosso trabalho. Já temos inclusive alguns roteiros de prontos. No momento estamos orando e buscando boas parcerias para colocar em prática essas idéias.
7Supergospel - Hoje em dia, a ferramenta mais acessível economicamente, sem dúvida alguma, é a internet e o primeiro passo é contratar um profissional de web para cuidar de todo o seu projeto digital. Como vocês estão tratando a Identidade Visual do grupo?
Temos a felicidade de ter o Matheus (baterista) no grupo. Ele é publicitário e foi o responsável pelo projeto gráfico do EP, além de contribuir muito nas ações de marketing da banda. Mas reconhecemos a necessidade de ajuda profissional em diversas áreas, inclusive na web, para melhorarmos a nossa identidade visual e alçarmos vôos mais altos.
Supergospel – Qual a formação da banda?
Teclado (André Rigamonti), Contrabaixo (Bruno Magalhães), Voz (Douglas Rigamonti), Bateria (Matheus Soares), Guitarra (William Ferreira).
Supergospel – Musicalmente falando, o que influenciou vocês e o que vocês têm ouvido hoje em dia?
Fica difícil dizer o que nos influenciou, porque os integrantes tem experiências musicais bastante diferentes entre si. O William, por exemplo, curte um som mais pesado, meio hard rock e metal. Já o André vai mais na linha pop, muito influenciado por Michael W Smith, Amy Grant entre outros. O Matheus e o Bruno por sua vez se interessam também por um som mais alternativo... Todas essas influências estão impregnadas no nosso som. Musicalmente falando, o que temos de comum é que todos os integrantes participam do ministério de louvor das suas igrejas.
Supergospel – Em relação a música gospel que existe no mercado hoje, vocês curtem algum ministério?
Curtimos Palavrantiga, Crombie, Discopraise, Thalles, Third Day, Jars of Clay, Jeremy Camp, Sonicflood, Mutemath, Petra, entre outros.
Supergospel – Qual a opinião de vocês em relação ao mercado de pirataria de CDs e download ilegal de músicas?
O advento da pirataria física e digital mudou drasticamente o mercado fonográfico, reduzindo o faturamento de gravadoras e artistas. Por outro lado, seria hipocrisia deixar de observar que muita gente foi beneficiada com a pirataria, especialmente os artistas emergentes. O fato é que o mercado já demonstra que assimilou o golpe, à medida que novas estratégias de divulgação e arrecadação surgem diariamente.
Quando se trata desse assunto, é importante diferenciar download ilegal de download gratuito. O segundo é feito com a permissão do artista e/ou da gravadora. Nós da MATTINA por exemplo, liberamos as músicas do novo EP para download no facebook da banda. Não há pirataria nesse caso.
Supergospel - A cada dia vemos crescer o uso de meios eletrônicos, como o Twitter, o MySpace, Orkut, Youtube, entre outros, para divulgação do trabalho. O que vocês acham dessas novas opções de mídia?
Divulgação via web é fundamental para quem almeja ampliar a abrangência do seu trabalho. Em se tratando de um projeto independente como o nosso, todos os meios eletrônicos devem ser exploradas ao máximo e da melhor maneira possível para que os objetivos sejam alcançados. É o que estamos tentando fazer no momento.
Supergospel – Qual os objetivos de vocês para este final de 2011 e início de 2012?
Estamos nos preparando para os eventos de lançamento e divulgação do EP. O primeiro será em Vitória (ES) na Igreja Batista em Mata da Praia no dia 12 de novembro. Teremos um evento semelhante em dezembro na nossa cidade (Mantena/MG).
Para 2012 vamos focar nas estratégias de divulgação das músicas via web, especialmente nas regiões onde o EP não será distribuído. Se tudo der certo lançaremos 1 single e 1 clipe ao longo do ano e retornaremos para o estúdio para gravarmos um novo EP. Já estamos orando por tudo isso.
Supergospel – Poderia deixar um recado para nossos leitores?
Sirva a Deus de todo o seu coração, obedeça-o custe o que custar e acredite: A alegria vem pela manhã!!! Sl 30: 5; 11 e 12.
Contatos:
E-mail:[email protected]
Twitter: http://twitter.com/Mattina_oficial
Facebook: http://www.facebook.com/mattinaoficial
Sound Cloud:www.soundcloud.com/mattina
Ouças as músicas e saiba mais sobre:
Veja também no Super Gospel:
- A grande casa de shows Tokio Marine Hall recebe o “3 Palavrinhas” para uma apresentação inesquecível!
- Junior Silva feat. Jeyzer Maia, lança o single “Eu Sou O Que Sou”
- Duda Santos lança o single autoral “Eu Confio Em Ti” (Ao Vivo), superação pela fé em Deus
- Filipe Marques lança “Digno”, um single de exaltação a Jesus

Roberto Azevedo
Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.
Comentários
Para comentar, é preciso estar logado.
Faça seu Login ou Cadastre-se
Se preferir você pode Entrar com Facebook