Notícias

Conversamos com Alan Vieira que falou sobre seu novo trabalho solo - És meu tesouro

Roberto Azevedo em 08/03/12 2134 visualizações
Depois de um período sem gravar trabalhos autorais, o cantor e compositor Alan Vieira lançou, no final de Setembro, seu novo albúm, chamado És meu tesouro.

Com produção do Emosom Stúdio, o CD é caracterizado pelos belos arranjos e composições poéticas que engrandecem a Deus, sendo a maioria do próprio Alan.

Confira abaixo nossa entrevista exclusiva.

Supergospel – Quem é Alan Vieira?

Filho de Deus, apaixonado pela música, pela obra de Deus, produtor musical, compositor e ministro de adoração na Igreja de Nova Vida do Centro do Rio de Janeiro, do meu amigo pastor Cleo Holanda.

Supergospel – Como foi seu início na música e, mais especificamente, na área de louvor congragacional?

Desde muito pequeno, não sei precisar qual idade, comecei a aprender bateria na igreja o Brasil para Cristo em Olaria. Depois fui aprendendo um pouco de outros instrumentos, de acordo com a necessidade que a igreja tinha de músicos. Igreja pequena é uma escola pra isso né? Acabei me encontrando no piano/teclado.

E desde muito novo mesmo. Tenho fotos com 12 anos, ministrando na igreja, cantando e tocando. Anos depois, na igreja de Nova Vida da Tijuca, do meu querido amigo Pr Martinho Lutero, tive a chance de gravar meu primeiro disco ao vivo, que em breve será relançado e 10 anos depois gravo meu novo álbum, És meu tesouro.

Supergospel – O que mais marcou você durante a gravação do novo álbum – “És meu tesouro”?

O disco demorou 10 anos pra sair. E o que mais me marcou foi isso, pois hoje eu sei que precisava mesmo desse tempo. Se o disco tivesse saído antes teria sido muito diferente de como ele saiu, em vários aspectos, não somente na sonoridade, no repertório que mudou, mas também no meu momento pessoal.

Supergospel – Qual o estilo e sonoridade do disco? E quanto as canções? Como foi o processo de seleção do repertório?

A sonoridade do disco eu diria que é bem pessoal, pois mistura minhas influências de blackmusic, R&B, jazz, fusion, soul. Mas essa mistura não significa que o disco está, como alguns chamam, eclético. Cada música com um estilo, nada disso. Minha alegria foi conseguir encontrar uma sonoridade que eu estava buscando que reunisse tudo isso.

Você pode perceber, em cada canção, que o CD possui uma coluna vertebral que sustenta a sonoridade do disco perante texturas diferentes, obviamente, pois cada canção possui suas particularidades, mas existe uma veia principal que está em todas elas.

Supergospel – Como esta sendo a repercussão do CD nas igrejas e na mídia gospel em geral?

Até agora o feedback foi o melhor possível. Tem uma amiga lá da igreja que me diz sempre que gosta de ouvir o disco quando chega em casa do trabalho, pois faz um bem a alma dela. Parece que fez exercício de relaxamento, ou tomou um calmante, ela resume que o disco traz uma paz inexplicável e eu digo que é a paz de Deus que excede a todo entendimento.

Assim como ela muitas outras pessoas tem feito questão de me contar sobre o efeito das canções sobre suas vidas, suas famílias e etc. Isso me deixa realizado.

Supergospel – Você pretende investir em vídeo clipes? Como você enxerga esta ferramenta dentro do seu ministério?

Pretendo sim, sem dúvida. Todo veículo capaz de divulgar aquilo que Deus me tem confiado, creio ser benção. A única questão é que estou juntando dinheiro pra fazer um clip, pois custa mais caro do que fazer o CD (rs)

Supergospel - Hoje em dia, a ferramenta mais acessível economicamente, sem dúvida alguma, é a internet e o primeiro passo é contratar um profissional de web para cuidar de todo o seu projeto digital. Como você esta tratando a sua Identidade Visual?

Antes mesmo de lançar o álbum, a primeira coisa que lancei foi meu site www.alanvieira.com.br, pois entendia a importância desse canal que é uma via de mão dupla, serve tanto para que o artista possa se comunicar com o público, assim como para o público se comunicar com ele, assim mesmo com o twitter, facebook, etc. Atualmente quem está cuidando disso pra mim é o Wagner Soares que é um excelente profissional.

Supergospel – Em relação a música gospel que existe no mercado hoje, você curte alguma banda ou ministério?

Gosto muito do Fábio Serafim (www.fabioserafim.com.br), inclusive está lançando um novo álbum e eu canto uma canção com ele, assim como eu tive o prazer ter a participação dele no meu disco.

Gosto muito do trabalho do L-Ton que é um cantor de hip hop. Gosto de outros também, Stênio Marcius, João Alexandre, gosto muito do Leonardo Gonçalvez, da mulher dele, Daniela Araújo, enfim muitos.

Supergospel – Qual a sua opinião em relação ao mercado de pirataria de CDs e download ilegal de músicas?

Minha opinião é que isso é mera consequência dos preços altos praticados. E acredito também que existe o fator comodidade, pois é mais fácil fazer um download em minutos do que pegar o ônibus e ir a loja comprar. Mas acredito também que isso tira um pouco do valor da audição, a pessoa que vai até a loja comprar um CD, ouve com muito mais carinho e prazer e com um sentimento de satisfação pela aquisição, enquanto aquele que fez o download, involuntáriamente não dá tanto valor, e isso afeta o prazer da audição.

Confesso que a hiprocrisia me faz muito mal quando vejo um cantor ou gravadora fazer apelo contra a pirataria, mas vende o CD por 20 ou 25 reais. Acho incoerente. Ele tem de ser o primeiro a contribuir e incentivar não somente com palavras, mas baixando o preço.

Outro dia peguei o disco de um ministro de louvor, que vende o CD a 25 reais nas igrejas, e no encarte estava escrito um apelo contra a pirataria e usando ainda um texto de Jeremias pra espiritualizar o apelo, quando tudo isso é fruto dos altos preços praticados na venda de CDs.

Supergospel - A cada dia vemos crescer o uso de meios eletrônicos, como o Twitter, o MySpace, Orkut, Youtube, entre outros, para divulgação do trabalho. O que você acha dessas novas opções de mídia?

Acho ótimo, tenho conta em todos. Na verdade acredito que esses canais são divisores de águas nesse mercado, através deles, a possibilidade de você se fazer conhecer passou a existir, quando antes todos eram reféns da mídia paga.

Supergospel – Quais os seus planos para 2012?

Percorrer as igrejas ministrando e divulgando aquilo que Deus me confiou e cantar para que, através do meu canto, da minha música, eu venha trazer para as pessoas um pouco de esperança nesse mundo sem esperança, trazer paz quando a onda é do stress, e alento para alma deseperada. Vou relançar também meu primeiro disco, fazer uma nova tiragem, quero, a partir do meio do ano, se tudo der certo, já trabalhar no terceiro disco.

Supergospel - Poderia deixar um recado para nossos leitores?

Na busca por conhecer a Deus, Ele te levará a conhecer a si mesmo primeiro. E além disso, lute por seus objetivos, confie em Deus e trabalhe.

Deixe aqui os seus Contatos:
Telefone:tel: (21) 22218482 | (21) 7726-9599 id 106*11267
Site: www.alanvieira.com.br
E-mail: [email protected]
Twitter: @avieiramev

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook