Notícias
Conversamos com Valmir Soul que contou detalhes do seu primeiro CD - Festejar

Um cara simples, elétrico e cheio de vontade de ser feliz. Buscando adorar a Deus com a minha essência, minha música e meu coração.
Supergospel – Como foi seu início na música?
Comecei aos 13 anos, participando de um show de calouros na TV, cantando funk. Depois disso emplacamos um hit na Antena 1 Fm e de lá não parei mais. Aprendi a tocar violão nas revistinhas de cifras que se vendem nas bancas e passei a cantar música gospel pouco antes de minha conversão, aos 15.
Supergospel – O que mais marcou você durante a gravação do seu primeiro álbum – “Festejar”?
O processo todo foi muito rápido. Já cantava há bastante tempo, mas depois de ser finalista no Gospel Fest (o festival de música gospel promovido pela afiliada da rede Globo na Paraíba) fiquei motivado a fazer mais para o Senhor. As músicas vieram em outubro do ano passado e foram frutos de minha experiência pessoal com Deus.
Fiquei um mês inteiro na inspiração das letras, sendo ministrado por cada verso. Quando lancei o single “Festejar” na web, rádios de todo país começaram a incluir na programação. Tudo muito rápido e confesso que fiquei assustado com a repercussão.
Supergospel – Qual o estilo e sonoridade do disco?
É um disco dançante, black music, funk, soul music, sem deixar de lado as baladas de louvor e adoração. Um groove eletrizante, característica marcante e presente na maioria das faixas, fruto de um trabalho minucioso e exaustivo de Janison Carvalho, que assina a direção musical (que inclusive já produziu trabalhos para o Ângelo Torres).
Supergospel - E quanto às canções? Como foi o processo de seleção do repertório?
As canções têm muito de minhas experiências pessoais com Deus, minha história e minha percepção de mundo. Das 12, duas foram composições de parceiros, Dani Luna e Viviane Saal (Esperando por Ti e Marcado por Cristo respectivamente) e resgatei uma do tempo que eu cantava numa banda de reggae, chamada Reggae Luz (Sonho Lindo).
Todas as outras surgiram em outubro do ano passado, num processo de busca espiritual. Vinha num processo em que a vida secular, o trabalho e tudo mais estavam sufocando meu ministério, apagando a chama de Deus em meu peito. A música que cantamos não pode ser mais importante do que a vida que vivemos, se isso estiver acontecendo algo está errado. Todas as músicas passaram a ser a mensagem de Deus para minha vida, o que fortaleceu minha relação com Ele.
Supergospel – Como esta sendo a repercussão do CD nas igrejas e na mídia gospel em geral?
Tive uma aceitação muito boa nas igrejas. Principalmente com a música "Simplesmente louvor", que está sendo o hino de muitas igrejas e ministérios que conheço.
Fui chamado pela RiT TV no Rio de Janeiro para uma entrevista no programa Tudo.com e depois, muitas outras rádios passaram a incluir nossa música na programação. Fico feliz com esse canal aberto e pelas pessoas que acreditaram desde o princípio que iria dar certo.
Supergospel – Você pretende investir em vídeo clipes? Como você enxerga esta ferramenta dentro do seu ministério?
Claro. Não consigo imaginar a música hoje sem a imagem. Já venho postando algumas imagens de shows, apresentações. Mas ainda estou comedido. Preciso me despedir de uns dez quilos que me acompanham insistentemente. (Risos) Mas estou num processo de avaliação de produtora e direção, para fazer algo bacana, com nossa identidade e sem ficar devendo na qualidade.
Supergospel - Hoje em dia, a ferramenta mais acessível economicamente, sem dúvida alguma, é a internet e o primeiro passo é contratar um profissional de web para cuidar de todo o seu projeto digital. Como você esta tratando a sua Identidade Visual?
Comecei fazendo tudo sozinho, chutando, cabeceando e correndo pro abraço...Depois encontrei parceiros como o Max Britto, Agábio Jr. e outros que estão ajudando a montar uma identidade coerente e profissional.
Estamos trabalhando duro pra lançar nos próximos dias umas peças dentro do que achamos que vai apresentar melhor o nosso trabalho e honrar o Reino de Deus. Se é pra Ele tem que ser digno. Hoje, muito do que aconteceu comigo foi possível graças à web. Nunca vou esquecer isso.
Supergospel – O que você tem ouvido hoje em dia?
Newsboys, Bruno Mars, Adele, Michael W. Smith, Lenny Kravitz e tantos outros…escuto muita música, inclusive as minhas...ajuda a ser quem eu sou... Aqui no nordeste tem o Bruno Gusmão, Armando Acioly Jr, Sandro Max...uma turma super preparada que ainda vai dar o que falar por esse Brasil.
Supergospel – Qual a sua opinião em relação a abertura que a mídia secular tem dada a música gospel?
Vejo com bons olhos. Muita gente critica porque adora ficar à margem de tudo. Fiquei orgulhoso por ser tão bem representado por gente como Diante do Trono, Fernandinho, Fernanda Brum, Trazendo a Arca, Pregador Luo, gente competente, comprometida e boa no que faz.
Deixa o mundo ver que temos a qualidade musical e a fé, deixa nossa luz brilhar em meio à escuridão de uma mídia tão sedenta por coisas edificantes.
Supergospel – Qual a sua opinião em relação ao mercado de pirataria de CDs e download ilegal de músicas?
Pirataria não combina com a gente. O povo de Deus é diferente, e se não estiver sendo, alguma coisa precisa melhorar. Temos que valorizar mais o trabalho dos outros.
Quem busca um CD ou DVD pirata, não somente comete um crime, comete um pecado contra Deus. Quantas pessoas são afetadas, direta ou indiretamente, quando nos valemos de um mercado tão podre como o da pirataria? É errado e ponto.
Supergospel - A cada dia vemos crescer o uso de meios eletrônicos, como o Twitter, o MySpace, Orkut, Youtube, entre outros, para divulgação do trabalho. O que você acha dessas novas opções de mídia?
Comecei a tocar no sul e sudeste por causa de ferramentas como o twitter, hoje todas as mídias sociais são responsáveis por disseminar a informação numa velocidade impressionante. São um aliado importante na busca por estar mais perto das pessoas, tocando nas suas casas sem precisar de uma mídia maior como TV e rádio.
Supergospel – Quais os seus planos para 2012?
Recentemente lançamos o nosso CD no iTunes Store. Agora estamos preparando um clip e uma versão de uma música em inglês, para alçar voos maiores. Estamos estudando a possibilidade de gravação de um DVD, reunindo amigos e fazendo a festa.
Supergospel - Poderia deixar um recado para nossos leitores?
O nosso maior desejo é que todos vocês continuem firmes na fé, fortalecidos pela graça de Deus, ansiosos pela vinda de Cristo como nós estamos. Enquanto isso, valorizem o tempo que têm com a família, a igreja e amigos. Cantem muito e espalhem o amor nos corações carentes de vida. Deus abençoe sempre!
Clique aqui para adquirir o CD no iTunes.
Clique aqui para adquirir o CD no OneRPM
Clique aqui e confira o Sound Cloud de Valmir Soul
Contatos:
Facebook: www.facebook.com/valmirsoulcantorTwitter: @valmirsoul
Telefones: (83) 8888.7779 / (83)8827-6080
Youtube: www.youtube.com/valmirsoul
Ouças as músicas e saiba mais sobre:
Veja também no Super Gospel:
- A grande casa de shows Tokio Marine Hall recebe o “3 Palavrinhas” para uma apresentação inesquecível!
- Junior Silva feat. Jeyzer Maia, lança o single “Eu Sou O Que Sou”
- Duda Santos lança o single autoral “Eu Confio Em Ti” (Ao Vivo), superação pela fé em Deus
- Filipe Marques lança “Digno”, um single de exaltação a Jesus

Roberto Azevedo
Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.
Comentários
Para comentar, é preciso estar logado.
Faça seu Login ou Cadastre-se
Se preferir você pode Entrar com Facebook