Análises

Welcome to the Freak Show (dc Talk)

Éber Freitas Dias em 16/08/04 8155 visualizações
Uau! É realmente um enorme prazer poder escrever algo sobre dc Talk! Posso dizer sem sombras de dúvida que esta é, de longe, uma de minhas bandas favoritas. Continuo me lembrando das madrugadas em que ficava acordado para assistir o programa "Clip Gospel" da extinta Rede Manchete, e assistíamos clipes muito legais de clássicos como "Hardway", "I Luv Rap Music" e etc... "Jesus Freak" foi o primeiro cd que comprei na minha vida!

O disco "Welcome To The Freak Show" foi lançado em meados de 1997, então você me pergunta: Por que escrever sobre um álbum que foi lançado a tanto tempo? Bem, existem basicamente duas explicações lógicas. 1) Este cd estava fora do mercado brasileiro já a algum tempo, mas a pouco, a querida Bom Pastor nos deu o presente de re-lançar o disco! 2) Dia 26 de Junho (2003) haverá um show super legal de Kevin Max, um dos integrantes do dc Talk, e nada melhor que escrever esta resenha para comemorar e contar um pouco mais da história desta que é considerada uma das melhores bandas cristãs de todos os tempos.

Inicialmente a banda se chamava "DC Talk and The One Way Crew" contando como membros Toby McKeehan e Michael Tait. Pouco tempo depois Kevin Max entra para o grupo e eles assinam com a Forefront Records lançando em pouco tempo um cd auto intitulado [1989] já com o nome de "dc Talk". Em 1990 lançaram o segundo cd chamado "Nu Thang". Foi quando o grupo começou a se entrosar melhor com a mídia e depois, acabou lançando seu primeiro vídeo "Rap, Rock & Soul" alcançando assim uma maior audiência. O terceiro cd "Free At Last" [1992] se tornou o ápice da carreira dos garotos! O trabalho ganhou disco de platina em pouco tempo e liderou a divisão cristã da Billboard por 34 semanas consecutivas! Tanto sucesso se deu pelo fato do grupo "criar" em suas músicas um sincretismo de estilos, variando entre o hip-hop e o pop, passeando pelo rock e suas vertentes. Continuando nessa onda, em 1995 a banda lança seu cd "Jesus Freak" ganhando disco de platina novamente. Em 96 eles assinaram um contrato com a Virgin Records para distribuição do disco no mercado secular enquanto a Forefront tomava conta da distribuição no meio cristão.

De 1989 a 1996 o grupo teve oportunidade de criar um vasto repertório, e já estava na hora de lançar alguma coletânea... algo que agradasse os fãs. Então, em 1997 ocorreu a gravação de um vídeo e do disco chamados "Welcome To The Freak Show".

O cd começa com um cover dos Beatles "Help", uma introdução para a música seguinte "So Help Me God" do cd Jesus Freak e pra melhorar as coisas, você pode escutar "Luv Is a Verb" na seqüência, com certeza um clássico do dc Talk, retirado do cd "Free At Last".

"Like It, Love It, Need It" continua essa seqüência com músicas de pegadas pesadas, com bateria bem "funkyada", e um baixo muito bem trabalhado. É quando o grupo dá as boas vindas ao público e nos introduz a "Colored People", uma música que fala sobre a beleza da diversidade na espécie humana, condenando o racismo.

Depois escutamos "Jesus Is Just Alright" [Free At Last], outro clássico da banda [mistura funky e hip-hop de uma forma muito envolvente] falando basicamente que Jesus Cristo está sempre na "moda".

"What If I Stumble", uma balada com ótima letra e linda melodia, compõe um dos momentos mais emocionantes e introspectivos da apresentação.

Importante notar um cover da banda R.E.M. da música "It's The End of The World As We Know It" onde os integrantes do grupo apresentam os instrumentistas da banda, um a um, fazendo os famosos solos instrumentais.

Uma versão de "Alas My Love", a faixa escondida no cd "Jesus Freak" onde Kevin Max recita uma de suas poesias, também está neste cd e logo depois podemos escutar uma versão bem diferente da original da música "The Hardway". E o final não poderia ser diferente... alguns segundos de silêncio e "Jesus Freak" começa, levando o povo ao delírio, fechando com chave de ouro este ótimo disco!

Teria muita coisa pra escrever aqui ainda, mas acho que você não terá paciência pra ler tanta coisa né? rs... Em outras oportunidades vou falar mais desta maravilhosa banda! Se você ainda não tem "Welcome To The Freak Show", corra logo e pegue o seu!
Welcome to the Freak Show

(CD) 01/97


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: dc Talk

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook

Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.

Entrar no grupo

Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.