Análises

André Valadão deixa sua marca registrada com o DVD Fé

Roberto Azevedo em 02/10/09 18285 visualizações
Em agosto de 2009 foi lançado o registro áudio visual da gravação de , o mais recente lançamento de André Valadão. O cd do evento foi lançado em março e o repertório é idêntico nos dois trabalhos. A exceção fica por conta da faixa 12, Pequeno amigo que só foi aproveitada no dvd.

No menu de extras temos um making off e imagens do ensaio, além é claro, de um álbum de fotos.

O making off é conduzido pelo diretor Alex Passos e traz cenas dos bastidores de toda estrutura do evento ocorrido em 17 de janeiro na Praia da Costa – ES, com presença de 80.000 pessoas, durante o Jesus Vida Verão. Conta ainda com depoimentos do produtor musical Rubem Di Souza, de Carioca – diretor de fotografia, de Marcos Castro – Design Gráfico, Paulinho Lima – diretor, e de André e sua esposa, Cassiane Valadão.

O ensaio é uma rápida filmagem de uma reunião realizada na casa do cantor com um clima bem descontraído.

A embalagem do dvd também é um destaque à parte. A mídia vem em uma embalagem digipack muito bonita. A capa mantém a logo vazada que também foi usada na capa do cd.

Após um clipe de abertura, construído numa linguagem visual bem moderna, o show começa com o pop-rock Não tenho medo que versa sobre a soberania de Deus. A mixagem destaca bastante o trio guitarra, baixo e batera, mas o destaque do arranjo fica por conta dos ataques do naipe de metais que lembra suas primeiras composições registradas em “Mais que abundante”.

A balada pop Indiferente, de autoria de R. R. Soares, traz uma letra reflexiva e evangelística. A canção também pode ser encontrada no álbum “Minhas canções na voz dos melhores – volume 3”. Destaque para os clusters dos metais preenchendo os espaços do arranjo.

Pela fé fez parte do repertório de seu álbum anterior – “Sobrenatural”. O hino vem com uma sonoridade mais leve e uma estrutura maior em relação a gravação original. Trata sobre esperança e vem com um arranjo que flerta com a pegada do rock britânico. Destaque para os timbres de guitarra.

A seguir temos outra balada, desta vez conduzida por um violão folk. Vou crer da seqüência a idéia cantada no hino anterior, alusivo a fé, esperança e confiança em Deus. Destaque para as dinâmicas executadas pelo instrumental. Emenda com um momento espontâneo. No dvd inicia com um clipe.

A música que dá nome ao disco tem uma levada cativante. volta a tratar sobre confiança e esperança, desta vez fazendo alusão a promessas de Deus feitas a personagens bíblicos. Destaque para o back vocal e para a condução harmônica do órgão. Também emenda com um espontâneo.

Na faixa sete temos uma declaração de amor a Deus com uma sonoridade moderna, densa e intimista. Nosso amor segue a linha que fez o cantor alcançar notoriedade nacional e com certeza deve integrar a lista de hits do ministério.

Após uma rápida palavra gravada com efeitos que simulam uma gravação antiga entoamos Abraça-me, com o pastor cantando e tocando piano. O louvor tem uma harmonia envolvente e uma melodia muito boa de ouvir. É um belo momento de contrição e entrega. Também emenda com um espontâneo.

Dando seqüência a este momento de adoração contemplativa entoamos Cura-me Senhor. Destaque para a mudança de clima realizada no turn around final.

Com Cassiane (esposa) e Lorenzo (filho) no palco, André canta uma música de gratidão a Deus pelo pequenino. Conforme já foi dito no início do texto, Pequeno amigo ficou de fora do repertório do cd homônimo.

As três músicas que intitularam seus primeiros trabalhos marcam presença no medley Lembranças de Fé. Conduzidas por uma levada percussiva ouvimos o coro de “Milagre”, “Alegria” e “Mais que abundante”. Destaque para o groove feito pela guitarra, sopro, flauta, bateria, baixo e percussão.

Suas irmãs, Ana Paula e Mariana, fazem uma participação mais que especial em outra regravação. Eu nasci de novo fez parte do repertório do Diante do Trono 6 – Quero me apaixonar. No final mais um espontâneo alternado pelos três, com uma pegada vigorosa, inovadora (em ritmo de reggae) e com muita autoridade.

Com fé começa em ritmo de pop rock, mas em certos momentos o arranjo flerta com uma levada pop dançante, com o naipe de metais executando uma pegada soul bacana.

Fechando a gravação temos a festiva Eu vou, também do disco anterior “Sobrenatural”. As guitarras e o teclado que já vinham se destacando nas faixas anteriores, recebem o reforço de um contagiante naipe de metais. O arranjo, recheado de convenções, é muito bem bolado. A letra é constituída por uma série de clichês evangélicos.

Sua irmã, Mariana Valadão, lançou em setembro de 2009 seu pelo primeiro álbum solo pela Graça Music. Mas isso é assunto pra outro review...

Maiores informações podem ser obtidos no site: www.andrevaladao.com

(DVD) 09/09


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: André Valadão

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Roberto Azevedo é cristão e membro da Comunidade Evangélica Betel (RJ). É militar e curte música, filmes e games (não necessariamente nesta ordem). É o principal colaborador do SuperGospel desde 2005.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook

Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.

Entrar no grupo

Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.