Análises

Ao vivo (Batista Nova Jerusalém)

Roberto Azevedo em 17/08/07 10397 visualizações
Com o advento das comunidades evangélicas, o repertório das igrejas mais tradicionais foi se renovando, a ponto de também investirem em suas próprias composições.

Reconhecendo esse potencial a MK Music, que já tinha em seu cast nomes consagrados do gospel nacional, passou também a investir em ministérios de louvor das mais variadas igrejas que buscavam na música mais uma opção de adorar a Deus e evangelizar as pessoas.

Hoje em dia, graças a este projeto, temos na mídia o louvor com pitadas de black music do Ministério Sarando a Terra Ferida (Nova Iguaçu-RJ), além da Igreja Batista Ebenézer (do qual fazem parte os pastores Emerson Pinheiro e Fernanda Brum) e uma das revelações de 2006, o Ministério Unção de Deus (este último da Zekap Gospel), entre outros.

No início do projeto foram lançados pela MK os álbuns das igrejas Nova Vida de Alcântara (Geração de adoradores), Comunidade Cristã de Goiânia (Poder da oração), Igreja Batista Nova Jerusalém (Bom é louvar a Deus) e Sara nossa terra – DF (Rio de Deus, Se move).

No final de 2006, após quatro discos lançados pela MK, a Igreja Batista Nova Jerusalém mudou de nome (passou a se chamar Ministério Nova Jerusalém) e lançou seu primeiro disco independente denominado Gerados para adorar.

Antes desse novo tempo no grupo liderado por Samuel Silva (filho do pastor da Igreja e autor dos louvores) e por Denise Gonçalves (esposa de Samuel) foi lançado um dvd com as melhores canções de seus três primeiros álbuns.

O “evento” foi gravado ao vivo em 28 de outubro de 2004 no Olimpo – RJ.

A autoração do dvd é uma das melhores já feitas pela MK Music. Visualmente bonita e realmente bastante prática.

Nos extras temos depoimentos dos líderes do ministério sobre o evento e sobre a indicação ao 5º Grammy Latino, onde concorreram ao prêmio "Melhor Álbum de Música Cristã (Língua Portuguesa) no ano de 2004 com o disco “Discípulos Teus”.

Temos ainda o making off com os bastidores da gravação, uma galeria de fotos, discografia e clipes das canções Vamos viver e Tua unção.

Pra quem possui em casa PC (ou Mac) com drive de dvd pode acessar o dvd- rom que traz como brinde cifras, papel de parede e proteção de tela.

O culto tem início com uma canção de contrição e entrega maravilhosa. Diante de Ti, que tem uma melodia linda, traz uma palavra de Samuel baseada em apocalipse 5:10. O louvor é encontrado no primeiro disco do ministério.

Dois hinos do segundo álbum do grupo dão seqüência ao repertório do dvd. Rocha fiel foi uma das músicas mais tocadas nas rádios na sua época. Possui uma intensidade melódica cativante. Fonte eterna é um hino de exaltação ao Senhor Jesus.

Após uma palavra de Denise chegamos a Retos caminhos, do terceiro álbum do ministério. A canção versa sobre perseverança. “Em Teus retos caminhos eu quero prosseguir, sustentado por Ti jamais irei fraquejar. Tua Luz me orienta, Teu poder me sustenta”.

Mantendo esse clima festivo temos o pop dançante com pitadas de jazz e anos 70 de Festa sem fim e Alegrei-me. Musicalmente falando, estes são com certeza alguns dos melhores arranjos do ministério. Destaque para a interatividade da platéia presente. Muito legal!

Dom de amar versa sobre amor e unidade. Tempo oportuno versa de forma poética sobre Eclesiastes 3 e Josué trazendo uma mensagem de fé e ânimo. A cadencia melódica do louvor é envolvente. No final temos uma ministração confrontante e reflexiva sobre intimidade com Deus X ativismo de nossos “ministérios”.

Separado para Ti possui uma letra curta que versa sobre arrependimento, mas que surpreende no turn around final com a dinâmica interpretada pela banda. Um momento marcante de adoração que cria o clima perfeito para entoarem Segurança. Este foi o hino que Deus usou para permitir que o ministério atingisse notoriedade nacional.

Aproveitando este momento contemplativo toda a Igreja presente na gravação se rende a Deus entoando Meu altar. No quesito “corações contritos” esta é a melhor canção do ministério. Versa sobre busca, entrega, arrependimento e quebrantamento. “Sem Ti eu nada sou, eu quero renascer”.

Casa do Rei volta a levada mais festiva das faixas 5 e 6. É mais uma canção de confiança no nosso Pai. Uma característica deste ministério, desde o seu primeiro trabalho (Bom é louvar a Deus) é que os louvores possuem melodias muito bonitas e os louvores mais rápidos são realmente envolventes sem serem muito agitados.

Dia da libertação versa sobre batalha espiritual e põe a galera pra dançar. O arranjo é fantástico e a interatividade do grupo com a platéia marca este louvor como um dos momentos marcantes do registro áudio visual.

Sem deixar a galera esfriar emendam com Vamos viver que traz de volta aquela pegada pop com pitadas de jazz e anos 70.

Discípulos Teus, que versa sobre compromisso, começa de forma bem contemplativa. Depois tem uma acelerada na dinâmica e versa sobre o que Deus pode fazer em nós e através de nós, apesar de nós.

Pra terminar o culto o arranjo denso e marcante de Tua unção.

Letras bonitas, melodias cativantes e arranjos envolventes. Com certeza este dvd é um dos melhores já lançados no gospel nacional. Vale a pena conferir.

Até a próxima.
Ao vivo

(DVD) 07/06


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Ministério Nova Jerusalém

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Roberto Azevedo é cristão e membro da Comunidade Evangélica Betel (RJ). É militar e curte música, filmes e games (não necessariamente nesta ordem). É o principal colaborador do SuperGospel desde 2005.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook

Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.

Entrar no grupo

Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.