Análises

Gravado ao vivo em SP - Coletânea (David Quinlan)

Roberto Azevedo em 21/11/06 20224 visualizações
A história do missionário irlandês David Quinlan com o Brasil começou bem cedo. Em 1973, com apenas 5 anos de idade, David veio para o Brasil com seus pais, permanecendo no país até os seus 18 anos, quando regressou à Grã Bretanha, ficando por lá um ano. Em seguida, mudou-se para Dublin, Irlanda – onde teve um encontro marcante com Deus tanto que deixou de lado a oportunidade de ingressar no campo da aviação comercial, como piloto. David havia sido aceito por uma das escolas mais bem conceituadas do ramo, na Inglaterra.

David Quinlan continuou sua jornada itinerante na Ilha de Formosa (Taiwan), onde serviu como missionário. Mas, em 1990, retornou ao Brasil onde reside até hoje. No Brasil, David conheceu e começou a trabalhar com os missionários americanos Dan e Martin Duke do ministério “Uma Chamada para as Nações”. Neste ministério, David foi intérprete, ministro de louvor e diretor da missão no Brasil. Foi neste período que ele conheceu a sua esposa, Bebel, uma gaúcha de Pelotas com quem se casou. Eles mudaram-se para Belo Horizonte (MG), onde residem com os filhos Donny, Danielle e a pequena Angel.

David e Bebel Quinlan têm a cobertura espiritual dos ministérios “Latin American Ministries”, “Uma Chamada para as Nações” e da igreja a qual pertencem, Igreja Batista de Contagem (MG). David já ministrou em vários países, entre eles, Estados Unidos, Bolívia, Portugal, Irlanda, Inglaterra, Canadá, Cuba, Moçambique, Argentina, Japão, Israel. Os CDs “Fogo e Glória Curitiba” e “Abraça-me” já venderam mais de 100 mil cópias. David ainda gravou vários CDs pelo ministério “Uma Chamada para as Nações”: “Som da Chuva (1,2 e 3”); “Em Tua Honra”; “Fogo e Glória ao Vivo” e um CD em parceria com a pastora Ludmila Ferber – “Menina dos Olhos de Deus”.

O reconhecimento pelo trabalho veio no ano de 2004 quando David recebeu, com surpresa, as seis indicações ao Troféu Talento daquele ano – a maior premiação da música evangélica brasileira. Das seis indicações, David conquistou dois prêmios: “Melhor Intérprete Masculino” e “Artista Destaque”.

Seu primeiro dvd é uma coletânea de hinos que marcaram seus discos anteriores. A gravação foi realizada nos dias 9 e 10 de dezembro de 2005 na Igreja Bíblica da Paz em São Paulo. Por ser uma igreja e não ter a estrutura de uma casa de show, foi necessária toda uma mobilização para se obter uma infra-estrutura que se adequasse ao espaço do templo e que também garantisse a qualidade almejada nas questões estéticas de áudio e vídeo.

Ao som das palavras do salmo 150 e com um belo efeito visual na parte traseira do cenário, que simula um coração batendo, damos inicio a essa viagem musical e espiritual, com muito rock e adoração.

O clipe da introdução é o mais trabalhado em matéria de efeitos visuais neste disco, explorando efeitos de luz sobre a cor branca presente na roupa da platéia e alguns efeitos de vídeo clipe nos solos. O resto da edição não tem muitos elementos de superprodução, mas traz um serviço bem feito e simples.

Após esta intro curtimos um show de adoração com a pegada característica do rock´roll com muito overdrive, distorção e altos solos do guitarrista Roger Franco ao lado de muito baixo-bateria “bate-estaca”. Um destaque que deve ser citado é a sincronia realizada pelas câmeras nos momentos de solos.

Geração que dança, que emenda com É assim que nós vencemos, mantém a batida dance (vide Adoração e adoradores 1), mas em paralelo ambas trazem uma pegada muito mais roqueira em relação aos registros anteriores.

Águas profundas, baseada em Ezequiel 45, é uma das melhores. A letra não é das mais profundas, mas o clima de júbilo e celebração desta canção é inegável. Os riff´s de guitarra deste arranjo são um caso a parte.

Depois de uma seqüência mais contemplativa onde entoamos Filho de Davi, Não há ninguém como Tu (cd Águas Profundas), Este é o som da sua noiva (Ao vivo em Curitiba) e Abraça-me (álbum homônimo) temos uma das canções que eu mais gosto Tem Muito mais. O hino não tem surpresas, traz a roupagem da gravação original, mas é muito bom.

Ele vem deve ser a canção mais regravada da chamada “geração de adoradores extravagantes”. Rótulos a parte, a canção serviu para fazer a galera paulista pular e dançar na presença do Senhor com a já característica ministração de David no final das canções.

O culto termina como começou. Correndo é rock até no momento em que David esta ministrando lendo a palavra de Deus. Por sinal a ministração é muito boa e bem reflexiva.

Nos extras temos o making of com declarações do pastor Edson Rebustini e dos responsáveis pela produção, os irmãos André e Tiago Espindola e André Cuevas.

Temos ainda nos extras uma ministração de David na canção Quero ser como criança, que ficou fora da edição principal, onde o ministro narra uma experiência com Deus obtida através após uma experiência pessoal com sua filha de 3 anos de idade.

Logo após uma curta galeria de fotos fechamos essa sessão com o tópico Quem é David? Onde sua esposa, Bebel Quinlan, seu pai e mãe espiritual, Dan e Martin Duke, sua amiga Ana Paula Valadão e novamente o pastor Edson da Igreja bíblica da Paz tecem comentários sobre seu relacionamento com esse adorador. No final ele fala sobre si mesmo com muito bom humor. “...Um jovem, que já não é tão jovem, surpreso com o que Deus tem feito na vida dele....”. Uma ausência notada nesta seção é a falta de depoimentos de seu amigo de longa caminhada, o pastor Cirilo do Santa Geração.

Foi gravado em Goiânia um dvd só com inéditas, mas até o momento, sem prazo para lançamento. Não posso afirmar, mas talvez este tenha sido gravado com recursos de HDTV (citado nos making of) o que com certeza vai trazer muito mais qualidade áudio-visual ao trabalho.

Pra quem tiver problemas com o áudio no seu aparelho de dvd a dica é usar o padrão estéreo 2.0, pois a configuração default – áudio 5.1 – é ideal apenas para sistemas de home theater.

Até a próxima.

Maiores informações: www.fogoegloria.com.br
Gravado ao vivo em SP - Coletânea

(DVD) 01/06


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: David Quinlan

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Roberto Azevedo é cristão e membro da Comunidade Evangélica Betel (RJ). É militar e curte música, filmes e games (não necessariamente nesta ordem). É o principal colaborador do SuperGospel desde 2005.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook

Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.

Entrar no grupo

Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.