Análises

Ao Vivo, o novo trabalho da banda Templo Soul

Roberto Azevedo em 21/12/07 16242 visualizações
O novo lançamento do Templo Soul é esta linda coletânea gravado ao vivo em São Paulo com mais de duas horas de show!

As participações especiais estão demais: Pregador Luo, FLG, Ao Cubo, PG, Coral Degraus, Robson Nascimento, Art-E e D4J.

Com certeza um dos melhores e mais completos lançamentos do ano.

O registro áudio visual foi gravado dia 01 de setembro na Igreja Bíblica da Paz – SP e foi uma grande festa estilo anos 70, com figurino, cenografia e até iluminação típica da época, cuja tendência influenciou a musicalidade da banda.

A produção musical e artística deste trabalho ficou sob a responsabilidade do líder da banda, o cantor, compositor e arranjador Rogério Sarralheiro.

Em 2006 Rogerinho confirmou sua importância para o crescimento da música black brasileira ao assinar a direção musical do dvd do grupo Apocalipse 16 e planeja em 2008 lançar seu primeiro trabalho solo. Em algumas faixas Sarralheiro interpreta os hinos com o auxílio de um talk box.

O making off que vem nos Extras possui uma edição muito bacana. Temos uma série de curiosidades relatadas pala banda durante o deslocamento dentro de uma van.

Alternando-se entre esses comentários temos depoimentos de PG, Leandro Aguiari (guitarrista da banda do PG), Gabriel mano de fé (que tem seu testemunho registrado na versão em cd), Wanderley Scatolin, Feijão (Ao Cubo), Kátia (esposa do saxofonista Tico), Andréa Sarralheiro (a primeira dama), Luciane (esposa do baterista Marquinho), pastor Rainério e a galera do Art-E.

T. S até Jesus voltar é a faixa de abertura do show. O instrumental-vinheta emenda com um medley de oito músicas que põe a galera pra dançar.

A banda entra na Igreja em dois carrões da época. Um Galaxi verde azulado e um Impala verde escuro. Mó doidera! 

O repertório inicia com Se segura que versa sobre perseverança. “Parei de reclamar, de esquentar a cabeça, eu sei que com ajuda de Deus logo eu viro a mesa”.

Depois entoamos Não desista que traz no meio do hino a participação do Art-E interpretando Tô legal, hip hop cuja rima é feita sob a base de “Let´s groove” do Earth, Wind, Fire.

O Art-E lançou no início de 2007 o excelente “Haja”, primeiro disco produzido por Rogério a ser lançado pelo selo Caixa d´água. O hip hop é interpretado sobre a base de “Let´s groove” do Earth, Wind, Fire.

Essa seqüência inicial, que desfila pelo hits dançantes da banda, confirma o entrosamento da galera. Os arranjos do naipe de metais são um caso a parte e são complementados pelo swing do teclado e pelos grooves da batera e do baixo.

A seguir temos Como Deus é bom, Mil dez mil que traz um arranjo mais dançante em relação a versão original encontrada no primeiro trabalho da banda, Melhor lugar com pitadas de samba durante a condução do arranjo, a pegada hip hop de Eu digo sim e a batida funkeada de Pista do céu.

Além das excelentes harmonias de vocal criadas entre Rogério, Alê e Silas, outro destaque presente durante toda a gravação é a interatividade da galera presente cantando com a banda os refrões e acompanhando as ministrações e as convenções.

Assim como a faixa de abertura, Pra você crescer é outro pequeno instrumental-vinheta.

O momento mais contemplativo acontece durante a execução do hino Tua palavra que tem uma pegada mais r & b e uma bela interpretação de Alexandre V. dos Santos (Alê) no vocal acompanhado por Waxendo ao piano.

Venha filho meu mantém o clima numa levada “charmeira”. Traz a participação de Dj Flay, Dona Kelly, Cleber e Vulgo Feijão, também conhecidos como Ao Cubo. Os versos dos rappers encaixam perfeitamente com a letra desta que é uma das canções inéditas do disco.

Além de serem os idealizadores do projeto “Aperte o play”, com dois cds/dvds gravados, o Ao Cubo possue três discos solo e um registro áudio visual já lançados no mercado gospel.

De volta ao soul temos a “blackeira” de Deslize que antecede a participação de Pregador Luo nas músicas Último dia e Entra no clima que fizeram parte do repertório do álbum gravado em parceria entre o TS e o APC.

Último dia foi muito executada nas rádios. A letra rimada por Luo cita verdades sociais, que, infelizmente, ainda serão por muito tempo uma realidade na nossa nação. Entra no clima mescla soul com hip hop e dispensa comentários. É uma das melhores.

Sem parar pra respirar o dvd emenda com Festa que traz a participação de um grupo de crianças vestidas “a caráter”. O soul com pitadas de funk termina em ritmo de reggaeton.

Se o TS marcou época com o lançamento do seu primeiro trabalho, o Quarteto FLG, com “Mais que vencedor” foi o primeiro grupo de r & b gospel nacional a lançar um álbum com o “peso” que só era encontrado nos cds gringos. Silvera, Will, Sandro e Carlinhos marcam presença em Existe solução. E que presença.

Caixa d´água traz a participação mais que especial de Robson Nascimento com todo seu carisma e melismas incomparáveis.

A seguir temos a participação do Coral Degraus. O que há de melhor em mim ainda conta com a presença de PG. O louvor explora o estilo muito usado por dirigentes como Kirk Franklin e Fred Hamond. Excelente!

O Coral Degraus também participa da segunda inédita do disco. Eu sou a ressurreição e a vida possui uma pegada mais pop em relação ao resto do repertório.

Qualquer hino que fosse escolhido para fechar o culto seria bem vindo, mas nenhuma outra escolha seria mais propícia do que Não pare. Acertaram em cheio. Cativante e envolvente a canção nos deixa com a vontade de ver tudo isso de novo no dvd. Somzeira!

Com certeza um dos melhores e mais completos lançamentos do ano. É curtir, louvar e dançar!

Valeu galera. Até a próxima.

Abrasoul!!!
Ao vivo

(DVD) 12/07


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Templo Soul

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Roberto Azevedo é cristão e membro da Comunidade Evangélica Betel (RJ). É militar e curte música, filmes e games (não necessariamente nesta ordem). É o principal colaborador do SuperGospel desde 2005.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook

Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.

Entrar no grupo

Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.