Análises

Sem fronteiras, o novo DVD do ministério Vencedores por Cristo

Roberto Azevedo em 28/03/08 15475 visualizações
Vencedores por Cristo é uma missão evangélica que iniciou suas atividades em 1968. A organização é o resultado de um trabalho voluntário de Jaime e Judith Kemp, missionários americanos da Sepal (Serviço de Evangelização pra América Latina), visando formar uma equipe de jovens universitários e pré-universitários para receberem um treinamento bíblico, teórico e prático usando o período de férias escolares. Em 56 equipes mais de 450 pessoas passaram pelo treinamento de Vencedores Por Cristo, sendo que quase a metade estão servindo a Deus em tempo integral.

Atravessando as décadas de 70, 80, 90 e em pleno século 21, a Missão VPC continua firme no propósito de ajudar a igreja e pregar a palavra de Deus de forma contextualizada, usando a música e todos os tipos de manifestações artísticas.

Com mais de 18 trabalhos gravados, o grupo foi o pioneiro em fazer música gospel de forma bem brasileira, e hoje vários anos depois continua sendo sinônimo de música cristã com qualidade. Não é nenhum absurdo afirmar que muito do que aconteceu com a música evangélica brasileira a partir dos anos 70 teve o “toque” do VPC.

A formação atual da banda tem 10 anos de convivência ministerial. Para celebrar os 38 anos do VPC gravaram o dvd Vencedores por Cristo – Sem fronteiras, no Cine Teatro Santana em São José dos Campos, no dia 14 de outubro de 2006.

O registro áudio visual foi dirigido por Jaide Menezes (direção geral) e Uassyr Ferreira (direção executiva).

Nos extras do dvd temos os menus: Ensaio, Primeiro dia - Montagem, Segundo dia – Ajustes finais, Terceiro dia – Gravação, Multi-câmeras e Cenas Excluídas.

Em Ensaio podemos assistir comentários de membros do grupo e momentos de concentração e momentos de descontração dentro do estúdio.

Os três capítulos seguintes, Montagem, Ajustes finais e Gravação mostra o making off do evento. O acerto das luzes, a passagem do som, a maquiagem, a “tensão” dentro da ilha de edição de áudio e vídeo e uma série de depoimentos dos músicos desvendam uma série de curiosidades dos bastidores.

Multicam é um bônus que traz a visualização das sete câmeras usadas para registrar o culto. A má notícia é que apenas uma canção foi escolhida para ser observada (“Proclamai”), além de que também não temos como selecionar nenhuma das opções.

Dando fim aos extras passamos para as Cenas excluídas, onde temos acesso a uma série de cenas que ficaram de fora da edição do filme principal.

O dvd tem início com Digno de Louvor e . As duas são de autoria de Jorge Rehder.

A primeira vem com uma vigorosa interpretação de Alexandre Abreu sob uma levada bem pop. A segunda, que também já foi gravada por João Alexandre no cd “Voz e violão”, vêm com uma roupagem com pitadas de dance e blues.

Após uma rápida palavra de Lucitania Verotti entoamos Louvai a Deus que traz uma levada baixo-batera-teclado cheios de groove.

O hino Nas estrelas dispensa maiores comentários. Neste arranjo traz um toque jazzístico sob uma levada swingada. Ficou muito bacana. Destaque pra pegada do contra baixo.

Outro que marca presença com uma sonoridade diferente é a canção O meu louvor é fruto de autoria de Asaph Borba. Traz uma pegada mpb cativante e envolvente. Destaque pros licks de teclado que são encaixados nos espaços do arranjo.

Teu povo vem em clima de balada e é uma canção de reconhecimento da grandeza do nosso Deus. A intro é muito boa. A melodia do hino é muito bem montada, com diversos momentos dinâmicos durante sua execução.

Uma pegada black music conduz o louvor Cristo meu mestre. Com certeza uma das melhores do repertório. Somzeira!

Você pode ter é um hino da década de 80, de autoria do saudoso Sérgio Pimenta. O hino encaixa de forma perfeita melodia, harmonia e uma letra inteligente, reflexiva e evangelística. A primeira parte, executada piano e voz, é um caso a parte.

A seguir temos um momento que faz referência ao álbum Louvor, o melhor da série que trouxe no repertório alguns dos melhores momentos da série Louvor, com canções rearranjadas por Cláudio Rocha (produtor e diretor musical) e Vagner Roberto (co-produtor) de forma acústica, apenas com a utilização de violões de nylon e aço, piano, percussão e um grupo vocal.

Neste formato “acústico” entoamos Mente e coração de Guilherme Kerr, Rei das nações de Jorge Rehder e Salmo 96 de Nelson Bomilcar.

Após um rápido testemunho de fé entoamos Sinceramente de Edy Chagas e Artur Mendes.

Dando continuidade a este momento contemplativo temos O que me faz viver que traz um arranjo denso e percussivo.

Griffe traz uma letra atual e ousada. Versa sobre consumismo de maneira criativa e inteligente. Com nuances suaves de hip hop, o hino é usado para apresentação dos músicos da banda.

Após este momento acústico temos Novidade com uma pegada pop recheada de convenções.

Viver para Deus versa sobre dependência total de Deus. Refrigério que devemos cultivar todos os dias. Destaque para as nuances de dinâmica realizados pela banda.

Outro clássico que marca presença no repertório deste álbum é Deus é real de Ralph Carmichael. A harmonia é simples, mas a melodia é uma das mais belas do repertório da banda.

Uma levada cadenciada conduz Tudo ou nada. Apesar de ser uma balada suave, o arranjo vem com detalhes progressivos, tanto na levada do baixo, tanto nos timbres do teclado.

Em ritmo de baião entoamos Pescador. A levada típica nordestina vem com uma sonoridade bem moderna.

Após uma palavra de agradecimento de Angela Camata, fechamos o repertório louvando a Deus com Proclamai que versa sobre a grande comissão em ritmo de pop rock.

Glória a Deus por mais este projeto do VPC e que Deus permita que eles continuem nos abençoando com esses trabalhos sérios e de qualidade profissional e espiritual.

Maiores informações: www.vencedoresporcristo.com.br
Sem fronteiras

(DVD) 01/07


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Vencedores por Cristo

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Roberto Azevedo é cristão e membro da Comunidade Evangélica Betel (RJ). É militar e curte música, filmes e games (não necessariamente nesta ordem). É o principal colaborador do SuperGospel desde 2005.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook

Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.

Entrar no grupo

Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.