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Entenda de uma vez o porquê você precisa ter um mailing urgente!

Redação em 21/06/16 1135 visualizações

Você sabe o que é um mailing? Quando falamos em mailing muitos associam imediatamente ao assessor de imprensa. De certa forma não é um pensamento equivocado, já que um mailing atualizado é a ferramenta mais poderosa deste profissional. Um assessor de imprensa sem um bommailing está totalmente fadado ao fracasso.

Acontece que o mailing não é só uma lista de emails qualquer, ele é uma lista de emails bem específica. É aí que mora o segredo do sucesso daslistas de emails. No caso do assessor de imprensa sua lista é valiosa quando é composta por contatos certos dos principais veículos de comunicação que tenham relação com o trabalho de seu cliente. De nada adianta ter um monte de emails de veículos que fecharam as portas, de jornalistas que trocaram de emprego ou de carreira ou de veículos de um segmento sem nenhuma afinidade com o trabalho de seu cliente. Para um assessor de uma marca de cosméticos pode ser mais interessante ter o contado de blogueiras de moda e beleza do que de grandes veículos de massa.

Ok você deve estar pensando: “Sim, o meu assessor de imprensa tem um mailing! Onde eu entro nisso?” Bom, o assessor de imprensa tem o máximo interesse em ter os contados dos veículos de mídia para tentar “vender” a sua pauta a eles. E você?

Com quais pessoas, você enquanto cantor,  precisa ter um contato direto e pessoal? Basicamente, você precisa manter contato com suas pessoas. Não necessariamente apenas essas duas, mas principalmente.

  1. Mailing list de produtores de shows e eventos

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Sim! Você quer ter uma agenda cheia de eventos não quer? Sabemos que atualmente, a principal fonte de renda dos cantores  provém da sua agenda. Sem agenda, não tem dinheiro! “Ahhh Danilo, mas eu sempre posto meus contatos para agenda no meu Facebook!” Na boa, se você acha que isto é suficiente, leia os textos abaixo e continuaremos depois. Combinado?

Se você leu os textos indicados, deve ter entendido que só o Facebook não é suficiente. Como você vai ter certeza que aquele promotor de eventos em questão viu a sua postagem? Por favor, não me diga que é marcando o coitado em todos os seus posts nem enviando links por inbox! Isso é uma queimação a lá King Kong! Se você já fez isso, peça perdão por seus pecados, vá e não peques mais!

Com uma lista de emails e uma boa ferramenta de email marketing é possível resolver esse problema sem dor de cabeça. Dessa forma,  é você pode não apenas saber se aquela pessoa recebeu o email, mas também se abriu, quantas vezes abriu, se clicou e onde clicou. Esses são exemplos básicos das informações que você pode conseguir com o email marketing. Tem noção do que isso representa?

Numa comparação simples, é como se na primeira situação (Facebook), você fosse um panfleteiro num lugar de grande movimento entregando a qualquer um a sua informação. As chances de que alguém realmente se interesse pelo que você está oferecendo são bem pequenas. Pense no valor do tempo de quem fica panfletando, no custo da impressão e da arte gráfica. Muitas vezes as pessoas vão apenas amassar e jogar no lixo. NoFacebook não é diferente, você se torna um planfeteiro digital. De forma orgânica o que postamos já não é visto nem por 2% da página. E ainda que você impulsione, se aquilo não for relevante para as pessoas que verão a sua publicação elas simplesmente irão ignorá-la.

Na segunda situação, considerando o email marketing, você já não é um planfleteiro digital, mas sim um atirador de elite!

 
Lembre-se! Seu mailing precisa ser altamente segmentado, neste caso, emails de produtores de eventos, prefeituras, igrejas, etc. Você não desperdiçará munições, você saberá exatamente onde estará o “alvo” e quando atirar. Nem preciso dizer em qual das situações você terá mais resultados com menos custos e esforços.
  1. Mailing list de fãs – Consumidores da sua marca

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Quantos fãs você tem no Facebook? Agora destes, quantos compraram o seu CD mais recente? Bom, então nem todos são seus fãs de verdade. Transformar fãs do Facebook em fãs de verdade – e quanto eu digo “fãs de verdade”, me refiro  às pessoas que não só consome o que você oferece como também recomenda seu produto a outros – é uma tarefa bem difícil, mas não impossível.

Para conseguir esse feito,  você precisa “separar o joio do trigo” e isso é deve acontecer em outro ambiente: o email. É no email que você irá estreitar os laços com seus verdadeiros fãs. Não parece despropositado investir dinheiro em promover uma publicação para pessoas que você não faz ideia se comprarão ou não o seu produto? Pense nisso.

Quais as vantagens de ter um contato direto com as pessoas certas por email?

Primeiro, que fique claro que você nunca deve pedir ou comprar ummailing. Pode parecer mais fácil, mas será um enorme tiro no pé. Não adianta você ter uma lista enorme de contatos de pessoas que não possuem a menor afinidade com o seu trabalho.

Se você é um cantor evangélico, qual a chance de alguém que é católico ou espírita comprar o seu CD? No mínimo bem remota. O que possivelmente vai acontecer é ele por seu email na lista de spam e você ficar “com o nome sujo” nos servidores de email. Portanto, querido cantor e querida cantora, nesta etapa, não tenha preguiça! (Na verdade a preguiça nunca será aceitável para alguém que quer alcançar e manter o sucesso). Por mais árduo que possa parecer – e nem é, – crie a sua própria lista com pessoas verdadeiramente interessadas em você e em seu trabalho!

 

 
Se você não sabe como fazer, escrevi um e-book exclusivo para cantores com dicas práticas para começar um mailing do zero, inscreva-se em minha lista de emails para receber um exemplar gratuitamente!

 

Sempre que você tiver uma novidade relevante para o seu público você poderá (leia-se, deverá) usar o email para falar diretamente com cada um. Quer um exemplo prático disso? Imagine que você está lançando um CD novo. Ao invés de presumir que todos saberão do lançamento de alguma forma, que tal avisar a sua base de fãs da novidade?

Olá amigo! Estou muito feliz em contar a você que meu novo CD está chegando da fábrica! A prévia já está disponível no Youtube e você pode conferir agora mesmo clicando aqui. Espero que goste!

PS: Aguardo seu comentário lá no vídeo, terei enorme prazer em responder!”

Viu como é simples? Que fã não gostaria de receber um email assim? Talvez você esteja se perguntando como vai fazer para enviar tantos emails personalizados para cada fã. Fique sabendo que você só precisa escrever um email, mas cada fã receberá um email escrito especialmente para ele, inclusive com o seu primeiro nome no cabeçalho! Tudo graças às ferramentas de email marketing.

Além disso, você vai saberá quantas pessoas abriram o seu email e quantas clicaram para ver o seu preview. Elas poderiam apenas deletar o seu email. Se abriram e clicaram para ver, certamente estão interessadas em sua música. Sabendo disso, você pode futuramente enviar um novo email apenas para aqueles que clicaram pra ver o preview avisando do lançamento do CD e um link para comprar online.

Veja abaixo um exemplo do que estou te falando. Um email enviado por ninguém menos que Kari Jobe à sua base de fãs. (Me senti com o “Friend“).

No email a cantora me trata como amigo. E aproveitando a época da páscoa, traz um email falando da sua música “Forever” que versa sobre a ressurreição de Cristo. Muito apropriado, concorda? Além de contextualizar a música com o momento, ao fim do email, Kari  Jobe (ok, certamente não foi ela, mas alguém da sua equipe, isso não importa) coloca links para adquirir a faixa no iTunes ou no Amazon e também deixa o clipe da canção no seu canal no Youtube para quem quiser conferir sua performance em vídeo. Sentiu a sacada? Agora me responda: se Kari Jobe usa email marketing, por que motivo você ainda não usa?

Espero que com isso você tenha se convencido da importância de se criar um mailing no processo de marketing musical. Se você ainda tem dúvidas, pode deixar perguntas nos comentários que terei o maior prazer em responder. No próximo post apresentarei uma ferramenta de email marketing gratuito excelente e como criar uma conta e começar a construir  o seu mailing bem como elaborar a sua primeira campanha (como são chamados os emails enviados através de ferramentas de email marketing). Aguarde!

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