Análises

Eternamente (Cristina Mel)

Georgeton Leal em 26/04/05 19910 visualizações
Cristina Mel é dona de uma das vozes mais potentes do meio evangélico e possui uma carreira abençoada, comprovada pelo público através de mais de uma década de louvor. Em seus primeiros discos, trabalhava muito com versões norte-americanas, traduzindo principalmente, músicas de Amy Grant. Logo, foi reconhecida pelos trabalhos lançados pela gravadora BomPastor, nos quais, o romantismo era bastante priorizado.
Porém, a partir do álbum “Tudo por Você”, Cristina mudou radicalmente seu estilo, para um modo mais “pentecostal”, o qual foi bem aceito pelo público. Mesmo assim, não deixou de lado seu estilo antigo, mas equilibrou bastante seus repertórios, com os mais variados ritmos.

"Eternamente" é o 14º trabalho da Cristina Mel (sem contar os outros 6 lançamentos infantis, 6 coletâneas e 2 internacionais), e neste álbum ela se mostra muito mais madura musicalmente e espiritualmente. Lançado pela Clevan Music no final de 2003, “Eternamente” é um álbum marcante desde a primeira até a última música. A ótima produção é mérito de três grandes produtores: Jairinho Manhães, Rogério Vieira e Melk Carvalhedo, os quais dispensam comentários. O álbum "Eternamente" já recebeu o disco de ouro.

Casa de Oração” é a música de abertura do cd. Uma canção tranqüila que traduz um profundo sentimento de se estar na casa de Deus adorando a Ele. Conta com a participação do coral da Primeira Igreja Batista de Jundiaí-SP, sob a regência de Alessandro Dittrich, que abrilhantam também as músicas “Deus de Vitória” e “Eternamente Deus”.

A segunda canção, “Mova a Mão de Deus”, de autoria de Josué Teodoro, tem um estilo bem pop e uma mensagem de ânimo àqueles que necessitam de uma resposta de Deus.

A terceira faixa é “Valeu a Pena”, que é uma das melhores do cd. Inicia com um solo de violino junto ao tarol. No coro, o ritmo muda para uma salsa, e na estrofe, volta ao estilo do início. Bem típico das produções pentecostais. Esta música leva uma letra de alerta à igreja sobre o arrebatamento, para que a mesma, persevere até o fim.

Perfume Precioso” é a mais tocante em letra e interpretação. Inicia somente com a voz de Cristina, interpretando Maria Madalena na ocasião em que ungiu os pés de Jesus em Betânia. Alda Célia caprichou mesmo nesta composição, que demonstra muita eficácia em sua mensagem.

A música “Ele” lembra muito os primeiros sucessos da cantora. Possui um estilo pop-rock progressivo, com belos destaques de guitarra. A canção enfatiza que Jesus é tudo para nós, uma das poucas músicas que conheço que representa Jesus como o próprio Amor.

A melhor orquestração está na faixa 6, “Autor da minha Fé”, música que fez muito sucesso na voz do pastor Paulo César do grupo Logos. Em nova roupagem, este verdadeiro hino ganhou o prêmio de melhor regravação 2003. Os metais ficaram super organizados numa harmonia inquestionável. Em um determinado momento, pensa-se que a música acaba, porém, retorna de forma calma e leve, voltando pouco a pouco ao ritmo original

Creio em Ti”, é uma música de total de confiança em Deus. “...pode vir o que vier, o meu Deus está de pé pra fazer o milagre acontecer...”

Em “Deus de Vitória” temos a única celebração do cd. É um hino de guerra bem contagiante com letra de corinho. As modulações são perfeitas, assim como as percussões que mandam muito bem nesta faixa.

A nona música, é uma regravação do famoso hit “Te Escrevi” da banda Novo Som. Ganhou novos arranjos, mas não perdeu a suavidade e a inspiração que ficarão excelentes na voz de Cristina Mel.

Em “Deus tem um Milagre pra Você” vemos que não existe problema que seja maior que o nosso Deus, não importa qual seja. Uma canção direcionada para aqueles que acham que não há mais saída para sua vida.

Fogo Sobrenatural” é a menor de todas, mas é a mais agitada. É um forró bem pentecostal daqueles que animam mesmo a igreja.

Em seguida vem “Livre do Vale”, que é a música convite do cd. Uma mensagem para qualquer pecador refletir sobre sua salvação.

Enfim, da mesma maneira que começou, o cd termina. A última faixa, que é o tema do álbum, é uma música de louvor e adoração que eleva Deus ao mais alto lugar. “Eternamente Deus” fecha o cd de maneira triunfal.

Cristina Mel realmente se superou neste lançamento, que na minha opinião, se tornou seu melhor trabalho já gravado até hoje. Ótimas músicas, temas e estilos bem diversificados e uma excelente interpretação.

Vale a pena ter e conferir este excelente trabalho de uma das melhores cantoras evangélicas do Brasil, que demonstra acima de tudo, qualidade, unção e um forte compromisso em adorar a Deus e levar sua palavra aos necessitados de espírito.

Texto revisado por Leone Lacerda.
Eternamente

(CD) 01/03


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Cristina Mel

Veja também no Super Gospel:

Georgeton Leal

Professor formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e blogueiro literário nas horas vagas.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook