Análises

Falando dEle, o novo trabalho solo de Robson Nascimento

Roberto Azevedo em 30/07/08 10601 visualizações
Em seu segundo trabalho solo, Robson Nascimento nos brinda com muito mais soul, rhythm & blues, dance e rap.

Após dois discos independentes lançados em parceria com o Coral Just Sing Choir e uma coletânea distribuída pela Aliança Produções (APD), o cantor e compositor havia lançado o álbum “Tudo que soul” com o suporte da Line Records, mas infelizmente não teve seu potencial aproveitado pela gravadora.

Falando dEle foi lançado em junho de 2008. O disco foi todo produzido por Roby em estúdio, sendo responsável pelas diversas fases do projeto, incluindo as programações e até mesmo a execução dos instrumentos. As canções estão recheadas de timbres que marcaram a sonoridade dos anos 70 e foram escritas em parceria com sua esposa Daniela Flieger.

Um dos destaques do álbum são as intervenções dos vocais de fundo interpretados por ele em parceria com a cantora Jisa.

Outro ponto que merece ser destacado no início deste é artigo é a variedade de timbres sintetizados usados nos arranjos das músicas. Apesar da quantidade, os vsti´s ficaram muito bem distribuídos na mixagem.

O encarte está simples, mas a arte e o design estão muito bem produzidos, assinados pela competente Paty Mitchel.

Glória e poder dá início ao repertório com a qualidade técnica que vamos encontrar nos arranjos das onze composições. O hino é um soul com uma roupagem anos 70, porém usando uma linguagem musical bem moderna.

A seguir temos uma levada reaggae temperada por licks bluezísticos realizados em um violão de nylon. Só Ele conta ainda com a participação mais que especial da interpretação e dos melismas de Isabêh, que foi um dos precursores do estilo black na música evangélica..

Vou longe versa sobre dependência de Deus. A melodia é muito boa, tanto nas estrofes, quanto na ponte e no refrão. A letra também não decepciona. “Como posso viver planejando o minha vida sem ouvir o Teu querer?”; “Como posso viver controlando minha vida se é Teu o meu viver?”. Destaque para as “espontaneidades” dele durante a interpretação do louvor.

Em Experimenta Robson e Daniela dissertam sobre intimidade com Deus e dos benefícios desse compromisso. “Experimenta colocar a sua vida no altar de Deus e sei que notará a diferença”.

Um piano rhodes e uma guitarra “pica-pau” conduzem a cativante e envolvente Quem é esse?. O refrão é cantado em primeira pessoa (como se fosse Jesus falando).

Vem é um hino evangelístico. Destaque para as cordas sintetizadas que criam uma base firme para Robson ministrar a canção.

Um rhythm & blues swingado e festivo marca presença na faixa sete. Santo Espírito conta ainda com a participação marcante de Érika Hansen. Destaque para as nuances de dinâmica no turn around final.

Um ponto importante no repertório é o gospel Jesus é o mesmo. Desta vez o destaque vai para a base de órgão e para a participação do Coral Degraus. Assim como o louvor anterior temos um final dinâmico e cheio de júbilo.

Eu posso sentir vem com uma pegada pop, dançante e cheia de groove. Possui um sonoridade dance 70´s muito explorado por Ed Mota no seu “antológico” Manual prático para bailes, festas e afins. É a faixa mais dançante da gravação. O hino conta ainda com um back vocal expressivo.

Jeová Nissi trata sobre confiança em Deus fazendo alusão a história bíblica de Davi e Golias. É a única canção com uma pegada mais tradicional, mas com certeza uma das melhores, principalmente pela mensagem que transmite.

Contra mim fecha a gravação com todo o swing característico de Roby que ainda arrisca um rap. Somzeira!

Assim como seus lançamentos anteriores, Falando dELe é uma viagem pelo bom gosto.

É difícil escrever uma review de um trabalho como esse, pois a cada audição percebemos um detalhe novo. Seja em uma seqüência harmônica, seja na poesia de alguma letra, seja nos arranjos vocais ou na diversidade dos timbres utilizados, tudo esta milimetricamente trabalhado e muito bem distribuído dentro das canções.

Maiores informações: www.robsonnascimento.com.br
Falando Dele

(CD) 07/08


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Robson Nascimento

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook