Análises

Fanático (Dj Alpiste)

Éber Freitas Dias em 16/08/04 21230 visualizações
DJ Alpiste, junto com Juízo Final entre outros grupos, foi um dos precursores da inclusão do rap no cenário musical cristão. Em 1997 ele lançou seu primeiro trabalho intitulado "Transformação", com letras polêmicas e direcionadas às pessoas da periferia, logo o cd se transformou em um grande sucesso, gerando ao mesmo tempo, muitas discussões a respeito do "novo" estilo. Graças a este, hoje temos muitos outros grupos de alta qualidade no mercado, como APC 16, Provérbios X e etc...

DJ Alpiste está envolvido com o Rap praticamente desde o seu início no Brasil, e antes de se converter acompanhou grupos como Sampa Crew, Estilo Selvagem e Geração Rap. Em 1999 lançou seu segundo cd "Efésios - cap. 6 vs. 12" muito bem produzido com músicas que se tornaram verdadeiros "hits" do cantor.

"O Peso da Palavra" foi o terceiro trabalho, sendo considerado o melhor deles. E agora em 2003, DJ Alpiste está de volta com seu mais novo cd chamado "Fanático". Totalmente produzido pelo próprio, o cd conta com participações de peso, como a de Ted no baixo [ex-Kadoshi, atual baixista do Renascer Praise] entre outros.

Como sempre, a primeira faixa é uma introdução, onde você vai ouvir Tid Hernandes e o "Apóstolo" Estevam fazendo comentários sobre o trabalho. Logo depois começa a faixa-título "Fanático", com a participação de DJ King [Xis] fazendo os scratchs e Dudu Borges nos teclados. Nesta música DJ Alpiste se coloca acima de qualquer outra pessoa que se ache fanática por alguma coisa, declarando sua fissura por Jesus Cristo! É muito parecida com a música "Não Vamos Parar" de seu segundo cd.

Interessante notar que as músicas em si são muito instrumentais, com melodias "Soul" e "R&B" estilo anos 70. "Cidade Nua" é uma música que externa bem estas características que se desenvolvem por todo o cd. "Na Quebrada" tem uma melodia e batida muito legais, porém sua letra é muito enjoativa, repetindo "Na minha quebrada" [mais de 20 vezes] por toda a música.

"A Revanche" é uma das melhores músicas de todo o disco, com uma letra muito inteligente falando sobre "A Revanche" do Senhor sobre o mal, e apressando as pessoas para um decisão ao lado do Pai. Destaque para o estribilho, não só desta música mas de todas as outras, que está muito bem cantado, com arranjos vocais muito bons.

A seguir podemos ouvir "Guerreiro do Senhor" que na minha opinião é a melhor música do cd, com uma ótima letra, abordando temas atuais como a baixaria da televisão, e mostrando o mundo cruel em que vivemos, onde temos que ser verdadeiros guerreiros. No final do cd, recebe um merecido "Dub-Mix". "DJ In The Mix" é uma apresentação da vocação do DJ Alpiste ao controlar seus "scratchs", usando um famoso sample de Miles Davis.

Vale destacar a décima faixa "Nova História" onde ele conta mais um pouco de sua vida e transformação após a conversão. "Lucas Cap. I" é uma faixa de cinquenta segundos onde o DJ apresenta seu filho como o futuro do rap gospel, com uma pequena rima.

Depois você pode ouvir "Ressurreição" que traz um instrumental muito "soul" contando com as participações especiais de Dudu França e MC Dom. A música "Saudade de Você" tem uma letra muito romântica onde ele se declara para alguém que parece estar longe ou tê-lo abandonado [qualquer ligação com a vida real?], com uma batida mais calma e relaxante. Depois podemos ouvir a leitura de "I Cor." capítulo um a partir do versículo dezoito, um texto que reafirma a "loucura" do DJ Alpiste a respeito de Cristo. "Maranata" é uma música bem pesada, com guitarras executadas por Déio Tambasco [que também participa em outras faixas] e participações de E. Beilli e Jadiel nos vocais, falando sobre a volta de Cristo!

A décima sexta faixa é um "remix" da música "Jesus Nunca Vai Te Abandonar" do segundo trabalho do cantor, que sinceramente, não supera o original.

São dezessete faixas e setenta minutos de muito rap feito por um dos principais artistas do movimento no Brasil. Em geral, o cd é diferente dos demais disponíveis no mercado, mas não é muito melhor que nenhum de seus trabalhos anteriores. Pra quem curte o estilo, uma boa pedida! Mais uma realização Gospel Records.
Fanático

(CD) 01/03


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Dj Alpiste

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook