Análises

O céu é o limite (FLG)

Redação em 13/06/05 27445 visualizações
Sempre existiu muita polêmica no que diz respeito a um cristão ouvir música secular. Uma das justificativas de muitas pessoas que ouvem esse tipo de música é: “as bandas seculares apresentam qualidade superior à das bandas gospel”, ou até: “não existe banda no meio evangélico que faça (e bem) o som que eu gosto ”. Independentemente de ser correto ouvir musica secular ou não, para o FLG essas afirmações são totalmente inválidas.

O quarteto vocal formado por Carlinhos, Will, Silvera e Sandro é o precursor do genuíno R&B (Rythmn and Blues) no Brasil, não só no meio evangélico. Tanto é que quando o grupo começou a tomar proporções maiores teve suas músicas tocadas em diversos lugares como o Bourbon Street Music Hall e mais recentemente Olympia, e em programas seculares como A Casa dos Artistas do SBT. Desta forma temos o inverso: Pessoas que não costumam ouvir música gospel, ouvindo e conhecendo este tipo de música. E isso sim é muito válido.

Este é o segundo trabalho do FLG, que mantém a mesma a raiz do primeiro (+ Q Vencedor) no que diz respeito ao estilo, mas apresenta uma cara mais moderna e acessível, já que o R&B já está bem mais difundido no Brasil. A produção das 15 faixas (mais a faixa escondida que temos no final do CD) é assinada por Silvera, que é também líder do quarteto. Há também de se destacar o excelente trabalho gráfico realizado na capa do CD, muito diferente do primeiro trabalho onde esse ponto ficou a desejar.

Logo na primeira faixa “Firme” podemos ver todo o arsenal do FLG: dinâmica de vocais precisa, solos e respostas inteligentes e uma base que ao se ouvir é impossível ficar parado. Além da letra que nos passa uma mensagem de ânimo e persistência.

Em “Tudo que tem fôlego” temos um rap versado pelo próprio quarteto, que mostra sua grande versatilidade. Esta música nos remete ao Salmo 150, que diz que devemos adorar ao Senhor com todo tipo de instrumento e tudo que emite som.

Logo em seguida temos “Não pense em parar”, que é uma música no estilo R&B mais moderno, e nos leva a ter fé e não desistir dos sonhos de Deus para nós, pois a alegria vem ao amanhecer.

Este começo do CD a todo vapor tem como ponto alto a quarta faixa “Pronto pra Batalha”, onde podemos destacar a virtuosa participação do Pregado Luo no rap. Impressionante o timbre de voz e a métrica imposta por Luo, que consegue simular muito bem os tambores tocados durante um marcha militar. Muito interessante o clima de guerra que a música passa, realmente fazendo-nos sentir verdadeiros soldados alistados para a guerra espiritual contra as forças do mal.

De ti” é uma música lenta que expressa um profundo sentimento de gratidão a Deus por tudo o que É em nossas vidas. Esta música pode se tornar um pouco tediosa ao se ouvir repetidamente, pois não apresenta nenhum elemento no seu decorrer que a torne mais surpreendente.

Com a música “Como tu não há” o quarteto consegue trazer uma atmosfera de adoração tão intensa que não me espantaria se ouvisse esta canção ao entrar em algum culto de alguma igreja, entoada pelo grupo de louvor. Destaque para os instrumentos tocados por Silvera, principalmente os belíssimos acordes de violão no início da faixa.

Temos um interlúdio intitulado “Jesus disse” onde notamos a forte marcação do baixo no ritmo 6X8, com a letra baseada na passagem de João 14:6. Com uma mensagem evangelística, “À Porta” tem a participação especial do rapper DJ Alpiste, que como sempre não decepciona com sua mensagem. A batida é envolvente e dançante, e a dinâmica vocal se mostra mais uma vez muito bem trabalhada.

A faixa título “O Céu é o Limite” nos remete ao que há de mais moderno neste estilo: uma batida muito dançante e bem dinâmica, com os vocais bem ritmados e uma base com tempero latino, em princípio, vindo a se misturar até com um raga (ritmo oriental bastante explorado por vertentes mais modernas do R&B). O Rap feito por Binho, ex-integrante do APC 16, é caracterizado por pausas nos finais das frases, recurso muito interessante. Há de se advertir que os amantes do R&B mais clássico talvez possam achar esta faixa meio “comercial”.

Presente de Deus” é uma música de amor (ou casamento, como queira) que expressa gratidão a Deus por ter feito um par tão especial. Mais uma vez os violões marcam presença, mas o grande destaque desta faixa fica por conta do solo vocal feito por Silvera, que mostra muito sentimento e técnica. Uma canção muito bela.

A parábola do filho pródigo é cantada em “Preciso do Teu Amor”, que inicia com acordes de uma timbragem que nos lembra uma gaita-de-foles. Destaque para a melodia muito envolvente e emocionante, que somada aos arranjos vocais do quarteto pode mexer com os sentimentos do ouvinte.

Com uma letra (parceria de Silvera e Sandro) de adoração muito bela, a faixa Novo Coração” pode passar despercebida, pois não apresenta muita novidade em relação à musicalidade. Talvez se fosse gravada por músicos executando “ao vivo” teríamos muito mais emoção. Os solos de Carlinhos e principalmente de Will são muito bons.

Logo em seguida temos outro interlúdio (“Graças te dou”) que culmina na canção “Sou Grato” onde há a participação especial do Pregador Luo mais uma vez, e de Tina, esposa do DJ alpiste que manda muito bem no rap, como se nota na faixa em questão. Uma canção bem pra cima que nos leva a dançar, cantar e agradecer a Deus pelo que tem feito por nós.

Na última faixa “Haja o que houver” temos uma levada swingada e mais uma vez uma mensagem de ânimo. Muito bom o solo do Sandro que inicia a canção. Após o término da canção não desligue...Espere um pouco e terá uma “surpresinha”!

Com uma excelente produção musical, ótimos arranjos vocais e letras abençoadas, podemos ter certeza que este som não fica devendo nada ao som secular. Muito pelo contrário, ao ouvir este CD você com certeza perceberá que para estes quatro rapazes apenas o Céu é o limite.

Texto revisado por Leone Lacerda.
O céu é o limite

(CD) 01/05


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: FLG

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook

Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.

Entrar no grupo

Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.