Notícias
Livro aborda a ascensão comercial da música gospel na indústria fonográfica brasileira

Por um longo período, as gravadoras multinacionais (chamadas de majors) só observaram o desenvolvimento de um nicho promissor no mercado fonográfico. Fizeram investimentos pontuais, porém não se arriscaram. O crescimento da pirataria e a queda das receitas? - ?nos primeiros anos do século XXI? - ?fizeram algumas delas recorrerem ao promissor gospel. A aposta converteu-se em investimento. Os aportes impulsionaram o nicho. Cantores de púlpitos passaram a ser artistas com canções entre as mais vendidas e executadas nas rádios, fã clubes, milhares de discos vendidos e agenda lotada durante todo o ano. E ficaram visíveis para quem não fazia parte das igrejas.
A música cristã ultrapassou as paredes do templo. Elevou-se o nível. A venda de CDs, DVDs, produtos relacionados aos artistas e shows, beneficiou alguns setores economicamente. Os números são oficiosos, mas os executivos da área estimam que o gospel movimente mais de R$ 20 bilhões de reais anualmente. SUCESSO. Porém, o foco principal foi suprimido. O louvor a Deus virou entretenimento. Questionamentos não faltaram.
A Indústria da Música Gospel é um livro-reportagem que aborda o desenvolvimento comercial do gênero evangélico no mercado fonográfico brasileiro. A obra é fruto de uma pesquisa acadêmica, que propôs analisar de forma aprofundada e crítica a música cristã produzida no Brasil.
“A finalidade não é somente apresentar quais caminhos levaram a música evangélica para fora da igreja, mas também mostrar a essência de uma arte, enfatizando sua importância para o desenvolvimento humano”, diz o autor. A Indústria da Música Gospel também busca gerar o debate e auxiliar na difusão do conhecimento cultural junto à sociedade”.
Composto por seis capítulos, o livro versa sobre o desenvolvimento da música ao longo dos tempos; o nascimento do gospel na cultura afro-americana; a criação de uma cultura baseada no gospel brasileiro; a ascensão da música cristã na indústria fonográfica; e a mudança de propósito do cenário musical evangélico.
Pela escassez de trabalhos (escritos e audiovisuais) que abordam o assunto?—?destaque para “A explosão do gospel: um olhar das ciências humanas sobre o cenário evangélico no Brasil”, da Magali do Nascimento Cunha; e “Por uma sociologia da produção e reprodução musical do presbiterianismo brasileiro: a tendência gospel e sua influência no culto”, de Jaqueline Ziroldo Dolghie?—?, a obra tem por objetivo ser fonte aos estudos relacionados à música e, especificamente, ao fenômeno gospel.
“A Indústria da Música Gospel expõe, de maneira clara, firme, direta e envolvente, (...) os bastidores relacionados ao mercado de um gênero musical em evidente ascensão no Brasil”, escreve o jornalista Paulo Pontes na apresentação do livro. “Mas não se deixe enganar pelo título. (...) Não é apenas uma leitura recomendada para pessoas ligadas a um universo de religiosidade. Longe disso. Vai muito além”.
Entrevistados
A pesquisa é complementada com entrevistas e conversas concedidas por profissionais e artistas envolvidos no seguimento musical e especificamente no cenário evangélico; o cantor João Alexandre; Maurício Soares, diretor artístico da Sony Music Gospel; Éliton Nascimento, especialista em marketing musical, produtor e CEO do selo Good Boys Records; André Luiz, pesquisador e produtor musical; Roberto Azevedo, jornalista, editor chefe do portal Super Gospel e relações públicas de artistas gospel; o rapper Dj Alpiste; Salisa Barbosa, personal stylist (inclusive de cantores evangélicos); Chad Horton, co-fundador do Rapzilla, portal norte-americano especializado em rap cristão, e diretor de marketing da distribuidora Syntax; e Josh Niemyjski, CEO do selo independente Illect Records.
A primeira edição de “A Indústria da Música Gospel” é patrocinada pelo PHS SAMARITANO SAÚDE. Os 400 exemplares serão numerados. O livro pode ser adquirido diretamente com o autor via e-mail: [email protected]. Nas próximas semanas estará disponível na Amazon.
Ficha técnica
ISBN: 978-85-366-5429-4
Páginas: 108
Formato: 14x21
Preço - Impresso: R$ 27,00
Sobre o autor:
Adailton Moura é jornalista. Residente em Campinas, no interior de SP, ele escreve atualmente para o RAPresentando, Gospel Beat e TVOVR CREATIVE. E colabora com o Sounds and Colours.
Páginas do autor:
Site: bit.ly/tvovr
Twitter: twitter.com/_adailtonmoura
Instagram: instagram.com/_adailtonmoura
E-mail: [email protected]
Ouças as músicas e saiba mais sobre:
Veja também no Super Gospel:
- Lil Geeh lança o single “Candelabro”: um grito poético por consciência, fé e reconexão
- Rafael Caff e Lucena lançam o single “Riqueza”, um TRAP SOUL com mensagem de fé e propósito
- Leandro Soares lança “Não É o Fim da História” Uma canção carregada de esperança e fé
- MK Kalixto e Dany Groove lançam “A Missão de Uma Mãe Atípica”, um grito de fé e resistência para o dia das mães
Comentários
Para comentar, é preciso estar logado.
Faça seu Login ou Cadastre-se
Se preferir você pode Entrar com Facebook