Notícias

Música cristã ganha Dicionário em portal digital

Redação em 19/12/22 40 visualizações
Música cristã ganha Dicionário em portal digital

Com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, a Biblioteca Nacional sedia lançamento do Dicionário de Música Popular Brasileira Cristã da produtora cultural Chris Nascimento

A tarde de segunda, 12 de dezembro foi marcante, quando cantores e artistas da música cristã - gospel e católica, além de autoridades da sociedade civil, representantes do mundo político entre os muitos convidados, compareceram para a apresentação oficial do Dicionário de Música Popular Brasileira Cristã - DMPBC intitulado “Dicionário Gennesis”, um projeto que conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Lançado no o auditório Machado de Assis, nas dependências da Biblioteca Nacional, esse grande evento foi enriquecido com apresentações musicais na área externa, no jardim da Biblioteca. O evento foi marcado pelo clima de grande emoção e muita expectativa pelos seletos convidados e mídias presentes: tudo isso por conta da palavra da CEO da CN Filmes e Produções Artísticas, a produtora e idealizadora do Dicionário Gennesis, Chris Nascimento que compartilhou um pouco de sua trajetória de muita determinação e luta. Pernambucana, radicada no Rio de Janeiro, Chris Nascimento vem construindo sua trajetória profissional na área cultural e a Biblioteca Nacional e a Academia Brasileira foram fundamentais nessa jornada.

Criado neste ano de 2022, o Dicionário da Música Popular Brasileira Cristã, foi a forma encontrada pela produtora para dar a sua contribuição para as próximas gerações na produção cultural, na economia criativa e na escala produtiva da música, trazendo para o cenário um portal digital que possibilita catalogar, registrar, fomentar e preservar a história artística de cantores cristãos, nos segmentos gospel e católico.

A ideia da criação do Dicionário Gennesis é um presente de Deus em resposta as minhas orações, dando a certeza de que estou cumprindo o propósito do meu chamado fazendo com que o nome dele seja reconhecido e glorificado através da arte” declarou Chris Nascimento a CEO da CN Filmes e Produções Artísticas e idealizadora desse majestoso projeto cultural que agora temos a honrar de conhecer!

A presença do Presidente da Biblioteca Nacional atestou a importância do lançamento, pois mostra definitivamente a relevância da música cristã no cenário popular brasileiro: Quero parabenizar a criação do Dicionário e dizer que o momento é muito importante para a casa. Porque estamos trazendo um tema presente para a cultura e para a Biblioteca Nacional. Me sinto orgulhoso e agradecido por este ter sido trazido para nós. A relação da música com a Biblioteca é emocionante e permanente. Lidar com a cultura é algo muito além de nós, assim como este local o qual estamos hoje” ressaltou o Presidente da Biblioteca Nacional, Luiz Carlos Ramiro Júnior. O evento contou também com a presença do presidente da Ordem dos Músicos do Rio de Janeiro – OMBR, Sr. Celso Santhana, do Conselheiro Gilsinho de Oliveira, conhecido como Gilsinho Trumpete, do representante da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Sr. André Couto Miranda, o Gestor da Biblioteca Parque Estadual. Também presente, o Gestor da Biblioteca Parque Estadual André Miranda garantiu: “São projetos com esses que dão o tom da diversidade musical que temos em nossa sociedade, e a música cristã, que representa mais da metade da nossa sociedade, merece esse canal de destaque”.

Nessa primeira etapa de implantação, o dicionário contou com profissionais altamente comprometidos com a realização do projeto: a Curadoria Musical de Lincoln Lyra, a Coordenação Técnica de Júlio Castro, a Assessoria de Imprensa de Sandro Genaro e as bibliotecárias Keylla Ferreira e Thalya Gonçalves e a produção de Rosi Duarte.

 

Sobre o Dicionário

O Dicionário de Música Popular Brasileira Cristã - DMPBC intitulado DICIONÁRIO GENNESIS, criado em 2022 com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2, tem a missão de ser totalmente dedicado à música brasileira cristã e seus artistas, por reconhecer sua fundamental relevância diante da indústria musical e da cultura brasileira.

Este conteúdo visa potencializar e oportunizar espaço para divulgação de produções de música cristã em suas variadas categorias: gospel, católica popular, cristã contemporânea, octoeco ou canto gregoriano. O dicionário de Música Popular Brasileira Cristã GENNESIS oferece recursos que permitem documentar, registrar, divulgar e preservar verbetes que validem o significado de determinada obra musical já existente.

O Dicionário está em fase de cadastramento dos verbetes e a equipe de produção deixa aqui o convite aos artistas cristãos para que nos enviem seu material e venham fazer parte do primeiro dicionário dedicado 100% a musica cristã brasileira e aos artistas como forma de reconhecimento do seu trabalho.

Fica o convite aos músicos cristãos: Façam parte do Dicionário que tem como foco a música cristã e os seus artistas!

 

 

Para mais informações e contatos:

[email protected]

@diconario.gennesis

Site: www.dicionariompbc.com.br

 

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook