Notícias

Conversamos com Maressa Kowalski que contou detalhes sobre seu primeiro cd solo - Vida

Roberto Azevedo em 26/06/11 4496 visualizações
A cantora Maressa Kowalski lançou o seu primeiro disco solo, intitulado Vida. A cantora é casada com o pianista Anderson Braga que já tocou com Trazendo a Arca, Ludmila Ferber, Chris Duran e Davi Sacer, entre outros.

Anderson assina os piano, teclados e arranjos do cd junto com o renomado produtor Robertinho do Recife que produziu e dirigiu musicalmente o trabalho. Ele é considerado um dos melhores produtores musicais do meio secular.

O disco, que foi produzido no estúdio do Robertinho no Rio de Janeiro, mostra a singularidade da voz da Maressa. Seu timbre grave e diferente faz com que sua interpretação seja autêntica e suave.

O projeto traz uma nova concepção no que diz respeito a sua maneira clara e acessível de falar do amor de Deus para as pessoas que ainda não o conhecem. As letras das canções evitam clichês que só os cristãos possam compreender dando lugar a um vocabulário comum para as pessoas de fora da igreja, trazendo uma mensagem de vida e fé para vencer os desafios do dia a dia.

A música "Viver Intensamente" já desponta como primeiro single do cd e já tem sido muito bem aceita não só no Brasil como também nos EUA onde Maressa lançou o cd e fez sua primeira turnê internacional.

Confira abaixo nossa entrevista exclusiva.

Supergospel - Maressa, como foi o seu início no ministério de música e ministração de louvor?

O início do meu ministério foi na igreja, meus pais são pastores da Igreja do Evangelho Quadrangular em Porto Alegre e eu cresci no meio de músicos. Mas diferentemente da maioria dos cantores gospel eu só comecei mesmo a cantar com 17 anos de idade.

Sempre gostei de cantar, mas não imaginava que um dia poderia levar isso tão a sério. A gravação de um CD foi a conseqüência de tudo o que ocorreu no meu ministério, e chamado na área da música.

Supergospel - O que mais te marcou durante a gravação do seu primeiro álbum ?

O que mais me marcou durante a gravação do meu primeiro álbum foi a maneira como Deus abriu as portas para eu gravar em um dos melhores estúdios do RJ com um dos melhores produtores do Brasil, e com excelentes músicos.

Aos meus olhos parecia impossível contar com a participação dos melhores profissionais no meu primeiro álbum. Mas Deus proveu tudo desde o início, até mesmo com um patrocinador que eu nem esperava, que investiu recursos no processo da gravação.

Supergospel - Em que consiste o repertório de “Vida”? Qual a vertente? Quais os estilos?

O repertório do álbum Vida consiste em letras que falam do amor de Deus principalmente para pessoas que não conhecem a Deus ainda. O Objetivo desse primeiro CD é levar uma mensagem direta falando do amor de Deus para as pessoas de fora da igreja.

Neste trabalho nós evitamos clichês gospel onde só as pessoas da igreja entendam. O estilo musical é pop com referências a surf music que eu gosto muito.

Supergospel - Como foi o processo de escolha das canções?

A princípio nosso objetivo era escolher canções de outros compositores, mas nenhuma música encaixava no estilo que queríamos. A partir dai eu e meu esposo, Anderson Braga, começamos a compor algumas músicas e o meu produtor Robertinho do Recife adorou as letras e músicas e foi incluindo no repertório.

No fim das escolhas acabou ficando 80% do CD com composições minhas e de Anderson Braga. Temos ainda uma composição do Pr Silvério Perez e uma regravação do cantor Samuel Barbosa.

Supergospel – O disco foi produzido pelo seu esposo, Anderson Braga junto com o competente Robertinho do Recife. Quais os prós e os contras de ser produzido pelo marido?

Na verdade o disco foi produzido pelo Robertinho do Recife no estúdio dele. O Anderson fez os arranjos junto com o Robertinho e gravou todos os pianos do CD. Essa idéia de chamar o Robertinho para produzir foi minha e no final ficamos muito felizes com o resultado, afinal é sempre bom ter uma pessoa profissional com o olhar de fora trazendo idéias novas e criticas também.

O outro motivo pelo qual queria que o Robertinho produzisse foi porque queríamos fugir da regra de que toda cantora que tem o esposo músico, tem que ser produzida por ele. (rs) No mercado secular, por exemplo, isso não acontece.

Supergospel - Você pretende investir na produção de vídeo clipes? Como você enxerga essa ferramenta dentro do seu ministério?

No momento não posso dar muitas novidades, mas estamos fechando uma parceria incrível que envolve videoclipe também. Mas em breve vou poder anunciar, aguardem. (RS) Hoje em dia a divulgação pela internet é fundamental para todos os artistas em geral.

Supergospel – Como esta sendo a repercussão do primeiro single, "Viver Intensamente"?

O primeiro single, "Viver Intensamente", tem sido muito bem aceito pelas pessoas e principalmente por uma galera que não é evangélica, mas tem recebido muito bem a música.

Já recebi mensagens de jovens que não são evangélicos, mas que se identificaram muito com a canção e foram muito tocados ao ouvi-la. Isso me alegra, pois o propósito do CD tem sido alcançado.

Supergospel – Se você tivesse que escolher um conselho para dar aos ministros de louvor, que conselho você daria?

O conselho musical que eu dou as músicos é : Que estudem e desenvolvam mais o talento. As vezes me decepciono com os músicos gospel pelo fato de não se dedicarem a técnica musical.

Hoje em dia existem diversas vídeo aulas no youtube, artigos, matérias para os músicos se especializarem. Inclusive o meu esposo, Anderson Braga, tem escrito uma série de 7 artigos com dicas para músicos de ministério de louvor aqui no Supergospel.

Supergospel – Como foi a experiência da sua turnê nos EUA?

A experiência de ter estado ministrando em muitas Igrejas nos E.U.A foi muito gratificante, a aceitação do disco foi incrível, inclusive pelo fato do CD ter uma canção em inglês.

Lá tivemos a oportunidade de divulgar o álbum em vários programas de rádio e televisão para o publico brasileiro, espano, e americano também. O interessante é que o lançamento do CD foi feito primeiro nos E.U.A e depois no Brasil.

Supergospel - Maressa, poderia deixar um recado pros nossos leitores?

O recado que deixo para os leitores é: Deus nos deu vida em abundância para que a gente viva intensamente. Viver intensamente é viver no presente sem a culpa do passado e sem o medo do futuro.

É fazer tudo da melhor maneira possível como se hoje fosse o último dia. Precisamos aprender diariamente a viver intensamente.

Contatos e Convites:
Telefones: (21) 2441 0935 / (21) 8102 0061
[email protected]
www.maressakowalski.blog.com

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook